Pular navegação

Resgate antecipado nos investimentos: entenda se vale a pena e o que acontece ao fazer isso

Normalmente, esse processo envolve pagar taxas ou perder rendimentos da sua aplicação. Entenda como ele funciona.

Foto de uma boia salva-vidas circular, presa na parede de um barco. A boia possui as cores vermelha e branca. O objetivo desta foto é ilustrar o conteúdo de resgate antecipado de seus investimentos.

Independentemente de quão bom seja o seu planejamento financeiro pessoal, imprevistos acontecem. Caso você tenha um dinheiro aplicado, um resgate antecipado pode ser necessário, tanto por necessidades pessoais, quanto por movimentações da Bolsa de Valores.

Entenda a seguir como esse procedimento funciona, quando ele é possível e o que acontece se você fizer um resgate antes da data de vencimento do seu investimento.

O que é resgate antecipado nos investimentos?

Quando você investe o seu dinheiro, você faz uma espécie de acordo com o emissor desse ativo –que pode ser uma instituição financeira (no caso de CDBs, por exemplo), do Tesouro Nacional (no caso de títulos públicos) ou até mesmo empresas (no caso de debêntures, por exemplo).

Mas que acordo é esse? É que grande parte dos investimentos, principalmente os de renda fixa, tem uma data de vencimento. Ou seja, quando você aplica neles, está concordando com essa data de vencimento –na prática, você concorda em apenas resgatar esse dinheiro no dia do vencimento.

Mas isso não significa, necessariamente, que você não terá acesso a ele. O resgate antecipado é a retirada do dinheiro antes deste vencimento e ele está disponível para muitos investimentos de renda fixa.

Dependendo do investimento escolhido, é possível solicitar o resgate do total ou de uma parte do valor aplicado. Contudo, ao fazer isso, pode ser que exista a necessidade de pagar taxas para realizar essa ação, sem contar o Imposto de Renda, que pode ficar maior.

Qual o melhor momento para fazer um resgate antecipado?

Quando imprevistos financeiros surgem, é necessário dispor de uma quantia no menor tempo possível. O ideal é que você tenha uma reserva de emergência para essas situações –e o dinheiro desse colchão financeiro precisa ficar num investimento com liquidez imediata, sem data de vencimento.

Mas, muitos imprevistos podem ser maiores do que o esperado e você pode ter que fazer um resgate antecipado de investimentos com data de vencimento (que não são os ideais para a reserva de emergência).

A verdade é que não existe um momento ideal para fazer um resgate antecipado, já que cada tipo de aplicação tem suas regras.

Na maioria dos casos, quanto mais tempo o dinheiro estiver aplicado (e quanto mais próximo da data de vencimento do ativo), melhor.

Como esse dinheiro permaneceu em rendimento constante, às vezes por um um longo prazo, pode ser que as taxas para resgatá-lo antecipadamente sejam cobertas pelo valor atualizado. Assim, você não tem perdas significativas na quantia investida.

Mesmo assim, é bom fazer um planejamento para que esse resgate antecipado não seja necessário porque alguma perda nessa hora é inevitável –seja pelo rendimento, seja pelo pagamento do Imposto de Renda.

O que acontece se eu fizer o resgate antecipado de um investimento?

Ao realizar o resgate antecipado, seu título será oferecido para venda antecipada a outros investidores pelo valor de mercado atual. Isso é chamado de marcação a mercado. Na prática, essa marcação leva em conta uma série de fatores que podem valorizar ou desvalorizar o papel. 

Assim, pode acontecer de você não ter 100% da rentabilidade acumulada e até mesmo perda do valor aplicado inicialmente. Por isso, é importante se planejar e efetuar esse procedimento apenas em situações extremas.

Além disso, é possível que você pague um Imposto de Renda maior do que esperava. Isso porque, para renda fixa, a cobrança do IR é regressiva –ou seja, quanto mais tempo o dinheiro ficar aplicado, menor é o imposto.

Ao investir e resgatar muito tempo antes do vencimento, você fica suscetível a uma alíquota maior, de acordo com o tempo em que o dinheiro ficou investido. Confira abaixo a tabela das alíquotas do IR em investimentos de renda fixa:

PrazoAlíquota
Até 180 dias22,5%
De 181 a 360 dias20%
De 361 a 720 dias17,5%
Acima de 721 dias15%

Qual a diferença entre liquidez diária e liquidez no vencimento?

Um título de liquidez diária pode ser resgatado a qualquer momento. Isso quer dizer que, independentemente de quando resgatar, você terá o valor aplicado inicialmente mais a rentabilidade proporcional ao período que permaneceu com o título, descontado o Imposto de Renda e/ou IOF.

O título com liquidez no vencimento funciona de outra forma. Na teoria, você deve permanecer com ele até a sua data final. Mas, em caso de emergências, pode realizar o resgate antecipado, lembrando que seu título poderá ser negociado a valores atuais, sem contar no impacto do imposto nessa negociação.

Vai precisar do dinheiro no curto prazo? Priorize investimentos de liquidez diária ou imediata em vez de fazer resgate antecipado

Ao investir, se você achar que tem chances de precisar do dinheiro investido em um curto prazo, é importante escolher aplicações com liquidez diária – ou seja, que permitam fazer o resgate do seu investimento a qualquer momento.

Investimentos com liquidez diária também são boas opções para construir a sua reserva de emergência, um dos passos mais importantes na vida financeira de uma pessoa. Trata-se de uma quantia que deve ser mantida para cobrir despesas imprevistas que demandam gastos maiores que os habituais.

Assim, você evita o resgate antecipado e o adiamento dos resultados em seus investimentos e, consequentemente, seus objetivos financeiros.

Para construir sua reserva de emergência, você pode investir em renda fixa, por exemplo, como em títulos públicos, como o Tesouro Selic, e até mesmo CDBs e outros ativos com liquidez diária ou imediata.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.