Em 14 de setembro anunciamos oficialmente o lançamento do débito automático do Nubank. Com ele, você tem mais tranquilidade na hora de pagar as suas contas mensais, além de te ajudar a ter um maior controle do seu dinheiro.
E, para você entender como automatizar o pagamento das suas contas, reunimos abaixo 5 dúvidas comuns dos clientes Nubank sobre o débito automático.
1. Onde encontro o código do débito automático?
O código de débito automático pode estar em diferentes lugares da sua conta ou fatura. Geralmente, ele está nos cantos superior ou inferior e pode aparecer com diferentes nomes: código de débito automático, código do usuário, código débito automático banco, identificação para débito ou RGI.
Normalmente, o código do débito automático é bem menor do que o código de barras, com aproximadamente 10 algarismos.
Em outros casos, o código pode nem constar no boleto. Se isso acontecer, entre em contato com a concessionária ou empresa que emite a cobrança informando que você quer automatizá-la. Diga que você deseja cadastrar sua conta em débito automático e eles vão te informar o código.
Por isso, comece lá de cima: vá olhando linha por linha da sua conta ou fatura, e identificando se aparece o código de débito automático. Com o código em mãos, é só cadastrar o débito automático no app do Nu.
2. Como faço para cadastrar uma conta em débito automático no Nubank?
Centralizar todas as suas contas em único lugar te ajuda a ter mais controle sobre sua vida financeira. Se você já tem uma conta cadastrada em débito automático em outro banco e quer começar a pagá-la usando a sua conta do Nubank, basta seguir o passo a passo a seguir:
- Na tela inicial do app do Nu, role a tela até a área "Acompanhe também";
- Toque em "Assistente de pagamentos";
- Clique em "Cadastrar compromisso" e depois em “Débito Automático”;
- Escolha qual o tipo de conta deseja cadastrar;
- Selecione a empresa que deseja cadastrar;
- Coloque o Código de Débito Automático que é provido pela empresa (saiba o que é o código de débito automático e onde encontrá-lo);
- Coloque a data de vencimento da conta (assim te lembramos com antecedência, e durante o processo de cadastro em Débito Automático, de realizar o pagamento)
- Aceite os termos, coloque a senha e pronto! Sua solicitação de cadastro do débito automático foi enviada com sucesso.
Caso tenha registrado sua conta no Débito Automático do Nubank diretamente pelo provedor de serviços, basta autorizar seu cadastro no app do Nu seguindo o passo a passo:
- Na tela inicial do app, role a tela até a área "Acompanhe também"
- Clique em "Assistente de pagamentos"
- Clique na conta do beneficiário que está pendente de autorização
- Clique em “Autorizar cadastro”
- Aceite os termos, coloque sua senha e pronto!
Após fazer o cadastro, você receberá a mensagem de confirmação “solicitação de cadastro de débito automático enviada" pelo app e no seu e-mail.
3. Quais contas posso cadastrar em débito automático?
É possível cadastrar as contas essenciais e recorrentes, aquelas que temos que pagar todos os meses, como água, luz, telefone, gás, internet e até alguns tributos.
Depois de cadastrar as contas em débito automático, você ainda conseguirá visualizar todos os seus gastos recorrentes no app do Nubank, o que te ajuda na organização financeira.
Saiba como usar o débito automático do Nubank
4. Não encontrei a empresa na lista de beneficiários, e agora?
Nós temos uma longa lista de empresas conveniadas (incluindo os principais fornecedores do Brasil), e estamos ampliando constantemente essa lista e atualizando no aplicativo.
Caso ainda não seja possível registrar o seu boleto, basta pagá-lo manualmente por enquanto. Para isso, entre no aplicativo do Nu, clique em "Pagar", e depois selecione "Pagar um boleto" para concluir o pagamento manualmente. Fique de olho nas atualizações pois é possível que, em breve, a empresa já esteja conveniada ao Nu.
Como pagar boletos na conta do Nubank?
5. Quanto tempo demora para a finalização do cadastro da conta em débito automático?
Após fazer o cadastro e aparecer a mensagem de confirmação "solicitação de cadastro de débito automático enviada", é preciso esperar até três dias úteis para o cadastro ser confirmado.
Já a confirmação de cadastro e agendamento da primeira conta em débito automático pode levar até 45 dias – a depender da data de fechamento da sua fatura com a empresa.
Caso a data de vencimento da conta que você estiver cadastrando esteja próxima, é importante que o pagamento seja feito manualmente nesse primeiro momento, evitando atrasos e juro. Saiba como pagar boletos manualmente na conta do Nubank.
Mas, fique tranquilo: a gente te avisa pelo app e no seu e-mail sobre a atualização de cada etapa do processo de cadastro.
Bônus: conheça o Assistente de Pagamentos do Nubank
O Assistente de pagamentos do Nubank gerencia suas contas em um só lugar. Esse assistente virtual paga contas que estão programadas – sejam elas por boleto, débito automático ou Pix. Ele te lembra de datas de vencimento, avisa quando boletos são cadastrados no seu CPF e te conta quais pendências já foram pagas ou ainda estão em aberto. Com o Assistente de pagamentos, você também pode cadastrar seus compromissos financeiros de maneira rápida e descomplicada, e assim não precisa mais se preocupar em perder prazos.
Leia mais sobre débito automático:
Débito automático: 5 dicas para automatizar suas contas e se manter no controle
Como cancelar uma conta em débito automático no Nubank?
Assistente de pagamentos: Nubank te ajuda a manter as contas em dia