Pix em 2021: o que poderá ser feito pelo sistema de pagamentos instantâneos

29 de janeiro de 2021

Movimentar conta salário, sacar em estabelecimentos comerciais, pagar por aproximação e outras novidades.

No dia 28 de janeiro, o Banco Central anunciou algumas novidades sobre o Pix, que devem ocorrer ao longo de 2021. Veja a seguir.

Aqui, por meio do saque em lojas, o usuário faz uma transferência usando o Pix para um estabelecimento comercial e saca o valor em dinheiro. Também é possível fazer uma compra e passar um valor maior na maquininha, retirando a diferença no caixa.

1. Pix para saques

2. Pagamento por aproximação pelo Pix

Nesse caso, o cliente pode aproximar o aparelho celular de uma maquininha de cartão, que debita o valor por meio do Pix.

A ideia é que haja integração de quem tem Pix com a agenda de contatos de cada usuário. Assim, ao entrar no Pix pelo aplicativo do seu banco ou fintech, será possível ver todas as pessoas da sua lista de contatos que têm chave cadastrada no sistema de pagamentos instantâneos e fazer a transferência de forma mais rápida.

3. Integração de contatos

Nos próximos meses, deve ser criado, também, um mecanismo de devolução de recursos em casos de golpe. Ou seja, se ao receber um Pix o prestador de serviço suspeitar de golpe ou falha operacional no sistema das instituições participantes, o valor transferido poderá ser devolvido.

4. Devolução de recursos em caso de fraude

Ainda segundo o Banco Central, desde o lançamento do Pix, em novembro, a quantidade de operações por meio da ferramenta ultrapassou o volume somado de transferências eletrônicas diretas (TED) e de documentos de ordem de crédito (DOC).