Pular navegação

Pix, TED e DOC: qual é a diferença?

A partir de novembro de 2020, os brasileiros terão mais uma opção para transferir dinheiro de uma instituição para outra. Entenda as características de cada meio.

Pix TED DOC diferença: no fundo branco, colagem de uma carteira e uma nota de 100 reais saindo dela em direção à imagem da Terra. Embaixo, uma barra de carregamento escrito 95 reais luz, 100 reais internet, 9 reais, 276 reais transferência, etc.

Se você ouviu falar sobre o Pix, o novo meio de pagamentos e transferências anunciado em fevereiro pelo Banco Central, e ficou se perguntando qual a diferença para outros meios que já existem hoje, como TED e DOC, fique tranquilo: é mais simples do que parece. 

O que é Pix?

Basicamente, Pix é um novo meio que facilitará e tornará mais barata a transferência de valores entre pessoas, o pagamento de contas e até recolhimento de impostos e taxas de serviços, entre outras possibilidades. 

A grande diferença do Pix para outros meios que já existem é a rapidez e a disponibilidade: enquanto hoje há restrições de dias e horários para enviar quantias através de TED e DOC e realizar pagamentos de contas, o Pix permitirá que elas sejam realizadas a qualquer dia e horário – em tempo real.

O Pix começa a funcionar oficialmente no dia 3 de novembro e todos os bancos e fintechs com mais de 500 mil contas ativas deverão se adequar, até esta data, para oferecer e receber o serviço. O objetivo é ter o sistema funcionando completamente até o dia 16 de novembro.

https://youtu.be/eSL3aefmL9c

Pix, TED, DOC… Qual é a diferença?

Hoje, quem quer enviar dinheiro de uma instituição financeira para outra tem duas opções: TED ou DOC.

TED (Transferência Eletrônica Disponível)

O dinheiro enviado a outra instituição é creditado na conta de destino até as 17 horas do mesmo dia. Depois desse horário, a transferência é agendada para o dia seguinte. Além disso, não existe valor mínimo a ser transferido e valores superiores a R$ 5 mil podem ser enviados.

DOC (Documento de Ordem de Crédito)

O dinheiro cai na conta de destino no dia seguinte, mas pode levar mais de um dia útil caso a transferência seja feita após as 22h. Além disso, o valor máximo que pode ser transferido por DOC é de R$ 4.999,99.

Outro ponto importante: TED e DOC funcionam somente em dias úteis

Transferências feitas em finais de semana ou feriados nacionais, portanto, são completadas somente no dia útil seguinte, podendo levar dias para ser finalizada.

Pix

Já o Pix funcionará 24 horas por dia, 7 dias da semana, em todos os dias do ano. Além disso, as transações serão realizadas em tempo real – ou seja, o dinheiro levará poucos segundos para sair de uma conta e "cair" na outra.

É como acontecem, hoje, transferências entre contas de um mesmo banco, que são instantâneas e podem ser feitas a qualquer momento. No Nubank, por exemplo, é possível fazer uma transferência entre contas do Nu – seja pessoal ou PJ – em qualquer dia da semana e horário, e ela é finalizada em poucos segundos.

De acordo com o Banco Central, as transações do Pix poderão ser feitas:

  • Entre pessoas;
  • Entre pessoas e estabelecimentos comerciais;
  • Entre estabelecimentos;
  • Para entes governamentais, no caso de impostos e taxas.

Entenda como o Pix vai funcionar

Resumindo…

Quando o Pix estiver disponível, a partir de novembro, as pessoas terão uma opção mais barata e rápida para transferir dinheiro de uma instituição para outra.

Saiba mais sobre o Pix nos conteúdos abaixo:

Fique por dentro das novidades do Pix no Nubank

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.