Pular navegação

Quais superstições financeiras realmente funcionam? Conheça as mais comuns

Quando o assunto é dinheiro, existem inúmeras simpatias, rituais e símbolos de proteção que prometem atrair prosperidade. Muitas delas influenciam a forma como lidamos com dinheiro, mas será que todas funcionam? Descubra a seguir.

Ilustração com pequenos quadrados roxos. Dentro de cada um deles há um símbolo diferente, sendo: um saquinho de moedas, uma moeda verde, um trevo de quatro folhas, uma escada com três degraus, um símbolo de porcentagem (%) e um arco roxo.

Pode apostar: todo brasileiro já foi impactado por uma superstição financeira ou conhece alguém que não abre mão de um costume, ritual, símbolo de proteção ou tradição para atrair prosperidade.

Muitas delas, inclusive, são feitas durante o ano novo: seja vestir uma roupa branca ou pular sete ondas na beira do mar, as superstições financeiras são as mais variadas possíveis. 

Algumas delas se relacionam com dinheiro e prometem riquezas para quem se compromete a fazê-las. Mas afinal, o que realmente funciona? E por que nos apegamos tanto a elas?

Por que ritualizamos nossa relação com o dinheiro?

Segundo Marcelo Santos, professor de Psicologia no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, esse costume é comum e pode até ser encarado como algo positivo. 

"A psicologia tem se interessado muito pelas questões cognitivas desse tipo de ritual. O ser humano busca por isso para tentar ter controle sobre aquilo que ele não consegue vislumbrar. Por isso, a gente entende que existe benefício, pois esses rituais causam diminuição de ansiedade e diminuição do medo que a pessoa pode criar sobre o futuro", explica Marcelo Santos.

Isso significa que é interessante, do ponto de vista psicológico, se envolver de um jeito positivo com tudo aquilo que você acredita que pode mesmo te fazer bem. "Nós entendemos que, quando você institui esperança e expectativa positiva sobre algo, o corpo também reage de uma maneira mais efetiva", afirma o professor.

Mas é sempre bom lembrar que tudo o que é demais pode fazer mal: uma crença exagerada em superstições financeiras, símbolos de proteção e ações ritualísticas também pode ser um problema. O professor explica que, quando um ritual se torna essencial para qualquer movimento que uma pessoa realiza, a impedindo de tomar decisões ou de agir sem eles, isso pode se transformar em um Transtorno Obsessivo Compulsivo. Ou seja: equilíbrio é tudo. 

Além da ajuda de forças que estão além da nossa compreensão, existem algumas práticas que são realmente infalíveis para quem quer virar as contas do avesso e sair de vez da bagunça financeira. 

Quais são as superstições financeiras mais comuns? 

Abaixo, você confere as superstições financeiras mais comuns e outras dicas práticas com o que realmente vai funcionar para o seu bolso. 

1. Comer lentilha

Segundo a tradição, comer lentilha na virada do ano traz fartura, prosperidade financeira e dinheiro. O costume italiano diz que o grão deve ser consumido logo que o relógio marque meia-noite, para ser a primeira refeição do ano que se inicia. Acredita-se que a origem desse rito se deu pelo formato das lentilhas: pequenas e redondas, como uma moeda. 

Funciona mesmo?

Comer lentilha é legal, mas sabe o que é certeza de funcionar para você? Tirar um dia financeiro para faxinar seus boletos e organizar os gastos do seu mês em uma planilha ou caderno. 

Quando você dedica algumas horas do seu dia para ter visibilidade sobre suas entradas e saídas financeiras, fica mais fácil compreender para onde seu dinheiro vai quando o salário chega. Não sabe como fazer isso? Descubra como tirar um dia financeiro aqui.

2. Usar amarelo no Réveillon

Escolher a cor da roupa da virada é algo decisivo e importante para definir qual será a energia do ano seguinte. 

No Brasil, muitos apostam na cor branca por influência das religiões de matriz africana, para trazer paz e purificação, mas existe todo um arco-íris a ser explorado: vermelho é a cor escolhida por quem quer encontrar um amor, verde é a cor da esperança e saúde, enquanto que o amarelo ou o dourado figuram como campeões entre os que querem mais dinheiro para o ano que vai começar. 

