Pular navegação

BDR Nubank: como funciona esse investimento do Nu?

Clientes do Nubank podem comprar e vender ativos na Bolsa de Valores diretamente pelo aplicativo. Uma das opções de investimento é o BDR. Saiba como comprar e vender pelo app do Nu.

Sentado em uma mesa de madeira um homem branco está lendo alguns papéis enquanto aponta com a caneta para o documento, ao seu lado esquerdo uma mulher branca com a mão esquerda em cima de um caderno observa o que ele está mostrado, a sua frente um notebook, um copo com liquido roxo dentro e uma xícara pequena.

O Nubank nasceu para descomplicar o dia a dia das pessoas, principalmente quando o assunto é dinheiro. E a missão de acabar com a complexidade do sistema financeiro também inclui o mundo dos investimentos.

Pensando nisso, nossos clientes podem comprar e vender ações, BDRs e ETFs diretamente pelo app do Nu. Abaixo, saiba mais informações sobre a opção de BDR. 

O que é BDR?

BDR é a sigla para Brazilian Depositary Receipt, um certificado de depósito emitido e negociado no Brasil que representa ações de empresas listadas em Bolsas de outros países – como a NASDAQ e a NYSE, dos Estados Unidos.

Sendo assim, brasileiros podem investir de forma simples em companhias negociadas em Bolsas internacionais, sem a necessidade de abrir conta em corretora estrangeira nem de enfrentar a complexidade de investimentos internacionais.

Mas não confunda: os BDRs não são investimentos no exterior. Eles apenas acompanham a variação das empresas estrangeiras. É por isso que, ao investir em um BDR, você não vai se tornar sócio da empresa estrangeira, como acontece quando compra uma ação aqui no Brasil.  Os BDRs representam frações de ações de empresas.

Existem dois tipos de BDRs: os não patrocinados e os patrocinados. Essa classificação varia de acordo com a forma como esses títulos são trazidos para serem negociados no Brasil. Entenda a diferença abaixo.

BRDs Não Patrocinados Nível I

Os BDRs Não Patrocinados Nível I (BDR NP) são chamados assim porque a emissão dos títulos acontece sem a participação direta da empresa emissora das ações, ou seja, a própria instituição depositária é a responsável pelo lançamento dos certificados. A maioria dos BDRs disponíveis hoje na B3 são Não Patrocinados.

BRDs Patrocinados (Nível I, II e III)

Já os BDRs Patrocinados recebem esse nome porque a empresa emissora das ações no exterior participa diretamente do lançamento dos títulos, contratando uma instituição depositária no Brasil para emitir os BDRs.

Leia mais detalhes: BDR: o que é e como funciona esse tipo de investimento?

Como investir em BDR pelo app do Nubank?

Na experiência de investimentos do app Nu, é possível investir em BDRs e em diversos outros ativos de Renda Variável e Fixa disponíveis na Bolsa de Valores atualmente. 

Como comprar um BDR no Nubank?

  • Na tela inicial do aplicativo, toque no símbolo de cifrão ($), localizado na parte de baixo;
  • Depois, toque em "Investimentos";
  • Você será direcionado ao teste de perfil de investidor. Clique em “continuar” e responda às perguntas das próximas telas;
  • Ao chegar no resultado, clique em “Começar a investir”;
  • Vá em Bolsa de Valores;
  • Selecione o BDR da empresa da qual você deseja comprar BDRs;
  • Clique em “Comprar” – você consegue fazer isso das 10h às 17h em dias úteis;
  • Insira o valor que você deseja investir e finalize o fluxo digitando a sua senha de 4 dígitos;
  • O app irá procurar o melhor valor de compra no mercado para o momento e comprar a quantidade de ativos disponíveis dentro do valor que você aplicou.

O prazo para sua negociação ser concluída pela Bolsa após a execução da ordem é de dois dias úteis, tanto na compra quanto na venda. Você pode acompanhar o andamento diretamente pelo app.

Como vender um BDR no Nubank?

  • Na tela inicial do app, toque no símbolo de cifrão ($);
  • Clique em “Investimentos”;
  • Vá em “Bolsa de Valores”;
  • Em “Seus ativos”, escolha qual ativo que deseja vender;
  • Em seguida, clique em “Vender”;
  • Informe a quantidade de ações que deseja vender e clique no botão “Vender”;
  • Confira as informações na tela de “Pedido de venda” e clique mais uma vez em “Vender”;
  • Para concluir a solicitação, digite a senha de 4 dígitos.

Como acompanhar o rendimento do BDR?

Você pode acompanhar todos os seus investimentos diretamente pelo app do Nubank. É só fazer assim:

  • Toque na área de “Investimentos”;
  • Em seguida escolha a opção “Bolsa de Valores”;
  • Depois, vá em “Seus ativos”;

Pronto! Ao clicar nesta última opção, você conseguirá visualizar os investimentos e informações como quantidade, valor aplicado e rendimentos. 

É importante ter em mente que investir na Bolsa de Valores envolve riscos. Saber seu perfil de investidor e estudar bem os riscos e oportunidades é fundamental antes de fazer uma escolha de investimento.

Não existe um valor mínimo para investir em BDRs. Ou seja, o valor que você vai investir depende do tipo de ação e da quantidade. Existem BDRs que valem pouco mais de R$ 50, por exemplo.

Como funciona o BDR do próprio Nubank?

O Nubank entrou na Bolsa de Valores em dezembro de 2021. Naquele momento, o programa de BDRs no Brasil (B3), a categoria era BDRs Nível III. No entanto, a categoria dos papéis (BDRs) que são negociados na Bolsa de Valores daqui, a B3, mudou: eles deixaram de ser BDRs Nível III e se tornaram BDRs Nível I Não Patrocinados.

Antes, o código (ticker) do Nubank na Bolsa de Valores brasileira era NUBR33. Agora, com a mudança de categoria, ele passou a ser ROXO34.

Quem quiser comprar ou vender BDRs do próprio Nubank também pode fazer isso pelo app. Basta seguir o mesmo passo a passo anterior e buscar por ROXO34.

Ações do Nubank: o que são, como negociar e como checar o valor

https://www.youtube.com/watch?v=TmylgeB7sNE

Leia também:

Como declarar BDRs do Nubank no Imposto de Renda?

Investimentos no exterior: conheça os mitos e verdades

Como monitorar os ganhos com dividendos e outros proventos de ações no aplicativo do Nubank?

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.