Pular navegação

O que é scalper?

Uma das estratégias de operar day trade, o scraping funciona em períodos curtíssimos de tempo e fornece ganhos no volume.

Bolsa de Valores: carrinhos de uma montanha russa com pessoas sobre o trilho roxo.

Existem diversas técnicas para operar na bolsa de valores - entre elas, o day trade, em que todas as operações são finalizadas em um mesmo dia, no mesmo pregão. Especificamente no day trade, uma das estratégias usadas é o scalping - mas o que é scalping, na prática? Como funciona?

O que é scalping?

Em uma explicação menos técnica, o scalping é uma estratégia em que o trader fica de olho nas pequenas variações dos preços de ativos da bolsa - e visa lucrar com elas. 

Como essas variações tendem a acontecer a todo o momento, o trader que opera com scalping faz muitas operações de compra e venda, todas curtíssimas (de segundos ou até poucos minutos), tentando aproveitar as variações, sejam elas para mais ou para menos.

Ela é uma estratégia, como se diz no mercado financeiro, "arrojada" - de maior risco, no caso. Os ganhos vêm de acordo com a quantidade de operações que são feitas, já que a variação, por ser tão rápida, tende a ser menor.

São três as principais técnicas usadas pelos traders que operam com o scalping:

  • Análise técnica, que consiste em analisar os movimentos do mercado de forma gráfica, usando gráficos que mostram a variação dos preços de forma a tentar prever as futuras movimentações daquele ativo;
  • Tape reading, uma técnica de análise do mercado que permite acompanhar as mudanças nos preços de ativos e as ofertas de cada empresa a partir das movimentações de grandes investidores, que movimentam grandes volumes;
  • E VWAP, que é a sigla em inglês para Preço Médio Ponderado pelo Volume. Esse indicador é calculado para cada ação negociada e a partir da quantidade de ações negociadas e o preço de cada uma delas, dividido pelo volume total de ações. Na prática, o VWAP é calculado por: número de ações negociadas x preço / volume total de ações da empresa.

E scalper? O que é?

O trader (quem opera com ativos de renda variável) que opera usando a estratégia de scalping é chamado de scalper. Existe uma razão para que sejam chamados assim: o termo scalper, na tradução livre para o português, significa "cambista", relacionando a prática à agressividade e ao risco dessa estratégia de operações.

Mas vale dizer: operar com scalping é uma prática legal e que pode ser feita por qualquer pessoa que opere na bolsa de valores.

Vale a pena operar com scalping?

Depende. O scalping é um tipo de operação arriscada, que demanda que o trader entenda, de forma muito rápida, os movimentos dos ativos - e tome decisões a partir deles.No geral, essa é uma prática mais adotada por pessoas que já são acostumadas a operar com ativos de renda variável e que já têm conhecimentos mais aprofundados de como funciona esse mercado - investidores com perfil de investimento moderado a agressivo, com alta tolerância a riscos. 

Se esse é o seu perfil de investidor, vale dizer também que essa é uma estratégia de quem quer investir pensando sempre no curtíssimo prazo, uma questão de minutos. Por isso, ela não é indicada para quem pensa no longo prazo.

Quer entender mais sobre investimentos?

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.