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Quais são as regras para pagamento de boleto?

Confira as medidas de segurança do Banco Central na hora de pagar boleto.

Veja as novas regras para pagamento de boletos. Ilustração de um celular, com uma nota de cem reais na tela e uma mão com dedo indicador em cima da tela.

Desde outubro de 2021, após o Banco Central publicar a resolução Nº 142, com medidas de segurança contra fraudes e golpes financeiros, as instituições foram obrigadas a estabelecer regras de limite e horários para pagamento de boletos e no débito, e também para transferências via Pix e TED

O limite para pagamentos de boletos (via Pix e TED) passou a ser de R$ 1 mil para transações entre 20h e 6h. 

O limite de horário para pagamento de boletos é para todo mundo?

Não. As medidas de segurança do Banco Central são válidas somente para transações entre Pessoas Físicas. 

Vale lembrar que o prazo para que um boleto seja compensado depois do pagamento é de até um dia útil.

Entenda: Pagamento de boleto: como fazer e por que demora um dia útil?

Quero pagar boletos acima de R$ 1 mil, e agora?

Para você conseguir pagar boletos com valores acima de R$ 1 mil, entre 20h e 6h, é preciso entrar em contato com a instituição financeira, por meio de seus canais de atendimento, e fazer a solicitação.

Esse processo pode levar de 24h a 48h para ser realizado. Essa medida de segurança adotada pelo Banco Central tem o objetivo de diminuir fraudes. 

Fim do DOC: até quando será possível usar esse meio de transferência?

Há algum tempo, o DOC (Documento de Ordem de Crédito)  já estava perdendo espaço entre as opções de transferências, de acordo com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos). A situação se agravou com o lançamento do Pix e, em fevereiro de 2024, o meio de transferência deixará de existir.

As instituições bancárias podem oferecer o serviço de emissão e agendamento do DOC até o dia 15 de janeiro de 2024, às 22h, tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas (empresas). 

Fique atento, pois a data máxima de agendamento de um DOC é dia 29 de fevereiro, quando o sistema se encerra definitivamente. 

Leia mais: Fim do DOC e da TED? Qual o destino das operações bancárias que perderam espaço para o Pix?

Como usar o Buscador de Boletos, o DDA do Nubank?

O Buscador de Boletos do Nubank é como a gente chama a função Débito Direto Autorizado (DDA). Com ele, você será notificado toda vez que um novo boleto for emitido no seu nome e, em poucos cliques, poderá agendar ou realizar o seu pagamento.

Após ativar o Buscador de Boletos do Nubank, todos os boletos bancários emitidos em seu CPF ou CNPJ estarão organizados no Assistente de Pagamentos do aplicativo. Por lá, você consegue visualizar e acompanhar seus boletos em um único lugar. Além disso, o Nubank te avisa toda vez que um novo boleto for emitido para você.

Para pagar ou agendar o pagamento de um boleto, você só precisa acessar o Buscador de Boletos no seu aplicativo, localizado na área do Assistente de Pagamentos do Nubank, e concluir a transação.

O que é o Assistente de Pagamentos do Nubank?

O Assistente de pagamentos do Nubank gerencia suas contas em um só lugar. Esse assistente virtual paga contas que estão programadas – sejam elas por boleto, débito automático ou Pix. Ele te lembra de datas de vencimento, avisa quando boletos são cadastrados no seu CPF e te conta quais pendências já foram pagas ou ainda estão em aberto. Com o Assistente de pagamentos, você também pode cadastrar seus compromissos financeiros de maneira rápida e descomplicada, e assim não precisa mais se preocupar em perder prazos.

O que é o Assistente de Pagamentos do Nubank? Conheça tudo sobre a ferramenta de gestão de contas do app

https://www.youtube.com/watch?v=DQY93amM3TA

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Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

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