Se você chegou aqui porque seu WhatsApp foi clonado, respire fundo! Os golpistas estão cada vez mais eficientes e qualquer pessoa pode ser vítima desse tipo de golpe. Agora, o importante é tomar as medidas necessárias para se proteger, proteger seus contatos e recuperar sua conta.
Para entender: ter o WhatsApp clonado significa que um fraudador acessou sua conta em outro dispositivo. Isso acontece para que eles possam ter acesso à sua lista de contatos e pedir dinheiro para amigos e familiares em seu nome.
Ganhe controle sobre suas finanças: assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo.
Se o seu WhatsApp foi clonado, veja abaixo o que fazer.
1. Avise seus amigos e familiares
O primeiro passo se você teve o WhatsApp clonado é comunicar seus amigos e familiares. Os golpistas podem se passar por você para pedir dinheiro aos seus contatos – e acabar fazendo outras vítimas.
Uma boa maneira de fazer isso e atingir mais pessoas em menos tempo é comunicar um amigo e um familiar que estejam em vários grupos com pessoas conhecidas. Assim, eles podem espalhar a mensagem nestes canais e mais contatos seus serão informados.
Também é possível fazer uma postagem nas redes sociais avisando que sua conta foi roubada, caso você se sinta à vontade para isso. Dessa forma, mesmo quem não tem muito contato com você também fica sabendo.
Vale dizer que as conversas do WhatsApp são protegidas com a criptografia de ponta a ponta e armazenadas em seu aparelho. Isso significa que, mesmo que o golpista acesse sua conta em outro dispositivo, ele não conseguirá ler as mensagens trocadas antes do app ser clonado.
2. Entre em contato com seu banco, caso use o serviço de pagamentos no WhatsApp
Se você usa o serviço de pagamentos no WhatsApp e teve a conta roubada, fique tranquilo: o cartão cadastrado é protegido por seu PIN do Facebook Pay. Ou seja, o fraudador não tem acesso às informações do seu cartão.
De toda forma, é importante avisar o emissor do cartão cadastrado no app para que ele saiba do ocorrido e te oriente sobre o que fazer.
Caso você tenha cadastrado um cartão virtual, por exemplo, o ideal é apagá-lo e criar um novo por precaução.
3. Recupere sua conta do WhatsApp
Para recuperar sua conta do WhatsApp, siga o passo a passo abaixo:
- Usando seu aparelho celular, entre no WhatsApp com seu número de telefone;
- Confirme o número com o código de seis dígitos que você vai receber por SMS. Caso seu aparelho seja um iPhone, as chaves do iCloud estiverem ativadas e você já tiver confirmado esse número antes, a confirmação poderá acontecer automaticamente, sem o envio de um novo código por SMS;
- Assim que você inserir o código de seis dígitos, sua conta será desconectada automaticamente de outros dispositivos.
E se o código por SMS não chegou?
Neste caso, o sistema automatizado do WhatsApp poderá ligar para seu número para informar o código. Aguarde dez minutos e não altere seu número de celular. Após os dez minutos, clique em “Me ligue”.
E se você precisar informar um código de confirmação em duas etapas?
Esta etapa será necessária para recuperar sua conta caso você tenha ativado a confirmação em duas etapas no WhatsApp. Mas, caso você não se lembre de ter feito isso, o golpista pode ter ativado essa função para dificultar a recuperação da conta.
Se este for o caso, você terá de aguardar sete dias para poder acessar sua conta sem o código de confirmação em duas etapas. Neste meio tempo, entre em contato com o emissor do cartão para bloquear as transações.
Passados os sete dias, o fraudador será automaticamente desconectado quando você recuperar sua conta e inserir o código de seis dígitos recebido por SMS.
Atenção!
Caso você continue com acesso normal ao WhatsApp pelo celular e desconfie que alguém esteja utilizando sua conta no WhatsApp Web, use o próprio app para se desconectar de todos os aparelhos.
- Abra o WhatsApp no seu celular;
- Para Android, clique em “Mais opções” (o símbolo de três pontinhos no canto superior direito do app) e depois em “WhatsApp Web”; para iPhone, clique em “Configurações” e depois em “WhatsApp Web/Computador”;
- Selecione o aparelho conectado;
- Clique em “Desconectar”.
4. Ative mais camadas de segurança
Com sua conta do WhatsApp recuperada, o próximo passo é ativar mais camadas de segurança no app para dificultar a vida de golpistas. Veja como.
Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.
{{#comments}}-
{{comment_author}}
{{comment_date}}
{{comment_content}}
{{/comments}}
{{#children}}-
{{child_comment_author}}
{{child_comment_date}}
{{child_comment_content}}
{{/children}}