Pular navegação

Pix poderá ser usado por empregadores para recolher FGTS

Segundo o Banco Central, isso poderá ser feito a partir do lançamento do FGTS Digital, previsto para janeiro de 2021.

Pix FGTS: ilustração de relógio despertador e uma moeda de um Real

O Pix mal começou a funcionar e já traz novidade pela frente: empregadores poderão usar o novo meio de pagamentos instantâneos do Banco Central para recolher as contribuições do FGTS, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. 

Segundo o Banco Central, o recolhimento do FGTS por Pix poderá ser feito a partir do lançamento do FGTS Digital, previsto para janeiro de 2021. O empregador também poderá usar os pagamentos instantâneos para recolher a contribuição social.

FGTS Digital? O que é isso?

FGTS Digital é uma plataforma que vai reunir, em um só lugar, a arrecadação, apuração, lançamento e cobrança do fundo de garantia. De acordo com o Ministério da Economia, a expectativa é que o sistema permita o acompanhamento virtual das contribuições pelas empresas.

FGTS via Pix

No dia 13 de novembro, o Banco Central divulgou uma resolução que ampliou as possibilidades de uso do Pix, incluindo o recolhimento do FGTS por empregadores. 

Segundo o BC, a integração do FGTS com o Pix deve trazer alguns benefícios ao fundo, como mais agilidade no recebimento de recursos, maior facilidade de conciliação e maior número de instituições autorizadas a receber as contribuições – o que deve reduzir os custos para o Fundo de Garantia. 

Com isso, a expectativa é que os custos de recolhimento do FGTS também diminuam para os empregadores.

Quer saber mais sobre o Pix? Confira nossa página de conteúdos

Este texto faz parte da missão do Nubank de lutar contra a complexidade do sistema financeiro para empoderar as pessoas – físicas e jurídicas. Com a conta PJ queremos ajudar donos de pequenos negócios, empreendedores e autônomos a focarem no que realmente importa. Saiba mais e peça sua conta PJ do Nubank.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.