Pular navegação

Pix no Nubank: tudo que você precisa saber para usar

O meio de pagamento instantâneo mais popular do Brasil permite que você realize transferências gratuitas, 24 horas por dia, todos os dias da semana. Fazendo Pix no Nubank, você tem acesso a todas as vantagens e mais.

Vista de cima a parte de trás do topo da cabeça de uma mulher que segura na sua mão esquerda seu celular visualizando sua conta no aplicativo do Nubank, enquanto com a outra mão despeja suco de uva de uma jarra transparente em um copo, do lado uma tigela de castanhas e ao fundo uma porção de frutas dentro de uma pia.

O Nubank nasceu com a missão de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Com produtos digitais, sem tarifas abusivas e sem burocracias, a gente dá a liberdade para nossos clientes controlarem seu dinheiro de maneira simples e sem complicações. 

É por isso que, aqui no Nubank, a gente ama o Pix – o meio de pagamentos instantâneo do Banco Central e o mais utilizado entre os brasileiros.

O Pix no Nubank funciona praticamente como em todos os bancos e fintechs do país: você pode fazer transferências e pagamentos 24 horas por dia, todos os dias, inclusive aos finais de semana e feriados.  

Mas, antes mesmo de o Pix surgir, nós já adiantamos essa tendência com a nossa conta digital, oferecendo TEDs gratuitos e ilimitados para outras contas de qualquer banco.  

Então, com a chegada do Pix, em 2020, com a chegada do Pix, o mundo ficou um pouco mais do jeito que nós sempre sonhamos – e isso é ótimo! Você pode transferir a partir da sua conta do Nubank sem pagar nada e sem precisar gerar boleto para escapar das tarifas dos outros bancos. 

Confira, abaixo, tudo o que você precisa saber sobre o Pix no Nubank.

Saiba mais sobre como usar o Pix na conta PJ do Nubank.

Como usar o Pix no Nubank? 

Para acessar o Pix do Nubank, basta você ter uma conta do Nu. O serviço está disponível no nosso aplicativo é ilimitado e gratuito para todos – tanto para usuários de contas pessoais quanto para contas PJ. 

Encontrá-lo no app também é bem simples. Na página inicial, você já encontra o símbolo do Pix do lado esquerdo da tela, sinalizado como "Área Pix". Ao clicar nele, você será direcionado para a página com todas as possibilidades de uso do Pix do Nubank, como enviar dinheiro, receber ou depositar, configurar seus limites e registrar chaves Pix.  

No vídeo abaixo, a gente te explica, em detalhes, como usar o serviço no aplicativo:

https://www.youtube.com/watch?v=Wvz0Yiss4Go

O que são as chaves Pix? Como registrar? 

Se quiser simplificar ainda mais suas transações, você tem a opção de cadastrar uma chave do Pix, que funciona como um "apelido" para a sua conta, ou um endereço simplificado. Você registra uma informação sua como chave e só precisa passar esse dado na hora de receber um pagamento. 

Por exemplo, você pode registrar o seu e-mail como chave do Pix na conta do Nubank. Na hora de receber um depósito, não precisa passar o número da conta, agência, CPF, etc. É só passar seu e-mail para quem vai fazer o pagamento e ele estará vinculado direto à sua conta do Nubank. Sempre que alguém colocar seu e-mail como "destinatário" do Pix, o dinheiro cai direto nela.  

Registrar uma chave não é obrigatório – você consegue fazer um Pix usando os dados bancários das contas. No entanto, as chaves são uma forma de facilitar e agilizar esse processo. 

Alguém te obrigou a cadastrar a chave Pix? Corre que é cilada

Tipos de chaves do Pix

É possível registrar quatro tipos de chaves Pix:

  • CPF ou CNPJ;
  • Número de telefone celular;
  • E-mail;
  • Ou a chamada "chave aleatória" – uma sequência de números e letras gerada pelo próprio sistema do Pix, no nosso app.

Pessoas físicas podem registrar um total de até cinco chaves por conta da qual sejam titular, enquanto pessoas jurídicas poderão registrar até vinte chaves, também para cada conta. Só não é possível registrar uma mesma chave em mais de uma conta. 

Como registrar uma chave do Pix no Nubank?

  • Na tela inicial do app do Nubank, clique em “Área Pix”, indicada com símbolo do meio de pagamento;
  • Na parte inferior da tela, toque em “Registrar ou trazer chaves”;
  • Escolha as chaves que você deseja registrar: CPF, número de telefone, e-mail ou chave aleatória; no caso do número do celular e e-mail, é necessário inserir o código enviado para autenticar o registro.

