Pular navegação

Pix poderá ser usado para pagar contas de luz, telefone e água

Pagamentos poderão ser feitos já em novembro, quando o pix começa a funcionar; no caso de telefone, ele valerá tanto para faturas quanto para recargas.

Pix conta de luz: no fundo branco, colagem de uma carteira e uma nota de 100 reais saindo dela em direção à imagem da Terra. Embaixo, uma barra de carregamento escrito 95 reais luz, 100 reais internet, 9 reais, 276 reais transferência, etc.

Contas de luz, água e telefone poderão ser pagas usando o Pix já no mês de novembro, quando o novo meio de pagamentos começa a funcionar, disse Breno Lobo, chefe de subunidade do Banco Central e uma das pessoas à frente do Pix, em um evento realizado nesta segunda-feira, 26 de outubro, pela Informa Markets.

Vale lembrar que a parceria entre o Banco Central e a Aneel para que o Pix pudesse ser usado para pagar as contas de energia já havia sido anunciada.

Segundo Lobo, já se sabe que algumas distribuidoras de água e energia e também empresas de telefonia entrarão no Pix já em novembro, "tanto para o pagamento de faturas como para a recarga de celulares pré-pagos".

Ainda não são todas as empresas do setor que participarão do Pix de imediato, mas, também segundo Lobo, existe o plano para o médio prazo para que o Pix seja obrigatoriamente aceito como opção de pagamentos.

Pix para pagamento de impostos

No mesmo evento, Breno Lobo disse que o pagamento de impostos para a União poderá ser feito também em novembro com o Pix. 

De início, somente as Guias de Recolhimento da União (chamadas GRUs) aceitarão o novo meio de pagamentos, mas já existem conversas com a Receita Federal e secretarias da Fazenda dos estados para que o Pix seja aceito também no pagamento de seus impostos.

O que é o Pix, mesmo?

O Pix é o novo meio de pagamentos instantâneos do Banco Central que começa a funcionar em 16 de novembro. Com ele, pagamentos e transferências serão completados em até dez segundos e poderão ser feitos em qualquer horário e qualquer dia da semana. Saiba tudo sobre o Pix.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.