Pular navegação

Tudo que você pode pagar com Pix

O novo meio de pagamentos já pode ser usado em compras online e presenciais. Veja as possibilidades.

Imagem de dois cofres de porquinho, um em cada extremidade, segurados por uma mão. Uma linha tracejada os une, com uma estrela roxa de muitas pontas no meio
O Pix, novo meio de pagamentos do Banco Central, entrou em operação completa em novembro de 2020. Desde então, já é possível usá-lo para fazer transferências e pagamentos dos mais diversos tipos:
  • Compras online;
  • Pagamentos em supermercados e lojas físicas;
  • Recarga de celular;
  • Contas;
  • Loteria;
  • Impostos e taxas.
Em janeiro, o Banco Central comunicou que o Pix já superou as operações mensais feitas com TED e DOC – entre 1 e 25 de janeiro, foram quase 134 milhões de Pix realizados, contra 113 milhões de TEDs e DOCs, somados.
Esse número mostra que as pessoas estão confiando cada vez mais no Pix como meio de pagamentos.
Mas nem todo mundo sabe todas as possibilidades que ele oferece para fazer compras, pagamentos e recolhimentos – afinal, o Banco Central constatou que, em dezembro de 2020, 84% das transações por Pix foram feitas entre pessoas físicas. A seguir, veja tudo o que você pode pagar com Pix.

Pagar com Pix em compras online

Muitos e-commerces e lojas online já aceitam o Pix como meio de pagamento. Na prática, ele funciona como o pagamento online usando um cartão de débito, já que utiliza o saldo disponível em conta, a diferença é que ele é mais rápido: basta ler o QR Code gerado pelo site com seu smartphone ou copiar o código do Pix Copia e Cola para pagar.

Pagar com Pix em supermercados e lojas físicas

Pix QR Code: ilustração mostra uma mão segurando uma lupa e olhando para um QR Code roxo aumentado
Ainda que o Pix seja um meio de pagamento digital, ele pode ser usado em estabelecimentos físicos e compras presenciais. Algumas lojas já aceitam o Pix: na maioria das vezes, é disponibilizado ou gerado um QR Code que deve ser lido com o smartphone. Algumas maquininhas de cartão, inclusive, já fazem isso. Mais: Quais as vantagens para os negócios de receber via Pix?

Pagar com Pix a conta de luz

Antes mesmo do Pix entrar em operação completa, foi anunciada uma parceria do Banco Central com a Aneel para permitir que as distribuidoras de energia dos estados aceitassem esse meio de pagamento na conta de luz. Os estados em que já dá para pagar a conta de luz com Pix são:
  • São Paulo;
  • Bahia;
  • Pernambuco;
  • Rio Grande do Norte;
  • Rio Grande do Sul.
Uma das principais vantagens de usar o Pix para pagar a conta de luz é a instantaneidade: por funcionar 24 horas por dia, incluindo fins de semana e feriados, e ser compensado no mesmo momento, ele é uma opção melhor para quem está com a conta em atraso. Ao pagar com Pix, a energia cortada é ligada muito mais rapidamente do que com boleto, que pode levar de 24 a 48 horas para ser compensado.

Pagar com Pix a recarga do celular e contas de telefone

Pix: ilustração de um celular com tela roxa, com o cabo conectado a uma moeda de 1 real
As contas de telefone e de planos de celular pós-pago também podem ser pagas usando o Pix. Para quem possui celular no plano pré-pago, também é possível fazer a recarga com o Pix. A possibilidade de fazer isso, entretanto, depende das empresas de telefonia – cada uma tem um processo e nem todas já disponibilizam. Mais: Pix poderá ser usado para pagar contas de luz, telefone e água

Pagar com Pix jogos de loteria e contas de casas lotéricas

As contas de casas lotéricas podem ser pagas via Pix – isso inclui os jogos, como a Sena, loteria esportiva e outros.

Pagar com Pix impostos e taxas

A Receita Federal já aceita o pagamento do DARF com Pix para empresas obrigadas a entregar a Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos (DCTFWeb). Além disso, o Pix também pode ser usado para pagar o Documentação de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), facilitando a vida de microempresas, empresas de pequeno porte e MEIs. Também é possível pagar o Documento de Arrecadação do eSocial (DAE) com Pix. Ainda em 2021, a Receita Federal deve disponibilizar o pagamento por Pix em todos os documentos de arrecadação sob sua gestão. Mais: Veja como usar o Pix no PagTesouro, a plataforma digital do Tesouro Nacional

Pagar com Pix a Guia de Recolhimento da União

Pix: no fundo branco, colagem de uma carteira e uma nota de 100 reais saindo dela em direção à imagem da Terra. Embaixo, uma barra de carregamento escrito 95 reais luz, 100 reais internet, 9 reais, 276 reais transferência, etc.
A GRU, Guia de Recolhimento da União, também pode ser paga com o Pix. Ela é emitida para pagar taxas do governo, como a taxa de emissão ou renovação de passaporte. Por enquanto, apenas as GRUs emitidas por alguns órgãos do governo aceitam o Pix como pagamento (veja quais).

Outras novidades do Pix em 2021

Em janeiro, o Banco Central anunciou algumas funcionalidades do Pix que serão implementadas ao longo de 2021:
  • Fazer saques com o Pix;
  • Pagamentos por aproximação com o Pix;
  • Integração da agenda de contatos entre usuários que tenham chaves registradas;
  • Devolução de recursos em casos de fraude;
  • Usar o Pix para movimentar a conta-salário.
Saiba mais detalhes sobre cada uma Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.