Essa relação nasceu pois ambas as cores são associadas ao ouro e à riqueza, tanto material como espiritual.

Funciona mesmo?

Não há dúvidas de que você irá brilhar muito escolhendo o amarelo como a sua cor para um novo ano. Mas começar uma reserva de emergência vai te garantir sossego na hora de um aperto financeiro – e isso sim, funciona mesmo. 

Guardar dinheiro não precisa ser um bicho de sete cabeças e dá para começar hoje, poupando o quanto puder. No meio do caminho, é possível reajustar esses valores até entrar no ritmo. Se você tem dúvidas sobre como começar a montar uma reserva de emergência, leia aqui. 

https://www.youtube.com/watch?v=-JIaTQUO0rc

3. Ter dinheiro no sapato durante a virada

A simpatia do dinheiro no sapato diz que é necessário separar duas notas no valor mais alto que você puder e usá-las durante a virada do ano, uma no bolso, outra no seu calçado. Acredita-se que, ao fazer isso, é possível atrair riqueza e bem estar para o ano que começa. 

Funciona mesmo? 

Ter dinheiro no sapato há de funcionar. Mas existe outra técnica financeira que está além de qualquer dúvida: criar um orçamento. Esse é um dos passos essenciais para quem quer ter mais visibilidade e controle sobre o próprio dinheiro. Existem diferentes tipos de orçamento financeiro para organizar suas contas – e você encontra três deles aqui. 

4. Guardar folha de louro na carteira

Outra técnica bastante comum é colocar uma folha de louro ao lado de uma nota de dinheiro na carteira durante a virada e guardá-los ao longo de todo o ano. Quando o último dia do ano chegar, o dinheiro deve ser doado e a folha jogada em água corrente.

Funciona mesmo?

A folha de louro pode ser útil na hora de alcançar seus desejos financeiros, mas sabe o que mais te ajuda? Abrir conversas sinceras sobre dinheiro com quem você conhece. A maioria das pessoas prefere falar sobre literalmente qualquer coisa do que discutir dinheiro, mas isso é péssimo para a saúde financeira.

Trocar experiências com outras pessoas é um jeito de saber se suas escolhas financeiras estão sendo saudáveis para você. Não precisa ter vergonha e nem medo de abrir o papo, mas caso você não saiba por onde começar, aqui estão algumas dicas.

5. Comer nhoque com uma nota embaixo do prato

Essa tradição não diz respeito ao ano novo, mas sim a uma data que se repete todo mês. 

O ritual é o seguinte: no dia 29 de cada mês, deve-se comer um prato de nhoque com uma nota de dinheiro debaixo dele. Além disso, ao comer as sete primeiras massinhas de nhoque, você deve mentalizar um pedido e fazer pensamento positivo para que ele se realize. 

Reza a lenda que a tradição começou no século 4, na Itália, pelas mãos do santo cristão São Pantaleão. Em um dia 29 qualquer, ele se disfarçou de andarilho e saiu por uma vila em busca de um prato de comida. Ao bater na porta de uma casa, uma família o deixou entrar, mesmo não tendo muito a oferecer. 

A refeição rendeu exatas sete unidades de nhoque para cada um dos presentes à mesa. Após terminar, São Pantaleão foi embora, mas deixou aos anfitriões um agradecimento: quando levantaram os pratos, a família percebeu que abaixo de cada um havia um punhado de moedas de ouro.

Funciona mesmo?

Além de saboroso, o nhoque pode servir de empurrãozinho para quem quer ajuda financeira – mas infalível mesmo é definir uma meta para alcançar seus objetivos. Você pode fazer isso de diferentes maneiras, mas o importante é que seja feito de uma forma clara e com indicadores que te ajudem a saber se você está mesmo no caminho certo. 

Para garantir que irá funcionar, você pode usar o método SMART para criar uma meta. Veja como.

