4 dicas para melhorar a visibilidade do seu LinkedIn

15 de janeiro de 2021

Informações simples podem aumentar em até 11 vezes a visualização do seu perfil.

O LinkedIn é a maior rede social profissional do mundo. Mais do que manter contatos, a plataforma funciona como uma ferramenta de buscas no meio corporativo.

Quando o recrutador faz uma pesquisa, por exemplo, usa termos para encontrar alguém que se encaixa na sua vaga. Da mesma forma, o próprio LinkedIn parte das informações fornecidas pelo usuário para recomendar vagas que tenham a ver com suas habilidades.

Isso quer dizer que aquilo que os usuários colocam em seus perfis na plataforma é importantíssimo para alimentar essa máquina de buscas.

A seguir, veja 4 dicas para deixar seu perfil mais completo – sem necessariamente precisar perder muito tempo.

Além de informações profissionais, experiências e conquistas, lembre-se de incluir onde estudou e o curso. Segundo o LinkedIn, esses detalhes aumentam até 11 vezes as visualizações de perfil. 

1. Inclua informações acadêmicas.É sério.

Também é importante manter conexões com profissionais do setor em que você atua ou quer trabalhar. Isso não apenas ajuda a estar atualizado, mas potencializa as chances de recomendações.

2. Atualize seus contatos

O resumo profissional é a primeira informação que aparece na sua página pessoal.

3. Escreva um bom resumo profissional – em tópicos.

O resumo deve ser uma espécie de carta de apresentação, que diga em 2 ou 3 parágrafos curtos quem é você como profissional.

– Comece pela sua experiência mais recente. – Escreva sobre projetos que participou e conquistas. 
– Seja claro e conciso. 
– Escrever em tópicos é uma boa alternativa, segundo o próprio LinkedIn.

O ranqueamento do seu perfil para as pessoas que usam a pesquisa do LinkedIn ou mesmo no Google se baseia muito no texto – ou seja, nas chamadas palavras-chave. 

4. Escolha as palavras certas

É importante buscar quais são as palavras mais empregadas no seu meio profissional e usá-las quando preencher o perfil.

Termos específicos, jargões, nomes de cargos e descrições que contenham palavras realmente usadas na sua indústria costumam ajudar a ser encontrado.