Pular navegação

3 de junho é feriado bancário? Veja como pagar contas no Corpus Christi 2021

O Corpus Christi foi um dos feriados antecipados neste ano por governos estaduais e municipais para conter o avanço da pandemia. Veja como fica o expediente bancário e o pagamento de contas com vencimento para esta data.

Nesta quinta-feira, 3 de junho, é celebrado o Corpus Christi em todo território nacional. Em 2021, por conta da pandemia, alguns municípios anteciparam o recesso, mas o dia 3 continua sendo feriado bancário em todo o país.

O Banco Central (Bacen) e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) optaram por manter o feriado bancário em sua data original. Ou seja: não haverá expediente bancário no dia 3 de junho.

"Mas e se eu precisar pagar uma conta ou ir ao banco?"

Veja como ficam os serviços:

Agências bancárias abrem no feriado?

Não. As agências bancárias fecham na quinta-feira de Corpus Christi e voltam a funcionar na sexta-feira, dia 4. As áreas de autoatendimento seguirão disponíveis normalmente, assim como os canais digitais e internet banking.

Ou seja, se você precisar resolver algo na agência física de sua instituição bancária, é melhor se programar para ir em outro dia – ou descobrir se não é possível resolver seu problema pelo aplicativo ou site.

Transferências no feriado: como ficam?

Se você precisar realizar alguma transferência durante o feriado, o Pix pode ser uma boa escolha. Operações do tipo TED podem ser agendadas, mas só serão efetivadas no próximo dia útil. Já o Pix fica disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana, incluindo feriados.

Saiba mais detalhes sobre como fazer pagamentos e transferências pelo Pix aqui.

Dá para fazer pagamentos no feriado?

Ao efetuar um pagamento via boleto no feriado, a operação será agendada para o próximo dia útil, 4 de junho, que será considerado como data efetiva da operação. 

Vale lembrar que boletos podem levar até 3 dias úteis para serem compensados. Caso você tenha feito um pagamento para ser reconhecido na quinta-feira, a efetivação deverá acontecer na sexta-feira. 

Minha conta vence no feriado. Vou ter que pagar multa?

Quando um vencimento de boleto cai em um fim de semana ou feriado, a data de pagamento costuma ser automaticamente ajustada para o próximo dia útil. 

De acordo com a Febraban, contas de consumo (como água, energia e telefone) e boletos que vencem no dia 3 de junho poderão ser pagos no dia 4, sexta-feira, sem acréscimo de multa e juros.

Se você tem uma conta que sempre vence no mesmo dia (parcelas de IPTU, por exemplo), pode valer a pena antecipar para não ter problemas ao fazer o pagamento por aplicativo ou internet banking.

No Nubank, você pode agendar pagamentos e TEDs no feriado para que as operações sejam concluídas no próximo dia útil. Se quiser pagar a fatura do seu roxinho utilizando a conta do Nubank, o pagamento é reconhecido instantaneamente. 

Se precisar de algum suporte, não se preocupe: nossa equipe de atendimento também continuará disponível em todos os nossos canais oficiais – chat, e-mail, telefone ou redes sociais.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.