Pular navegação

Como usar o débito automático no Nubank?

O débito automático permite automatizar suas contas recorrentes direto no app Nu

Mulher ruiva de cabelo cacheados, deitada em uma rede e olhando para o horizonte, ao lado uma poltrona cinza e ao fundo alguns vasos de plantas.

O débito automático do Nubank é a função que permite a você programar e automatizar o pagamento das suas contas direto no app. Tudo do jeitinho Nubank que você já conhece: simples, prático, transparente e com você sempre no controle.

O débito automático do Nubank vai além de funções parecidas em outros bancos. Além de poder automatizar o pagamento daquela conta recorrente em apenas alguns cliques.

Assim, você tem tranquilidade e segurança de que suas contas estão sendo pagas em dia, sem preocupação.

Estamos liberando essa função aos poucos para os nossos clientes e, por isso, apenas alguns têm acesso por enquanto. Se esta função ainda não aparecer no seu app, fique tranquilo que te avisaremos quando ela estiver disponível para você.

Como usar o débito automático no Nubank?

O débito automático é uma das funcionalidades do assistente de pagamentos do Nubank, criado para te ajudar a automatizar aquelas transferências e contas recorrentes, e manter seus boletos em dia sem preocupação – como os de água, luz, telefone, gás e internet.

Funciona assim: em vez de pagar a conta manualmente todos os meses, você cadastra ela no débito automático e, na data de vencimento, ela é paga automaticamente com seu saldo disponível na conta pessoal ou na conta PJ.

Algumas vantagens do débito automático do Nubank são:

  • Ser notificado com antecedência caso não tenha saldo suficiente em conta na data do vencimento;
  • Pausar o pagamento automático em determinado mês e retomá-lo depois.

Como cadastrar uma conta em débito automático na conta do Nubank?

Para cadastrar uma conta, basta seguir o passo a passo abaixo no seu aplicativo:

  1. Na tela inicial do app do Nu, role a tela até a área "Acompanhe também";
  2. Toque em "Assistente de pagamentos";
  3. Clique em "Cadastrar compromisso" e depois em “Débito Automático”;
  4. Escolha qual o tipo de conta deseja cadastrar;
  5. Selecione a empresa que deseja cadastrar; 
  6. Coloque o Código de Débito Automático que é provido pela empresa (saiba o que é o código de débito automático e onde encontrá-lo);;
  7. Coloque a data de vencimento da conta (assim te lembramos com antecedência, e durante o processo de cadastro em Débito Automático, de realizar o pagamento)
  8. Aceite os termos, coloque a senha e pronto! Sua solicitação de cadastro do débito automático foi enviada com sucesso.

Após fazer o cadastro, você receberá a mensagem de confirmação “solicitação de cadastro de débito automático enviada" pelo app e no seu e-mail. 

O período de cadastro e agendamento da primeira conta em débito automático pode levar até 45 dias – a depender da data de fechamento da sua fatura com a empresa. 

Caso a data de vencimento da conta que você estiver cadastrando esteja próxima, é importante que o pagamento seja feito manualmente nesse primeiro momento, evitando atrasos e juro. Saiba como pagar boletos manualmente na conta do Nubank. 

Mas, fique tranquilo: a gente te avisa pelo app e no seu e-mail sobre a atualização de cada etapa do processo de cadastro. 

Como pausar o pagamento de uma conta em débito automático no Nubank?

Caso você decida pausar o pagamento em débito automático daquele mês, de uma conta específica, também é fácil. Veja como fazer isso no Nubank:

  1. Na tela inicial do app do Nu, role a tela até a área "Acompanhe também";
  2. Toque em "Assistente de pagamentos";
  3. Selecione a conta que deseja pausar o pagamento;
  4. Toque em “Pausar pagamento”;
  5. Digite sua senha de quatro dígitos e pronto, o débito automático da conta programado está desativado.

Simples, né? Caso você queira apagar a conta de uma vez do assistente de pagamentos, você também pode fazer isso em poucos cliques:

  1. Na tela inicial do app do Nu, role a tela até a área "Acompanhe também";
  2. Toque em "Assistente de pagamentos";
  3. Escolha qual a conta deseja apagar;
  4. Clique em "Configurar";
  5. Toque em "Deletar" e pronto! Feito isso, o débito automático será desativado.

Mas, atenção: para que a conta não seja paga automaticamente, você deve desativar o débito automático até às 23h59 do dia anterior à data de vencimento da conta. Caso contrário, o pagamento será realizado.

Dicas para usar o débito automático do Nubank

O débito automático do Nubank foi desenvolvido para te dar tranquilidade e segurança na hora de pagar aquelas contas mensais, mantendo você sempre no controle. Para melhorar ainda mais sua experiência, aqui vão algumas dicas importantes:

Confira se você tem saldo suficiente para pagar suas contas automáticas

Se no dia do pagamento não houver saldo suficiente, te avisaremos sobre a falha no pagamento. Então, será necessário quitar o boleto manualmente.

Para não ter esse problema, confira alguns dias antes se você tem saldo na conta. Se não tiver, é só depositar para garantir o pagamento do débito automático.

Desative o débito automático caso pague a conta manualmente

Se você pagar manualmente uma conta que está no débito automático, lembre-se de desativar o pagamento automático até às 23h59 do dia anterior ao vencimento. Caso contrário, a conta será paga duas vezes.

Entre em contato com a empresa caso a conta venha muito mais alta do que o normal 

Se o valor da conta vier muito mais alto do que o normal, entre em contato com a empresa que emitiu a cobrança para entender o que aconteceu. Assim, caso tenha algum problema, eles podem corrigir e você não sai no prejuízo.

Centralize todas suas contas e tenha mais controle sobre a sua vida financeira

Colocar todas suas contas em um único lugar te ajuda a ter menos surpresas no fim do mês, dando mais tempo e tranquilidade para você. No aplicativo, clicando no “Assistente de pagamentos” e depois em "Débito automático", você acompanha todas as contas cadastradas e continua cuidando de algo tão importante como seu dinheiro.

Leia mais sobre débito automático:

Sua fatura do cartão de crédito Nubank agora no débito automático

Débito automático Nubank: passo a passo para cadastrar uma conta

Qual a diferença entre DDA e débito automático?

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.