Pedir Conta e
Cartão de Crédito

em menos de 1 minuto
e grátis

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Produtos NuInvest Simulador de investiment...

Simulador de investimentos: saiba usar o da NuInvest

Com o simulador de investimentos, é possível comparar quanto seu dinheiro pode render em relação à poupança em títulos como Tesouro Direto, CDB, LC, LCI e LCA.



Quem começa a investir seu dinheiro normalmente entra em contato primeiro com os investimentos em renda fixa – aqueles em que é possível prever quanto seu dinheiro irá render. E um simulador de investimentos pode ajudar a entender os rendimentos de cada tipo de ativo.

O simulador da NuInvest, disponível abaixo, é uma ferramenta que ajuda a comparar a rentabilidade de alguns investimentos em renda fixa em relação à poupança.

Ganhe controle sobre suas finanças: assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo.

Antes de começar a investir, é muito importante conhecer seu perfil de investidor e os seus objetivos. Isso fará toda a diferença na sua jornada. A NuInvest e o Nubank aplicam um teste periodicamente para garantir que você saiba quais aplicações são adequadas ao seu perfil.

A seguir, siga o passo a passo e faça a comparação entre a poupança e outros investimentos no simulador.

Simulador de investimentos NuInvest

Escolha um dos títulos abaixo e responda às perguntas para fazer a comparação de rentabilidade com a poupança.

Investimentos de renda fixa do simulador: o que são eles?

Conheça as opções de investimentos que aparecem no simulador:

Tesouro Direto

O Tesouro Direto é um programa criado pelo Tesouro Nacional que permite investir em títulos públicos. Na prática, é como emprestar dinheiro para o governo e esperar que ele o devolva no futuro, com juros.

Confira os principais tipos de títulos do Tesouro Direto

  • Tesouro Selic: para quem quer ter a liberdade de tirar o dinheiro a qualquer momento. Varia conforme a taxa Selic, que é a taxa básica de juros da economia brasileira.
  • Tesouro Prefixado: normalmente, é indicado para quem pode deixar o dinheiro aplicado por um pouco mais de tempo, no mínimo, um ano. Prefixado significa que o rendimento já é determinado no momento da aplicação, e não varia de acordo com oscilações nas taxas. Ou seja, você sabe exatamente quanto vai resgatar no dia do vencimento.
  • Tesouro IPCA+: já este investimento costuma ser indicado só para quem pode deixar o dinheiro por mais tempo ainda entre três e cinco anos. O Tesouro IPCA+ está atrelado à inflação, ou seja, rende de acordo com as oscilações do IPCA.

CDB 

CDB significa Certificado de Depósito Bancário. De forma simplificada, com o CDB, uma pessoa está basicamente emprestando dinheiro para um banco em troca de juros. Na prateleira de CDBs da NuInvest, por exemplo, há opções de CDBs emitidos por diversos bancos.

Todo CDB tem um prazo de vencimento, e eles são bem variados. Esses títulos costumam ser emitidos para períodos que variam entre 30 dias e 5 anos. Portanto, nessa modalidade é possível fazer investimentos tanto de longo prazo como de curto prazo – é muito importante prestar bastante atenção antes de investir. Do contrário, seu dinheiro pode acabar preso por mais tempo do que você antecipava.

Na data de vencimento, você vai receber seu dinheiro de volta, mais o tanto que ele rendeu naquele período. Para deixar claro: retornarão para você o valor principal investido mais os juros. 

LC – Letra de Câmbio

A LC, sigla para Letra de Câmbio, funciona de forma parecida com o CDB. A diferença é que as Letras de Câmbio são títulos emitidos por financeiras, não bancos. 

Na prática, é como um empréstimo que o investidor faz a uma financeira em troca de uma remuneração, que pode ser prefixada ou pós-fixada. 

LCA e LCI

LCA é a sigla para Letra de Crédito do Agronegócio e LCI significa Letra de Crédito Imobiliário. Ambas são emitidas por instituições financeiras, mas com objetivos diferentes. 

A diferença entre elas está justamente no que é indicado pela última letra: a instituição financeira faz a emissão desses títulos e os destina ou para o para o setor agro ou setor imobiliário. 

Em suma, o dinheiro da captação de LCIs vai para o setor imobiliário, enquanto o dinheiro captado por meio de LCAs é destinado ao agronegócio. Esses dois tipos de investimento são isentos do pagamento de Imposto de Renda – é preciso declará-los, mas não há cobrança do imposto.

Os investimentos em CDB, LC, LCI e LCA contam com a garantia do FGC – Fundo Garantidor de Créditos, uma espécie de “seguro” do investidor. Já o Tesouro Direto é 100% garantido pelo Tesouro Nacional.

Quer saber mais sobre o FGC? Clique aqui.

As informações apresentadas no “Simulador” são simulações baseadas em projeções de mercado. Os resultados reais poderão ser significativamente diferentes. A rentabilidade líquida depende da tributação aplicável. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura. Os investimentos estão sujeitos à disponibilidade de lastro.

3.61

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Você já votou neste post