Pedir Conta e
Cartão de Crédito

em menos de 1 minuto
e grátis

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Empreender Gestão do Negócio Pix poderá ser usado po...

Pix poderá ser usado por empregadores para recolher FGTS

Segundo o Banco Central, isso poderá ser feito a partir do lançamento do FGTS Digital, previsto para janeiro de 2021.

O Pix mal começou a funcionar e já traz novidade pela frente: empregadores poderão usar o novo meio de pagamentos instantâneos do Banco Central para recolher as contribuições do FGTS, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. 

Segundo o Banco Central, o recolhimento do FGTS por Pix poderá ser feito a partir do lançamento do FGTS Digital, previsto para janeiro de 2021. O empregador também poderá usar os pagamentos instantâneos para recolher a contribuição social.

FGTS Digital? O que é isso?

FGTS Digital é uma plataforma que vai reunir, em um só lugar, a arrecadação, apuração, lançamento e cobrança do fundo de garantia. De acordo com o Ministério da Economia, a expectativa é que o sistema permita o acompanhamento virtual das contribuições pelas empresas.

FGTS via Pix

No dia 13 de novembro, o Banco Central divulgou uma resolução que ampliou as possibilidades de uso do Pix, incluindo o recolhimento do FGTS por empregadores. 

Segundo o BC, a integração do FGTS com o Pix deve trazer alguns benefícios ao fundo, como mais agilidade no recebimento de recursos, maior facilidade de conciliação e maior número de instituições autorizadas a receber as contribuições – o que deve reduzir os custos para o Fundo de Garantia. 

Com isso, a expectativa é que os custos de recolhimento do FGTS também diminuam para os empregadores.

Quer saber mais sobre o Pix? Confira nossa página de conteúdos

Este texto faz parte da missão do Nubank de lutar contra a complexidade do sistema financeiro para empoderar as pessoas – físicas e jurídicas. Com a conta PJ, queremos ajudar donos de pequenos negócios, empreendedores e autônomos a focarem no que realmente importa. Saiba mais.

3.8

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Você já votou neste post