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Início Seu Dinheiro O que é Score, a pontua...

O que é Score, a pontuação que afeta o crédito do consumidor

Ele indica qual é seu perfil financeiro e pode ser consultado por empresas e bancos.

Compras feitas com cartão de crédito, dívidas e empréstimos realizados em diferentes instituições… Todas essas ações podem influenciar o Score do consumidor brasileiro. Mas… o que é Score?

O Score é uma pontuação entre 0 e 1000 que indica a probabilidade de as pessoas atrasarem ou não o pagamento de uma conta.  

Essa pontuação é considerada por instituições financeiras e empresas antes de concederem crédito – seja ele através de um cartão, empréstimo ou financiamento.

Quanto mais próxima a pontuação estiver de mil, melhor é o perfil financeiro da pessoa e, portanto, maiores as chances de ter um pedido de crédito aprovado.

Por outro lado, quanto menor a pontuação, maiores as chances de ela atrasar uma conta – e, portanto, de ter um pedido de crédito negado.

Na prática, o Score é usado para indicar as chances do cliente ser ou não um bom pagador e cada pontuação indica um risco de inadimplência:

  • Até 300 pontos: alto risco de inadimplência;
  • Entre 300 e 700: risco médio de inadimplência;
  • Acima de 700: risco baixo.

Como o Score é calculado?

O Score é calculado de acordo com o histórico de crédito dos consumidores com o mercado, dados de negativação (se seu CPF já teve restrições, o famoso “nome sujo”) e Cadastro Positivo, caso esteja aberto em seu nome.

O Serasa, responsável por calcular o Score, se baseia no histórico dos consumidores para chegar à pontuação. Esses dados variam ao longo do tempo: as dívidas, por exemplo, prescrevem cinco anos após a data de vencimento; passada a data, o CPF do consumidor não pode continuar restrito. Por isso, as dívidas com mais de 5 anos não entram no cálculo do Score.

Ter um Cadastro Positivo ajuda a melhorar o Score?

Segundo o Serasa, sim. Abrir seu Cadastro Positivo permite que os bancos e instituições analisem melhor seu perfil, vejam seu bom relacionamento com bancos e empresas, como você paga suas contas, etc.

Até mesmo quem está com o nome negativado pode entrar para o Cadastro Positivo – as contas pagas em dia também entram para o histórico e podem beneficiar o consumidor com uma análise mais completa.

Aqui você confere todas as informações sobre o Cadastro Positivo.

Por que as empresas consultam o Score dos clientes?

O objetivo, ao consultar o Score, é ter mais informações na hora de analisar o risco de oferecer crédito. Isso vale para bancos, operadoras de cartão, empresas que oferecem compras grandes parceladas, etc..

Toda empresa que contrata os serviços de consulta do Serasa pode ter acesso ao Score, independentemente do ramo ou setor em que atua. Ou seja: não são apenas instituições financeiras que podem checar o Score.

Por isso, nem todas as consultas feitas ao seu Score indicam que você está buscando crédito ou algum produto financeiro. Além disso, o número de consultas não diminui o seu Score.

Como saber qual é o seu Score

A consulta ao Score é gratuita e pode ser feita no site ou aplicativo do Serasa Consumidor. É necessário fazer um cadastro informando seu CPF, nome completo e dados para contato.

É possível aumentar o Score?

Segundo o Serasa, uma forma de melhorar seu Score é sempre pagar as contas em dia. Atrasos podem fazer com que a pontuação fique menor.

Além disso, quitar suas dívidas, empréstimos e financiamentos, até mesmo antecipadamente, também é uma forma de fazer seu Score subir – e ainda melhora seu “currículo financeiro” no Cadastro Positivo.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

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