Pular navegação

Pix poderá ser usado para pagar conta de luz

Pagamento poderá ser feito em qualquer dia da semana, em qualquer horário e ser processado em até dez segundos.

Pix conta de luz: no fundo branco, colagem de uma carteira e uma nota de 100 reais saindo dela em direção à imagem da Terra. Embaixo, uma barra de carregamento escrito 95 reais luz, 100 reais internet, 9 reais, 276 reais transferência, etc.

O Banco Central do Brasil anunciou no dia 20 de agosto uma parceria com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para permitir que a conta de luz seja paga usando o Pix, novo meio de pagamentos instantâneos que será lançado em novembro.

A grande vantagem de pagar a fatura usando o Pix é que o pagamento é finalizado em até dez segundos e pode ser feito em qualquer horário e dia semana - até mesmo finais de semana e feriado, por exemplo.

Além disso, o pagamento com o Pix poderá ser feito de forma totalmente digital, usando somente o smartphone.

Outra vantagem de fazer o pagamento da conta usando o Pix é a rapidez para religar a energia - estabelecimentos comerciais e residências cuja energia está condicionada à verificação do pagamento podem ter sua luz cortada; hoje, o processo para religar a energia pode levar de 24 a 28 horas.

O Pix também é um meio de pagamento mais barato para as distribuidoras de energia elétrica receberem pelos serviços - existe a possibilidade de que as tarifas fiquem mais baixas para o consumidor com a redução do custo da cobrança, segundo o diretor-geral da Aneel, André Pepitone. 

A parceria com a Aneel passa a valer no dia 16 de novembro, mesma data em que os pagamentos instantâneos entrarão em funcionamento. Para pagar as contas, bastará entrar na área de Pix do aplicativo de sua instituição financeira e seguir as orientações.

Saiba tudo sobre o Pix. 

O que é o Pix?

O Pix é um novo meio de pagamentos instantâneos do Banco Central que tem o objetivo de facilitar e tornar mais baratas as transferências entre pessoas e o pagamento de contas.

A grande diferença do Pix para outros meios de pagamentos é a rapidez e disponibilidade: enquanto hoje há restrições de dias e horários para transferir por meio de TED e DOC e realizar pagamentos de contas e boletos, o Pix permitirá que eles sejam realizados a qualquer dia e horário e de forma gratuita para o usuário pessoa física.

O Pix não substitui boletos, TED e DOC, mas é uma alternativa para transferir e fazer pagamentos.

Ele começa a funcionar oficialmente, para todos os usuários, no dia 16 de novembro e todos os bancos e fintechs com mais de 500 mil contas ativas deverão se adequar, até esta data, para oferecer e receber o serviço.

Fique por dentro das novidades do Pix no Nubank

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.