Pedir Conta e
Cartão de Crédito

em menos de 1 minuto
e grátis

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Seu Dinheiro Pix Quais as vantagens do Pi...

Quais as vantagens do Pix para empresas?

Com o novo meio de pagamentos, empresas e PJ vão poder receber de seus clientes em tempo real, direto na conta.

Quem tem um negócio próprio sabe quão importante é ter dinheiro em caixa – seja para pagar contas e salários, investir no crescimento ou guardar. Mas fazer isso pode ser um desafio com muitos pagamentos caindo dias ou semanas depois.

Por isso, a chegada do Pix, novo meio de pagamentos instantâneos, pode facilitar a vida de muitas empresas – seja MEI, micro ou pequena empresa ou companhias maiores. Veja, abaixo, esta e outras vantagens do Pix para empresas.

Primeiro, o que é Pix?

O Pix é um novo meio de pagamentos anunciado pelo Banco Central em fevereiro de 2020. Ele vai permitir transferências e pagamentos em tempo real – independentemente do dia ou horário e para qualquer instituição financeira.

Em outras palavras: pessoas – físicas e jurídicas – vão poder enviar e receber dinheiro por meio do Pix, ganhando mais uma opção além de TED, DOC, boleto e cartão, por exemplo.

O Pix não é um app nem é exclusivo de uma instituição específica. Praticamente todos os bancos do país vão oferecer o novo meio de pagamentos dentro dos canais que os clientes já estão acostumados a usar, como app e internet banking.

Tire suas dúvidas sobre como o Pix vai funcionar para empresas

O cadastro para usar o Pix começa no dia 5 de outubro, mas ele passa a funcionar em novembro: de forma restrita no dia 3 de novembro – para alguns usuários e em horários limitados – e para todo mundo no dia 16 do mesmo mês – data oficial de lançamento.

Quais as vantagens do Pix para empresas?

As vantagens do Pix para empresas variam de acordo com o uso – receber ou fazer pagamentos.

Vantagens de receber via Pix

  • As transações podem acontecer em qualquer horário e qualquer dia da semana – incluindo finais de semana e feriados;
  • Os pagamentos vão ser direto entre pagador e recebedor – sem intermediários que podem tornar as transações mais caras e demoradas;
  • O dinheiro cai direto na conta em poucos segundos;
  • As tarifas são mais baratas se comparadas às de outros meios de pagamento, como cartão e boleto;
  • Dá para receber de um jeito fácil e prático usando QR code – a partir de outubro, inclusive, empresas poderão usar apenas um código para receber via diferentes meios de pagamento, incluindo o Pix;
  • Também é possível receber pagamentos usando as chaves Pix, como e-mail, número de telefone e CPF;
  • Fica mais fácil fazer o fluxo de caixa do negócio ao receber em tempo real.

Vantagens de fazer um Pix

  • As transferências podem ser feitas em qualquer horário e qualquer dia da semana – incluindo finais de semana e feriados;
  • É possível pagar fornecedores, funcionários e até tributos em tempo real – como se fosse uma transação com dinheiro, mas digital;
  • Dá para fazer transações usando apenas as chaves Pix, em vez das informações tradicionais como número da conta, agência, banco e CPF ou CNPJ;
  • Para fazer um Pix, basta ter um celular à mão.

Resumindo…

O Pix vai ser uma opção mais rápida, fácil e barata de receber e fazer pagamentos e transferências, dando mais possibilidades às empresas brasileiras.

Fique por dentro das novidades do Pix e do Pix no Nubank

Quer saber mais sobre o Pix? Confira os conteúdos abaixo:

Este texto faz parte da missão do Nubank de lutar contra a complexidade do sistema financeiro para empoderar as pessoas – físicas e jurídicas. Com a conta PJ, queremos ajudar donos de pequenos negócios, empreendedores e autônomos a focarem no que realmente importa. Saiba mais.

2

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Você já votou neste post