Pedir Conta e
Cartão de Crédito

em menos de 1 minuto
e grátis

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Empreender Gestão do Negócio Para negócios: qual a v...

Para negócios: qual a vantagem de receber com Pix?

Novo meio de pagamentos instantâneos já está funcionando. Veja uma comparação com boleto, cartão, TED e DOC.

A espera acabou: a partir de hoje, 16 de novembro, o Pix já pode ser usado por todos os clientes físicos e jurídicos de instituições que participam do arranjo Pix, como fintechs e bancos. 

Para quem é PJ, isso significa mais uma opção para receber pagamentos. Com o Pix, as transações acontecem em tempo real e podem ser feitas em qualquer dia e horário – 24 horas por dia, 7 dias por semana, incluindo feriados e finais de semana.

Mas, com mais opções, também pode ficar mais difícil escolher qual a melhor forma de receber. Afinal, qual a vantagem do Pix em comparação com boleto e cartão, por exemplo? Quais as diferenças entre estes meios de pagamento? Qual é mais vantajoso?

Confira as respostas abaixo.

Primeiro, o que é Pix?

Pix é um novo meio de pagamentos, anunciado em fevereiro de 2020 pelo Banco Central, que permite transferências e pagamentos em tempo real – independentemente do dia ou horário e para qualquer instituição financeira.

Com o Pix, pessoas jurídicas e físicas podem enviar e receber dinheiro com mais rapidez e praticidade, ganhando mais uma opção além de TED, DOC, boleto e cartão, por exemplo.

O Pix não é um app nem é exclusivo de uma instituição específica. Centenas de instituições do país já oferecem o novo meio de pagamentos dentro dos canais que os clientes estão acostumados a usar, como app e internet banking.

Uma novidade apresentada é a chamada chave Pix: um tipo de “apelido” utilizado para identificar a conta de uma pessoa nas transações deste novo meio de pagamentos. Em vez de fornecer número da conta, agência e CPF, por exemplo, a pessoa só precisa informar uma chave Pix – que pode ser CNPJ ou CPF, email, telefone ou uma chave aleatória. 

Entenda tudo sobre as chaves Pix

Qual a vantagem de receber com Pix em comparação com boleto, cartão e outros meios?

Em comparação com boleto, cartão de débito ou crédito e transferências TED e DOC, as vantagens de receber com Pix são:

  • Os pagamentos entram direto na conta da PJ em poucos segundos;
  • Os custos das transações são menores do que de outros meios de pagamento – para clientes da conta PJ do Nubank, por exemplo, todas transações com Pix são gratuitas;
  • Os pagamentos são diretos entre pagador e recebedor – sem intermediários que podem tornar as transações mais caras e demoradas;
  • Fica mais fácil controlar o fluxo de caixa com a entrada de dinheiro em tempo real na conta.

Qual a diferença entre o Pix e outros meios para quem recebe pagamentos?

PixBoletoDébitoCréditoTEDDOC
Tempo para receberDinheiro cai direto na conta em poucos segundosDinheiro fica disponível somente no dia útil seguinte após o boleto ser pagoDinheiro fica disponível, em média, dois dias depois do pagamentoDinheiro fica disponível, em média, 28 dias depois do pagamentoQuando feito dentro do horário, o dinheiro cai no mesmo diaQuando feito dentro do horário, o dinheiro cai no próximo dia útil
CustoDepende da instituição, mas deve ser menor do que de outros meios. No Nubank, por exemplo, é gratuito para empresasValor fixo por boletoUm percentual da transaçãoUm percentual da transaçãoGratuito para quem recebeGratuito para quem recebe
DisponibilidadeQualquer dia e horárioPagamento somente em dias úteisQualquer dia e horárioQualquer dia e horárioPagamento somente em dias úteis, geralmente entre 6h e 17h30Pagamento somente em dias úteis, geralmente entre 6h e 17h30
UsoPode ser feito por meio de QR code, chave Pix ou informações da conta. Não há a necessidade de aparelho extraEmissão do boleto tem regras mais complexasRecebedor deve ter ou alugar maquininha ou aparelho parecidoRecebedor deve ter ou alugar maquininha ou aparelho parecidoNecessário passar informações da conta, como CNPJ, titular, número da agência e da contaNecessário passar informações da conta, como CNPJ, titular, número da agência e da conta

Então, qual a melhor forma de receber?

Para as empresas, a forma mais vantajosa de receber pagamentos é o Pix. Afinal, as transações são instantâneas, podem ser feitas em qualquer dia e horário – incluindo feriados e finais de semana – e os custos são menores – ou gratuitos, como na conta PJ do Nubank. 

Mas é essencial pensar nos clientes – e, para eles, o Pix nem sempre será a melhor forma de pagamento.

Quem usa o cartão de crédito, por exemplo, gosta da possibilidade de comprar e pagar só quando a fatura fecha – algo que o Pix não oferece, já que é necessário ter dinheiro na conta para realizar as transações.

Por outro lado, quem usa outros meios que exigem dinheiro na hora – como débito, boleto e transferência – pode se beneficiar com o Pix, uma vez que as transações para pessoas físicas são quase sempre gratuitas.

Ou seja, não existe uma opção certa. Você pode mostrar aos seus clientes as vantagens do Pix, mas é importante oferecer diferentes meios de pagamento e deixar que eles escolham. 

Este texto faz parte da missão do Nubank de lutar contra a complexidade do sistema financeiro para empoderar as pessoas – físicas e jurídicas. Com a conta PJ, queremos ajudar donos de pequenos negócios, empreendedores e autônomos a focarem no que realmente importa. Saiba mais.

4.09

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Você já votou neste post