Pular navegação

Receita suspende débito automático de prestações de parcelamento

Em decorrência da Covid-19, parcelamentos com garantia, sem garantia e parcelas de débitos do Simples Nacional, com vencimento em maio, junho e julho, foram prorrogadas para o fim de 2020.

Débito automático prestações de parcelamento de dívida adiados: imagem mostra três retângulos roxos. Depois, uma barra de chocolate com linhas cortando as fileiras.

No dia 10 de junho de 2020, o Ministério da Economia anunciou que a Receita Federal irá suspender o débito automático das prestações de parcelamentos de dívida com vencimento nos meses de maio, junho e julho deste ano. 

As cobranças foram passadas para agosto, outubro e dezembro – com juros correspondentes à taxa Selic (a taxa básica de juros da economia). Se você quiser pagar na data original, consegue fazer isso gerando o DARF no site da receita.

Ou seja, quem tem parcelamentos formalizados perante a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) e pela Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil (RFB) e havia colocado o pagamento no débito automático não terá as parcelas de maio, junho e julho cobradas na conta cadastrada. 

A decisão tem o objetivo de ajudar as pessoas nesse período de pandemia e vale para parcelas são emitidas por meio do Regularize – como o parcelamento com garantia, sem garantia e parcelamento de débitos do Simples Nacional

Não quero adiar, e agora?

Caso o contribuinte queira pagar as parcelas nas datas originais (maio, junho e julho) precisará emitir o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) pela internet ou pelo Portal e-CAC, da Receita Federal. 

A parcela deve ser emitida dentro do mês em que será, de fato, paga.

Resumindo: Se você tem alguma parcela no débito automático com a Receita Federal, fique atento. Os meses de maio, junho e julho não serão cobrados de forma automática – mas sim em agosto, setembro e outubro – mas esse adiamento vem com cobrança de juros. Se quiser pagar na data original, acesse o site da receita para gerar um DARF. 

Lembrando que o Nubank não oferece a opção de débito automático.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.