Pular navegação

Qual a diferença entre bloqueio e cancelamento do cartão do Nubank?

Bloquear e cancelar o cartão do Nu não são a mesma coisa. Entenda a diferença e saiba quando esses casos podem acontecer.
Imagem padrão

O Nubank nasceu para descomplicar o dia a dia das pessoas e ajudá-las a ter uma relação mais saudável com o dinheiro. Oferecemos produtos e serviços simples de usar e que podem ser controlados pelo aplicativo, como é o caso do nosso cartão. Mas sabemos que imprevistos podem acontecer e que talvez você precise bloquear ou até mesmo cancelar o seu cartão do Nubank.

Também existe a possibilidade de tanto o bloqueio como o cancelamento serem feitos pelo próprio Nubank, a depender do caso. Abaixo, entenda a diferença entre o bloqueio e o cancelamento do cartão e saiba quando isso pode ocorrer.

Bloqueio e cancelamento do cartão Nubank: qual a diferença? 

Bloqueio e cancelamento do cartão não são a mesma coisa.

Quando o bloqueio é feito por você ou pelo Nubank (por questões de segurança), existe a possibilidade de desbloqueá-lo e voltar a usar o cartão normalmente. Ou seja, o bloqueio é algo temporário e o mesmo cartão ainda pode voltar a ser utilizado.

No caso do cancelamento feito pelo cliente, não há mais possibilidade de ter o cartão de volta. Portanto o cancelamento do cartão Nubank é irreversível.Se o cancelamento for feito por causa de perda, roubo ou dano no cartão, o Nubank emite uma nova via para você.

O cancelamento do cartão também pode ser realizado pelo próprio Nu, mediante comunicação por e-mail (aí depende de cada situação especificamente).

O Nubank pode bloquear o meu cartão? 

Sim, nós bloqueamos cartões com o objetivo de proteger os nossos clientes. Nossas Defesas Inteligentes alertam quando uma transação de risco é realizada, como no caso de compras em sites suspeitos ou que tenham um valor fora do padrão que o cliente costuma gastar. 

Por exemplo, se as suas operações geralmente não ultrapassam os R$ 1 mil e houver uma tentativa de compra no valor de R$ 15 mil, seremos avisados e o bloqueio preventivo pode acontecer.

Se isso ocorrer, uma tela irá aparecer no seu aplicativo perguntando se você reconhece as últimas compras. Caso a resposta seja SIM, basta selecionar essa opção e seu cartão será desbloqueado na mesma hora.

Mas se você não reconhecer as últimas transações, clique em NÃO. Assim, você será direcionado para o chat, onde um de nossos atendentes vai analisar a situação. Se for comprovado que não é o cliente que está realizando a compra, o cartão será cancelado (você não irá sair no prejuízo e emitiremos uma nova via).

Se a transação suspeita ocorrer no cartão virtual, é possível apagá-lo no próprio aplicativo e gerar um novo. 

Lembre-se de que é possível criar cartões virtuais que expiram automaticamente depois de 24 horas. Assim, você não precisa se preocupar em bloqueá-lo ou excluí-lo de sites não tão confiáveis ou daqueles em que fará apenas uma compra específica (sem ser recorrente).

Em caso de dívidas não pagas, também pode haver o bloqueio judicial. Ele acontece quando há a determinação do bloqueio de bens e valores que existem na conta bancária de uma pessoa, e se dá por meio de um processo judicial

Mas vale dizer que, antes que o bloqueio da conta do Nubank seja realizado, o devedor recebe uma notificação para resolver sua inadimplência e, caso isso não ocorra, é feito um levantamento dos seus bens e dos valores em sua conta para que possam ser penhorados com o intuito de abater a dívida.

Saiba mais aqui: Bloqueio judicial: o que é e como evitar?

E se eu mesmo quiser bloquear meu cartão do Nubank? 

Você pode bloquear o seu cartão de crédito ou débito caso tenha feito uma compra em um site duvidoso ou esteja em algum evento público, por exemplo, e queira evitar fraude.

Se você precisar bloquear o seu cartão ou prefere mantê-lo assim quando não estiver usando, é possível fazer isso diretamente pelo app. Você pode bloquear tanto o cartão físico quanto o virtual. Confira abaixo como fazer isso:

Como bloquear um cartão virtual do Nubank?

  • Na tela inicial do aplicativo, basta clicar em “Meus cartões”;
  • Toque no cartão virtual que deseja bloquear;
  • Insira sua senha de 4 dígitos;
  • Depois, toque em “Bloquear” e, novamente em “Bloquear”;
  • Digite sua senha de 4 dígitos e pronto!
https://www.youtube.com/watch?v=8Weh-K22tLA

Como bloquear o cartão físico do Nubank?

  • Na tela inicial do app, toque em "Meus cartões";
  • Toque no campo de cartão físico;
  • Insira sua senha de 4 dígitos;
  • Depois, toque em “Bloquear” e, novamente em “Bloquear”;
  • Digite sua senha de 4 dígitos e pronto!

Para desbloquear, é só seguir o mesmo caminho, porém, clicando na opção “Desbloquear”. 

Posso cancelar o cartão do Nubank?

O cancelamento do cartão Nubank só pode ser feito caso você entre em contato com o nosso time de atendimento, por meio de um de nossos canais oficiais.

Lembrando que esse processo é irreversível. Ou seja, se você optar por não ter mais o nosso cartão de crédito, ele será cancelado e você não poderá voltar a tê-lo.

Por que meu cartão Nubank foi cancelado?

Nenhum cancelamento do cartão Nubank é feito de forma automática. Tratamos cada situação individualmente e com o máximo de transparência possível, comunicando o cliente com antecedência, como está previsto em nosso contrato.

Quando o usuário atrasa o pagamento da fatura por um longo período, o cartão de crédito pode ser cancelado. Porém, faremos de tudo para te ajudar a quitar esse débito da melhor maneira. Mas não se preocupe: o contato é feito diversas vezes antes de tomarmos qualquer decisão.

Leia também: 

Meus limites Nubank: saiba como consultar no app

Posso ter dois cartões Nubank? Descubra quando isso é possível

Tipos de cartão Nubank: confira as opções que temos para você

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.