6. Plantar um girassol com uma moeda

Esse método também não está atrelado ao Réveillon, mas costuma ser feito para atrair dinheiro ao longo do ano. Para dar certo, você precisa colocar uma moeda, de qualquer valor, junto com sete sementes de girassol e plantá-las em um vaso. 

Funciona mesmo?

Cuidar de um girassol pode trazer calma, boas energias e beleza para o seu cotidiano. Mas algo que é realmente a prova de qualquer suspeita nas finanças é investir, seja na renda fixa ou na renda variável

Depois de colocar ordem na casa, o próximo passo é fazer o seu dinheiro trabalhar por você aplicando ele em algum investimento. Se você é iniciante e deseja dar esse primeiro passo em 2023, aqui vão algumas dicas.

https://www.youtube.com/watch?v=RrSJFJB03dQ

7. Não passar o saleiro diretamente a uma pessoa

Outra crença popular sobre o dinheiro diz que entregar um saleiro diretamente a outra pessoa pode fazer com que o dinheiro vá embora. Para não atrair má sorte, o ideal seria apoiar o saleiro sobre a mesa ou balcão e deixar que a outra pessoa o pegue sem que você ofereça. 

Funciona mesmo?

Deixar de passar o sal para outras pessoas à mesa pode influenciar você, mas existem outros hacks financeiros que também funcionam, como prestar atenção nos gatilhos que te fazem comprar mais e gastar além da conta. 

Saber como o seu cérebro toma decisões pode te ajudar a treiná-lo para que ele evite comportamentos que fazem mal pro bolso. Quer aprender a fazer isso? Leia mais aqui.

8. Ter um Maneki Neko em casa 

Também conhecido como o "gato da sorte" ou o "gato da fortuna", o Maneki Neko é um símbolo de proteção e prosperidade muito popular na cultura asiática. 

O nome vem do japonês e significa "o gato que acena". Em sua representação mais tradicional, o bichano tem orelhas vermelhas e eriçadas e uma das patas erguidas para o alto, como se quisesse chamar a atenção. Ele pode ser encontrado em diversas cores, mas branco e dourado costumam ser as mais populares. 

Funciona mesmo?

Além de ser um importante símbolo de proteção, o Maneki Neko é um belo enfeite para sua casa ou mesa no trabalho. 

Mas você pode potencializar o efeito do amuleto contratando um seguro de vida, de casa, de celular ou de carro, por exemplo. Além de proteger seu patrimônio contra imprevistos, com um seguro você recebe assistência especializada em diferentes situações. Entenda aqui como um seguro se relaciona com a sua vida financeira. 

9. Ter um cristal

Você sabia que um cristal pode atrair dinheiro? Para quem acredita em símbolos de proteção, essas formações geológicas com cores e formatos variados são carregadas de energia positiva. 

Cada cristal tem uma função específica, de acordo com sua cor, e pode ser usado para energizar ambientes e canalizar boas vibrações. A pirita e a ametista são dois exemplos de cristais associados à sabedoria, prosperidade e riqueza. 

Funciona mesmo?

Ter um cristal do seu lado certamente te trará mais paz interior. Mas sabe o que é ainda melhor? Aquela sensação de andar por aí sabendo que os boletos estão em dia. Se você está perdendo o sono pensando nas dívidas e não sabe por onde começar a pagar, aqui está um manual com o que priorizar

10. Acender um incenso

Há séculos, os incensos são utilizados por diferentes povos e culturas em rituais de purificação. Eles são feitos a partir da mistura de plantas e resinas aromáticas que, quando queimadas, liberam uma fumaça carregada de energia e aroma. A depender da combinação de ervas e fragrâncias, cada incenso terá um propósito. Se você deseja atrair mais dinheiro e fartura, aposte nos incensos de mirra e canela. 

Funciona mesmo?

Um incenso pode ser o símbolo de proteção que faltava para a sua coleção. Mas se você quer mesmo mudar sua vida financeira, um bom passo pode ser deixar de fazer coisas que te impedem de se organizar. Descubra quais situações podem estar te fazendo gastar por impulso e como mudar seus hábitos financeiros.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.