Vale a pena aceitar cartão no seu comércio?

31 de outubro de 2021

Mesmo na era dos pagamentos digitais, alguns empreendedores ainda resistem em aceitar cartão de crédito e/ou débito nos pagamentos. Afinal, compensa vender no cartão?

É importante observar que, ao aceitar cartão de débito e crédito como método de pagamento, sua empresa vai reduzir a margem de lucro do seu produto. Isso porque existem taxas administrativas que são pagas ao vender dessa forma. 

Então, como saber se vender por cartão vale a pena para o seu negócio? Veja, a seguir, alguns prós e contras.

1. O calote fica no passado. Isso porque a sua relação com o cliente se encerra no ato do pagamento. Após a transação, o cliente deverá pagar a instituição financeira, mas a sua parte já estará garantida por ela.

Vantagens de aceitar cartão

2. Vender para mais pessoas. É cada vez mais comum que os consumidores prefiram pagar por cartão e, ao aceitar o método de pagamento, você evita perder vendas.

3. Pagamento facilitado. Nem sempre o seu cliente tem em mãos todo o valor do produto que você vende. Ao aceitar cartão de crédito, você flexibiliza a compra, permitindo parcelamento.

4. Mais controle sobre as vendas. Com a tecnologia, você consegue organizar e visualizar melhor os pagamentos. Já com o dinheiro físico, essa tarefa pode ser mais burocrática e desorganizada.

1. Redução da margem de lucro. As vendas por cartão de crédito ou débito geram taxas administrativas entre 2% e 3,5%, na média. Ou seja, ao vender dessa forma, automaticamente o seu lucro será menor.

Desvantagens de aceitar cartão

2. Mais despesas mensais. Além das taxas administrativas, você pode ter de pagar o aluguel da maquininha. O preço varia muito de acordo com o tipo de equipamento – e, às vezes, pode sair de graça.

3. Prazos de recebimento. Ao vender por cartão, o dinheiro do pagamento pode demorar de 1 a 30 dias para ser repassado ao lojista, dependendo do formato de repasse da operadora e do tipo de pagamento (débito, crédito à vista, ou crédito parcelado). 

Aceitar cartão de crédito e débito pode trazer mais vendas para seu negócio, mas diminuir a margem de lucro. Por isso, é importante analisar bem os prós e contras antes de tomar uma decisão.

Resumindo

Veja as 5 dúvidas mais comuns na hora de contratar uma maquininha

👆🏼