22 de fevereiro de 2021

Jonas Abreu, Evangelista de Segurança do Nubank, explica como se proteger dos golpes que roubam suas informações.

Phishing, Vishing e Smishing: entenda esses golpes

Um anúncio nas redes prometendo aumento de limite no cartão. Um telefonema oferecendo uma linha de crédito especial. Uma mensagem no celular pedindo para ligar agora para aproveitar a promoção imperdível da sua loja favorita. 

Esses são exemplos de como criminosos usam diferentes canais para enganar as pessoas e conseguir extrair delas dados importantes – como números do cartão de crédito ou senhas.

No caso, esses golpes são conhecidos como phishing, vishing e smishing. Entender como eles funcionam é a principal arma para se proteger.

Esses nomes complicados descrevem as formas de enganar uma pessoa. 

Phishing, Vishing e Smishing

São variações de golpes que induzem uma pessoa a acreditar que está falando com uma empresa – quando, na verdade, está falando com um fraudador. 

Phishing é um tipo de golpe aplicado geralmente por e-mails, redes sociais e sites. 

O que é Phishing?

O nome vem do inglês, pescar, porque é justamente o modo de ação dos criminosos: eles atraem a vítima com uma informação falsa, fazendo com ela mesma entregue seus dados.

Um exemplo de phishing é um anúncio falso de loja. A pessoa clica, cai em um site que parece muito o da loja verdadeira, preenche um cadastro de compra com seus dados e…. Pronto. 

O mesmo vale para mensagens prometendo aumento de limite de cartão em troca de informações, ou e-mails que pedem para a pessoa confirmar senhas. 

Vishing é uma abreviação de Voice Phishing –  uma variação de golpe aplicada por áudio.

O que é Vishing?

Um exemplo de vishing é quando a pessoa recebe uma ligação para “confirmar” informações. 

Na verdade, quem está ligando não tem informação nenhuma – ou tem algumas, mas vai, de alguma forma, te convencer a passar mais dados.

Muitas vezes, esse golpe imita a ligação de um call center de banco, ou instituição financeira, para parecer mais verdadeiro. Tem golpistas que incluem até mesmo o barulhinho de espera da ligação.  

Smishing é outra variação de golpe feita de forma bem específica: por SMS – daí o nome, uma junção de SMS e Phishing.

O que é Smishing?

O golpe comum é enviar um SMS com uma promoção imperdível, ou oferta de crédito – mas, que te dá um link malicioso ou pede informações que o fraudador vai usar depois. Muitas vezes, ele te direciona para um site igualzinho  ao da empresa, mas que é falso.

Todas essas variações de ataques induzem você (e eu, e qualquer ser humano) a usar um canal de comunicação que parece ser o da empresa, mas é do fraudador. 

Como se proteger desses golpes?

Adianta prestar atenção, evitar clicar em links ou só acessar páginas com aquele cadeado de segurança ao lado do nome? Sim, adianta, mas os fraudadores muitas vezes são bem convincentes.

A forma mais efetiva de defesa é controlar o canal de comunicação. Se você controla o canal, o fraudador não tem como te induzir nada.  E como fazer isso? Bem, checando o canal que você está usando.

Aqui vão algumas dicas de segurança

Recebeu um e-mail do seu banco pedindo alguma ação? 👉🏾 Abra uma nova aba e acesse direto o site do seu banco; 👉🏾 Ou abra o app do seu banco para procurar aquela informação, mensagem ou entrar em contato com o atendimento.

Viu um anúncio nas redes sociais falando de uma promoção de empréstimo? Acesse o site da instituição em uma nova aba do navegador e confirme que a promoção existe por lá.

Recebeu uma ligação do banco oferecendo um produto ou pedindo alguma informação, por exemplo? Agradeça, desligue e ligue para o número público fornecido pelo seu banco – jamais ligue para para o número fornecido pela pessoa na ligação, ok? E espere alguns segundos depois de desligar, para a ligação não ser interceptada.

Recebeu um SMS oferecendo promoção ou desconto? Acesse o site oficial da loja ou instituição que supostamente enviou a comunicação e procure um telefone para contato.

Acha que caiu em algum golpe e comprometeu as suas informações? Entre em contato com seu banco ou instituição financeira na hora. No caso do Nubank, você consegue bloquear o cartão pelo próprio app, se for o caso.

Viu um golpe usando o nome do Nubank? É só avisar a gente pelos nossos canais oficiais.

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