Pular navegação

Qual a diferença entre o Pix e outros meios de pagamento?

Para decidir qual a melhor opção para suas necessidades, veja um comparativo entre o Pix e TED, boleto, cartão de débito e crédito.

Pix diferença para outros meios de pagamento: imagem de uma carteira de onde sai uma nota de 100 reais. a nota vai voando em direção a um planeta.

Com a chegada do Pix, em novembro de 2020, as pessoas – físicas e jurídicas – passaram a ter mais uma opção para enviar e receber O meio de pagamento instantâneo se popularizou no país, e é o mais utilizado pelos brasileiros atualmente, segundo dados do Banco Central.

Se você ainda tem dúvida sobre qual meio de pagamento usar na hora de fazer uma compra, confira abaixo uma comparação entre o Pix e outros meios de pagamento que já existem hoje – como TED, boleto, cartão de débito e crédito.


Lembrando que, a partir do dia 29 de fevereiro de 2024, todos os bancos deixarão de oferecer transferências via DOC (Documento de Ordem Bancárias). Qual a diferença entre o Pix e outros meios de pagamento?

Pix x TED

PixTED
Para quem envia dinheiroÉ preciso apenas de uma chave do recebedor (que pode ser o CPF, número do celular ou email) ou ler o QR codeNecessário conhecer e digitar os dados do recebedor, como banco, número da agência e da conta e CPF ou CNPJ
Para quem recebeO dinheiro cai na conta em poucos segundosQuando feito dentro do horário, o dinheiro cai no mesmo dia
DisponibilidadeQualquer dia e horárioSomente em dias úteis, geralmente entre 6h e 17h30
UsoEm geral, não há um limite máximo de valores para fazer um Pix. Mas você pode estabelecer o quanto deseja gastar por diaPermite transferências maiores do que R$ 5 mil
NotificaçãoPagador e recebedor são notificados sobre a transação (mesmo quando ocorre algum problema)Não há notificação quando a transferência é feita

Pix x boleto

PixBoleto
Para quem envia dinheiroPode pagar usando o QR code do recebedorPaga fazendo leitura do/ digitando o código de barras
Para quem recebeDinheiro disponível na conta em poucos segundosDinheiro disponível somente no dia útil seguinte após o boleto ser pago. Pode demorar até 3 dias úteis para ser compensado
DisponibilidadeQualquer dia e horárioSomente em dias úteis
UsoGerar QR code para aceitar Pix é simplesEmissão do boleto tem regras mais complexas
NotificaçãoPagador e recebedor são avisados sobre a transaçãoNão há aviso quando a transação é feita

Pix x cartão de débito e crédito

PixCartão de débitoCartão de crédito
Para quem pagaTodas as transações podem ser feitas pelo celularPagamento depende do cartão de débito – mas pode ser usado o cartão virtual para compras onlineExiste um crédito específico para o uso do cartão (o limite). Lembrando que é necessário pagar a fatura até a data de vencimento. O cartão virtual pode ser usado para compras online.
Para quem recebeDinheiro disponível na conta em poucos segundosDinheiro fica disponível, em média, dois dias depois do pagamentoDinheiro fica disponível, em média, 28 dias depois do pagamento
UsoNão há necessidade de nenhum aparelho extraRecebedor deve ter ou alugar maquininha ou aparelho parecidoRecebedor deve ter ou alugar maquininha ou aparelho parecido
Arraste para o lado para visualizar a tabela completa.

Fim do DOC: por que esse meio de transferência vai acabar?

Há algum tempo, o DOC já estava perdendo espaço entre as opções de transferências, de acordo com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), com base em dados do Banco Central. A situação se agravou com o lançamento do Pix.

O número de transações via DOC somou 59 milhões em 2022 – apenas 0,09% do total de operações bancárias feitas no ano (63,062 bilhões).

Esse meio de transferência ficou atrás dos cheques (202,8 milhões), TED (1,01 bilhão), boleto (4 bilhões), cartão de débito (15,6 bilhões), cartão de crédito (18,2 bilhões) e do Pix, que somou 24 bilhões de operações em 2022.

As instituições bancárias podem oferecer o serviço de emissão e agendamento do DOC até o dia 15 de janeiro de 2024, às 22h, tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas (empresas). 

Fique atento, pois a data máxima de agendamento de um DOC é dia 29 de fevereiro, quando o sistema se encerra definitivamente. 

Leia mais: Fim do DOC e da TED? Qual o destino das operações bancárias que perderam espaço para o Pix?

E agora, como decidir qual a melhor opção?

Depende! Vale analisar cada caso para entender qual a melhor opção para a sua necessidade. Mas, de forma geral:

  • Para transferências: o Pix é a opção mais rápida, prática e, em alguns casos, mais barata – já que o usuário não vai pagar nada para usá-lo;
  • Para pagamentos à vista: No boleto ou no débito, a pessoa vai precisar ter dinheiro na conta para efetuar a transação, por isso vale analisar outros aspectos. Também é possível utilizar o Pix no crédito, caso o estabelecimento só aceite Pix como pagamento ou ofereça descontos;
  • Para pagamentos no crédito: neste caso, a única opção é o cartão de crédito, que oferece um limite para o cliente usar e depois pagar.

Leia também:

Pix Copia e Cola: o que é e como usar para fazer e receber pagamentos

TED, DOC e Pix: qual é a diferença?

Pix internacional: o que já se sabe sobre o sistema mundial de pagamentos instantâneos

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.