Pular navegação

WhatsApp clonado: o que fazer se a sua conta for roubada?

Mantenha a calma e confira como agir para preservar seus contatos e se proteger do golpe do WhatsApp clonado.

Imagem de um celular com a tela preta no centro de uma superfície de cores verde claro e lilás.

Se o seu WhatsApp foi clonado, primeiro: respire fundo! Os golpistas estão cada vez mais eficientes e qualquer pessoa pode ser vítima desse tipo de problema. Ter o WhatsApp clonado significa que um fraudador acessou sua conta em outro dispositivo. Assim, eles podem ter acesso à sua lista de contatos e pedir dinheiro para amigos e familiares em seu nome.

Uma pesquisa do Radar Febraban mostrou que, em setembro de 2021, 21% dos entrevistados relataram ter caído em algum tipo de fraude. Já em junho de 2022, esse percentual subiu para 31%. 

Outro estudo da Panorama Mobile Time Opinion Box aponta que 43% dos entrevistados afirmam terem sido vítimas do golpe do WhatsApp clonado. O mais comum entre esses golpes é o que utiliza a foto do usuário para pedir dinheiro dos contatos.

Se você caiu no golpe do WhatsApp clonado, saiba abaixo o que fazer.

1. Avise seus amigos e familiares

A primeira coisa a ser feita se você teve o WhatsApp clonado é comunicar seus amigos e familiares. Os golpistas podem se passar por você para pedir dinheiro aos seus contatos – e acabar fazendo outras vítimas.

Uma boa maneira de fazer isso e atingir mais pessoas em menos tempo é comunicar um amigo e um familiar que estejam em vários grupos com pessoas conhecidas. Dessa forma, eles podem espalhar a mensagem nestes canais e mais contatos seus serão informados.

Também é possível fazer uma postagem nas redes sociais avisando que sua conta foi roubada, caso você se sinta à vontade para isso. Assim, mesmo quem não tem muito contato com você também fica sabendo.

Vale dizer que as conversas do WhatsApp são protegidas por criptografia. Isso significa que, mesmo que o golpista acesse sua conta em outro dispositivo, ele não conseguirá ler as mensagens trocadas antes do app ser clonado.

2. Entre em contato com seu banco caso use o serviço de pagamentos no WhatsApp

Se você usa o serviço de pagamentos no WhatsApp e teve a conta roubada, não se preocupe: o cartão cadastrado é protegido por seu PIN do Facebook Pay. Ou seja, o fraudador não tem acesso às informações do seu cartão.

De toda forma, é importante avisar o emissor do cartão cadastrado no app para que ele saiba do ocorrido e te oriente sobre o que fazer.

Caso você tenha cadastrado um cartão virtual, por exemplo, o ideal é apagá-lo e criar um novo por precaução.

3. Recupere sua conta do WhatsApp

Para recuperar sua conta do WhatsApp, siga as orientações:

  • Usando seu aparelho celular, entre no WhatsApp com seu número de telefone;
  • Confirme o número com o código de seis dígitos que você vai receber por SMS – Caso seu aparelho seja um iPhone, as chaves do iCloud estiverem ativadas e você já tiver confirmado esse número antes, a confirmação poderá acontecer automaticamente, sem o envio de um novo código por SMS;
  • Assim que você inserir o código de seis dígitos, sua conta será desconectada automaticamente de outros dispositivos.

E se o código por SMS não chegou?

Neste caso, o sistema automatizado do WhatsApp poderá ligar para seu número para informar o código. Aguarde dez minutos e não altere seu número de celular. Após os dez minutos, clique em "Me ligue".

E se precisar informar um código de confirmação em duas etapas?

Isso será necessário para recuperar sua conta caso você tenha ativado a confirmação em duas etapas no WhatsApp. Mas, se você não se lembra de ter feito isso, o golpista pode ter ativado essa função para dificultar a recuperação da conta.

Se este for o caso, você terá de aguardar sete dias para poder acessar sua conta sem o código de confirmação em duas etapas. Neste meio tempo, entre em contato com o emissor do cartão para bloquear as transações.

Passados os sete dias, o fraudador será automaticamente desconectado quando você recuperar sua conta e inserir o código de seis dígitos recebido por SMS.

Atenção: caso você continue com acesso normal ao WhatsApp pelo celular e desconfie que alguém esteja utilizando sua conta no WhatsApp Web, use o próprio app para se desconectar de todos os aparelhos.

  • Abra o WhatsApp no seu celular;
  • Para Android, clique em "Mais opções" (o símbolo de três pontinhos no canto superior direito do app) e depois em "Aparelhos conectados"; para iPhone, clique em "Configurações" e depois em "WhatsApp Web/Computador";
  • Selecione o aparelho conectado;
  • Clique em "Desconectar".

4. Denuncie a conta do WhatsApp clonado

O WhatsApp também recomenda denunciar uma conta quando ela tenta se passar por outra pessoa. A denúncia de uma conta do WhatsApp pode ser feita pelo e-mail (support@whatsapp.com) ou pelo aplicativo:

  • Abra o perfil de um contato no WhatsApp;
  • Role até o final e escolha a opção de denunciar a pessoa;
  • Confirme a denúncia da conta.

5. Ative mais camadas de segurança

A primeira medida para proteger o WhatsApp é ativar a confirmação em duas etapas – uma senha de seis dígitos necessária para acessar uma conta em um novo dispositivo. Dessa forma, os golpistas não conseguem clonar o WhatsApp somente com o código enviado por SMS – eles também precisam da senha que você criou.

Para ativar a confirmação em duas etapas do WhatsApp:

  • No WhatsApp, clique em "Ajustes" e depois em "Conta";
  • Selecione "Confirmação em duas etapas" e ative a função;
  • Escolha uma senha forte e informe um e-mail para redefinir o código caso você esqueça;
  • Pronto! Confirmação em duas etapas ativada.

Mas, atenção: se você receber um e-mail para redefinir sua senha de confirmação em duas etapas sem ter solicitado, não clique no link. Pode ser outra pessoa tentando clonar sua conta.

Além disso, se alguém te ligar pedindo para que você clique no link enviado por e-mail, não faça isso. O suporte do WhatsApp não entra em contato com os usuários por telefone a menos que a pessoa tenha ligado primeiro para o atendimento.

Confira aqui outras medidas para proteger o seu WhatsApp.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.