Pular navegação

O que abre no 7 de setembro?

No feriado do Dia da Independência do Brasil, o funcionamento de bancos e o atendimento de serviços públicos ocorrem em horários diferentes. Confira o que abre no 7 de setembro.

Ilustração de um calendário, com as datas para considerar no orçamento. As marcações estão em roxo e lilás.

Na próxima quinta-feira, 7 de setembro de 2023, é celebrado o Dia da Independência do Brasil. O feriado é comemorada em todo o território nacional e, portanto, influencia o funcionamento de serviços públicos e atendimento bancário. Mas, afinal, o que abre no 7 de setembro?

Por se tratar de um feriado nacional, as agências bancárias não irão funcionar, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Os serviços de atendimento ao público do INSS, dos Correiros e da Receita Federal também não funcionam no feriado, assim como a Bolsa de Valores.

Se você precisa pagar alguma conta, pode fazer isso antes da data ou utilizando o Pix, que funciona normalmente no feriado. Agora, se a sua conta vencer justamente no feriado, a data de vencimento passa a ser, automaticamente, o próximo dia útil. Mas fique atento: essa regra não se aplica a boletos de tributos ou impostos. 

Abaixo, confira como ficam os serviços.

Os bancos abrem no feriado de 7 de setembro?

Não. Na quinta-feira, feriado de 7 de setembro, as agências permanecem fechadas, e voltam a funcionar na sexta-feira, dia 8. As áreas de autoatendimento seguirão disponíveis normalmente, assim como os canais digitais e internet banking.

Ou seja, se você precisar resolver algo na agência física de sua instituição bancária, deve se programar para ir em outro dia – ou verificar a possibilidade de resolver seu problema pelo aplicativo ou site.

Como ficam as transferências no feriado?

Se você precisar realizar alguma transferência durante o feriado, o Pix pode ser uma boa alternativa. As TEDs podem ser agendadas, mas só serão efetivadas no próximo dia útil. Já o Pix fica disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana, incluindo feriados.

Leia também: Saiba tudo sobre pagamentos e transferências pelo Pix

Como realizar pagamentos no feriado?

Ao efetuar um pagamento via boleto no feriado, vale lembrar que a operação será agendada para o próximo dia útil. Se o feriado cair na sexta-feira, o próximo dia útil é só no dia 10 de setembro, segunda-feira.

Importante: boletos podem levar até um dia útil para serem compensados. 

Minha conta vence no feriado. O que eu faço?

Quando um vencimento de boleto cai em um fim de semana ou feriado, a data de pagamento passa a ser automaticamente o próximo dia útil. 

Se você tem uma conta que sempre vence no mesmo dia, pode valer a pena antecipar para não ter problemas ao fazer o pagamento por aplicativo ou internet banking. No caso de boletos de tributos e impostos, o ideal é que o pagamento seja feito com antecedência.

Leia também: Como pagar e parcelar boletos com o cartão de crédito do Nubank?

O Nubank funciona no feriado?

O Nubank é uma instituição financeira 100% digital e, por isso, quase todos os nossos serviços operam durante feriados. Se quiser quitar a fatura do seu cartão de crédito utilizando a conta do Nubank, o pagamento é reconhecido na hora. Caso você precise realizar uma transferência, pode usar o Pix como alternativa: ele vai continuar funcionando normalmente, a qualquer dia e horário.

Mas, assim como outras instituições financeiras, alguns serviços do Nubank não funcionam no feriado. É o caso de transferências via TED, resgate de investimentos para renda fixa, variável, fundos (incluindo Nu Reserva Imediata) e resgate das Caixinhas com RDB resgate diário. Todos esses serviços não ocorrem no dia 7 de setembro, mas voltam a ser processados normalmente no dia seguinte.

No Nubank, você pode agendar pagamentos e TEDs no feriado para que as operações sejam concluídas no próximo dia útil. Os boletos com data de vencimento no feriado podem ser pagos sem encargos no dia 08 de setembro, com exceção de boletos de tributos ou impostos. Nestes casos, o ideal é agendar o pagamento com antecedência para não esquecer. 

O atendimento Nubank funciona no feriado?

Sim, o time de atendimento do Nubank funciona 24 horas por dia, sete dias por semana. Se você tiver algum problema, pode nos procurar a partir de um canal de atendimento oficial, como chat, app, e-mail e telefone.

A Bolsa de Valores abre no feriado?

A B3, a Bolsa de Valores brasileira, não abre no feriado de 07 de setembro. O pregão volta a acontecer normalmente no dia 08 de setembro.

Os Correios abrem no feriado?

As agências dos Correios não abrem no feriado de 07 de setembro. Na sexta-feira, 08 de setembro, o atendimento presencial funcionará normalmente. 

O INSS abre no feriado?

As agências do INSS não funcionam para atendimento ao público na quinta-feira, mas voltam a receber os contribuintes normalmente no dia 08 de setembro.

Durante o feriado, ainda será possível usar os serviços do app Meu INSS, disponível para Android e iOS, caso seja necessário. Pelo app, você pode pedir benefícios, consultar extratos e agendar atendimento presencial. 

As agências da Receita Federal abrem no feriado de 7 de setembro?

Não haverá expediente nas unidades da Receita Federal no dia 7 de setembro. O atendimento volta a funcionar na sexta-feira, 08 de setembro.

Conheça o Buscador de Boletos, o DDA do Nubank

O Buscador de Boletos do Nubank é como a gente chama a função Débito Direto Autorizado (DDA). Com ele, você será notificado toda vez que um novo boleto for emitido no seu nome e, em poucos cliques, poderá agendar ou realizar o seu pagamento.

Após ativar o Buscador de Boletos do Nubank, todos os boletos bancários emitidos em seu CPF ou CNPJ estarão organizados no Assistente de Pagamentos do aplicativo. Por lá, você consegue visualizar e acompanhar seus boletos em um único lugar. Além disso, o Nubank te avisa toda vez que um novo boleto for emitido para você.

Para pagar ou agendar o pagamento de um boleto, você só precisa acessar o Buscador de Boletos no seu aplicativo, localizado na área do Assistente de Pagamentos do Nubank, e concluir a transação.

O que é o Assistente de Pagamentos do Nubank?

O Assistente de pagamentos do Nubank gerencia suas contas em um só lugar. Esse assistente virtual paga contas que estão programadas – sejam elas por boleto, débito automático ou Pix. Ele te lembra de datas de vencimento, avisa quando boletos são cadastrados no seu CPF e te conta quais pendências já foram pagas ou ainda estão em aberto. Com o Assistente de pagamentos, você também pode cadastrar seus compromissos financeiros de maneira rápida e descomplicada, e assim não precisa mais se preocupar em perder prazos.

O que é o Assistente de Pagamentos do Nubank? Conheça tudo sobre a ferramenta de gestão de contas do app

https://www.youtube.com/watch?v=DQY93amM3TA

Leia mais:

Feriados 2023: todos para ficar de olho

Calendário da B3: todos os feriados da Bolsa de Valores em 2023

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.