Cuidado ao compartilhar seus dados!

Sempre que você compartilhar sua chave Pix com outra pessoa, ela verá, no momento de enviar um pagamento ou transferência a você, seu nome completo, os seis dígitos do meio do seu CPF, e o registro da chave em uma conta do Nubank.

Assim, quando você compartilha uma chave, quem usá-la para fazer um pagamento terá acesso aos dados mencionados. Por isso, fique atento sobre como e com quem você divide suas chaves.

Excluir suas chaves do Pix

Se você quiser, também é possível excluir suas chaves do Pix da sua conta do Nubank. O passo a passo é simples:

  • Na tela inicial do app Nu, toque sobre a "Área Pix" e clique em “Configurar Pix”;
  • Toque em "Minhas chaves" e, em seguida, na chave que deseja excluir;
  • Selecione a opção “Excluir chave”;
  • Digite sua senha de 4 dígitos – e pronto!

Portabilidade de chaves do Pix

Você também pode pedir portabilidade de chaves do Pix para a conta do Nubank. Funciona assim: quando você tenta cadastrar, no nosso app, uma chave já registrada em outra conta, você receberá uma mensagem perguntando se deseja ou não iniciar a portabilidade.

Depois, o DICT, sistema do Banco Central que gerencia o cadastro das chaves do Pix, é responsável por conectar as duas instituições e garantir que a portabilidade seja feita.

Como funciona a portabilidade de chave Pix?

Na prática, portanto é só seguir o passo a passo para registrar as chaves, mas adicionando uma chave que você registrou em outra conta - e então confirmar o pedido após receber o aviso da instituição onde a chave estava previamente cadastrada. 

A instituição na qual a chave estava previamente registrada deverá te enviar esse pedido de confirmação em até 10 minutos. Depois que você confirmar, a instituição deverá concluir a portabilidade em até 1 minuto, quando você receberá uma notificação do banco para onde migrou sua chave te avisando que deu tudo certo.

Enquanto você não fizer a confirmação, a chave continuará vinculada à conta anterior, e caso você não confirme em até sete dias, a portabilidade é automaticamente cancelada.

O que eu posso fazer com Pix? 

O Pix é um meio de pagamento tal como TED, DOC, cartão de crédito e débito. Portanto, com ele, é possível fazer transferências e pagamentos online ou em estabelecimentos físicos. 

Além das transações por meio das chaves do Pix ou dados da conta, também dá para fazer pagamentos usando o Pix Copia e Cola e o QR Code

Atualmente, o Pix é tão popular que está disponível para os mais diversos serviços: de pagamentos de taxas públicas, casas lotéricas a negociação de dívidas. Pelo Pix do Nubank, você também pode programar transações, enviar uma cobrança e pagar com Pix usando o limite do cartão de crédito.   

Confira aqui todas as possibilidades de usar o meio de pagamento 

Pix no crédito do Nubank

Com o Pix no crédito do Nubank você pode utilizar o limite do seu cartão de crédito em pagamentos via Pix, seja para pessoas físicas ou jurídicas. Elas continuam recebendo os valores na hora, mas você consegue pagar no seu ritmo. 

É possível fazer esse pagamento em uma única parcela, cobrada na sua fatura atual, ou em até 12 vezes no seu cartão. Ou seja, com o Pix no crédito, você ganha mais uma opção para controlar o seu dinheiro. 

Tudo isso de forma simples e transparente: ao fazer um Pix no crédito, você pode simular as parcelas e conferir as taxas que serão cobradas antes de confirmar a transação.

Pix Programado do Nubank

Assim como todos os nossos produtos, o Pix Programado do Nubank foi criado para simplificar a vida das pessoas. A função permite que clientes da conta do Nubank automatizem aquelas transferências Pix que realizam todo mês, toda semana ou até quinzenalmente. Tudo isso de forma simples e segura, dentro da "Área Pix" ou via Assistente de Pagamentos do app do Nu. 

Assim, sobra mais tempo para dedicar a outras atividades com a garantia de que suas transferências serão feitas com segurança e dentro do prazo que precisam. 

Pix programado na conta PJ do Nubank: veja como fazer 

Leia mais sobre o Pix do Nubank: 

Como agendar um Pix no Nubank? 

Como gerar QR Code Pix no app do Nubank?

Pix no Crédito do Nubank: o que acontece com o meu limite do cartão? 

Navegue
    Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.