Pedir Conta e
Cartão de Crédito

em menos de 1 minuto
e grátis

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Complete os campos ao lado para pedir sua Conta e Cartão de crédito

Agora complete abaixo para pedir sua conta e cartão de crédito

Precisamos de um CPF válido
Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu e-mail. Precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Investimentos Resgate antecipado nos i...

Resgate antecipado nos investimentos é uma boa opção?

Normalmente, esse processo envolve pagar taxas ou perder rendimentos da sua aplicação. Entenda como ele funciona.



Independentemente de quão bom seja o seu planejamento financeiro pessoal, imprevistos acontecem. Caso você tenha um dinheiro aplicado, um resgate antecipado pode ser necessário, tanto por necessidades pessoais, quanto por movimentações da Bolsa de Valores.

Entenda a seguir como esse procedimento funciona e quando ele é possível.

Esse conteúdo foi originalmente postado no blog da Easynvest. Em 17 de agosto de 2021, a Easynvest virou Nu invest e esse conteúdo foi transferido para o blog do Nubank.

O que é resgate antecipado nos investimentos?

Quando um dinheiro é investido, existe um acordo com o emissor sobre o período mínimo que ele deve permanecer rendendo. Mas isso não significa, necessariamente, que você não terá acesso a ele. O resgate antecipado é a retirada do dinheiro antes deste vencimento.

Dependendo do investimento escolhido, é possível solicitar o resgate antes do prazo do total ou de uma parte do valor aplicado. Contudo, pode ser que exista a necessidade de pagar taxas para realizar essa ação.

Qual o melhor momento para fazer um resgate antecipado?

Quando imprevistos financeiros surgem, é necessário dispor de uma quantia no menor tempo possível. O resgate antecipado é uma opção para que você os resolva.

A verdade é que não existe um momento ideal para fazer um resgate antecipado, já que cada tipo de aplicação tem suas regras.

Na maioria dos casos, quanto mais tempo o dinheiro estiver aplicado (e quanto mais próximo da data de vencimento do ativo), melhor.

Como esse dinheiro permaneceu em rendimento constante, às vezes por um um longo prazo, pode ser que as taxas para resgatá-lo antecipadamente sejam cobertas pelo valor atualizado. Assim, você não tem perdas significativas na quantia investida.

Resgate antecipado ou liquidez diária?

Ao investir, se você achar que tem chances de precisar do dinheiro investido em um curto prazo, é importante escolher aplicações com liquidez diária – ou seja, que permitam fazer o resgate do seu investimento a qualquer momento.

Investimentos com liquidez diária também são boas opções para construir a sua reserva de emergência, um dos passos mais importantes na vida financeira de uma pessoa. Trata-se de uma quantia que deve ser mantida para cobrir despesas imprevistas que demandam gastos maiores que os habituais.

Assim, você evita o resgate antecipado e o adiamento dos resultados em seus investimentos e, consequentemente, seus objetivos financeiros.

Para construir sua reserva de emergência, você pode investir em renda fixa, por exemplo, ou escolher uma conta de pagamentos com rendimento (como a conta do Nubank). Por exemplo, você pode aplicar em títulos públicos, como o Tesouro Selic e títulos do Tesouro Direto pré e pós-fixados. Existem ainda os CDBs e outros ativos com liquidez diária.

Marcação a mercado nos investimentos financeiros

Ao realizar o resgate antecipado, seu título será oferecido para venda antecipada a outros investidores pelo valor de mercado atual. Isso é chamado de marcação a mercado. Na prática, essa marcação leva em conta uma série de fatores que podem valorizar ou desvalorizar o papel. 

Assim, pode acontecer de você não ter 100% da rentabilidade acumulada e até mesmo perda do valor aplicado inicialmente. Por isso, é importante se planejar e efetuar esse procedimento apenas em situações extremas.

Qual a diferença entre liquidez diária e liquidez no vencimento?

Um título de liquidez diária pode ser resgatado a qualquer momento. Isso quer dizer que, independente de quando resgatar, você terá o valor aplicado inicialmente mais a rentabilidade proporcional ao período que permaneceu com o título, descontado o Imposto de Renda e/ou IOF.

O título com liquidez no vencimento funciona de outra forma. Na teoria, você deve permanecer com ele até a sua data final. Mas, em caso de emergências, pode realizar o resgate antecipado, lembrando que seu título poderá ser negociado a valores atuais.

Como funciona o resgate antecipado no Nu invest?

Para efetuar o resgate antecipado dos seus investimentos no Nu invest, basta acessar sua área pessoal no site ou no aplicativo e seguir alguns passos.

Investimentos com liquidez diária (resgate a qualquer momento):

  • Acesse a sua conta Nu invest pelo portal ou aplicativo;
  • Clique em “Acompanhar”;
  • Selecione o título de liquidez diária e clique em “Resgatar”;
  • Preencha o valor que deseja resgatar e confirme a operação com a sua assinatura eletrônica.

Existem algumas regras para o resgate antecipado de acordo com o momento em que você solicitou:

  • Pedido até às 14h em dias úteis: o valor será creditado em sua conta no mesmo dia após às 18h.
  • Pedido após às 14h em dias úteis: o valor será creditado em até foid dias úteis na sua conta
  • Pedido no final de semana ou feriados: considerar como data do pedido o próximo dia útil e crédito do valor até o final deste mesmo dia.

Investimentos com data de vencimento para resgate

  • Acesse a sua conta Nu invest pelo portal ou aplicativo;
  • Clique em “Acompanhar”;
  • Selecione o título de liquidez no vencimento e clique em “Resgate Antecipado”;
  • Selecione quantas unidades deseja resgatar e clique em “Resgatar”;
  • Preencha sua assinatura eletrônica e clique em “Confirmar”.

Para investimentos com liquidez no vencimento, o prazo para o dinheiro estar disponível na sua conta é de até dois dias úteis após a confirmação.

Após o resgate

Quando o valor do resgate entrar em sua conta Nu invest, será possível transferi-lo para a conta da sua instituição financeira. Veja os passos:

  • No menu lateral, acesse as opções “Minha Conta” e depois “Movimentação”;
  • Selecione no topo da página a opção “Retirada”;
  • Escolha a conta que você já tem cadastrada no Nu invest. Os números da agência e da conta aparecerão embaixo, para que você possa confirmá-los;
  • Preencha o valor desejado para retirar da conta Nu invest. Fique atento ao limite do seu investimento (a informação está no topo da página);
  • Digite o valor e confirme-o na janela ao lado;
  • Digite sua senha eletrônica da plataforma Nu invest.

Caso precise do valor do resgate no mesmo dia, faça a solicitação de retirada até às 14h – assim, o dinheiro será creditado em sua conta até o final do expediente bancário.

Importante: você ainda vai esbarrar por aí com a marca Easynvest, não estranhe. Estamos fazendo as mudanças aos poucos, pensando em todos os detalhes para deixar sua experiência incrível.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

5

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Você já votou neste post