Pular navegação

Como acessar os ganhos dos seus investimentos no app do Nubank?

Clientes Nu que investem em ações, BDRs e fundos imobiliários vão conseguir monitorar seus ganhos com dividendos e outros proventos, como aluguéis e bonificações.

O Nubank nasceu para acabar com a complexidade do sistema financeiro e devolver às pessoas o controle sobre o próprio dinheiro. Para quem investe, monitorar de forma simples e transparente o desempenho dos ativos que escolheu é fundamental. 

Por isso, criamos uma nova experiência para que os clientes que investem pelo aplicativo do Nubank consigam checar seus ganhos com proventos. 

A nova experiência do aplicativo do Nubank, que traz informações transparentes sobre os proventos, nasceu para ajudar os investidores a tomarem melhores decisões de investimentos, de acordo com o seu perfil e seus objetivos. A mudança está sendo aplicada aos poucos para os nossos clientes. Mantenha o seu app atualizado.

O que são proventos?

Proventos são rendimentos "extras" que empresas e fundos imobiliários que estão na Bolsa distribuem aos seus acionistas e cotistas. Ou seja, algumas empresas pagam um dinheiro extra a quem compra suas ações ou cotas de fundos imobiliários

Na prática, provento é aquele dinheiro extra que cai direto na sua conta da corretora. Por isso, essa renda é chamada de renda passiva. 

Muitos investidores, principalmente aqueles que pensam no longo prazo, apostam em uma estratégia de investimentos focada em renda passiva. Para eles, ter dinheiro "pingando" todo mês é tão importante quanto a valorização do ativo ao longo do tempo.

Quais tipos de proventos existem?

Existem basicamente quatro tipos de proventos pagos em dinheiro ao investidor. 

Dividendos de ações ou BDRs

Os dividendos são parte do lucro das empresas listadas em Bolsa que são distribuídos aos investidores. No geral, as empresas que pagam dividendos costumam distribuir, no mínimo, 25% do lucro líquido ajustado. 

Mas, quando uma empresa não está gerando lucros, ela pode suspender esse pagamento aos investidores. 

O pagamento de dividendos pode ser mensal, trimestral, semestral ou até mesmo anual. Cada empresa determina as regras para essa distribuição do lucro. 

Cada investidor recebe dividendos proporcionais à quantidade de ações ou BDRs que ele tem em carteira. Por isso, quanto mais ações você tiver de uma empresa que paga dividendos, mais dividendos recebe. 

Este tipo de provento é isento de Imposto de Renda para pessoas físicas. 

Juros sobre Capital Próprio de ações

Conhecidos como JCP, os Juros sobre Capital Próprio também são um pagamento a mais para o investidor. A diferença é que, enquanto o dividendo é a distribuição de parte do lucro, os Juros sobre Capital Próprio distribuídos são parte do patrimônio da companhia. 

E por que uma empresa distribuiria seu patrimônio? Em troca de benefícios fiscais, como desconto de Imposto de Renda que ela tem que pagar. Na prática, é uma maneira que as empresas encontram de pagar menos tributos. 

É importante reforçar, contudo, que nem todas as empresas da Bolsa pagam JCP.

O pagamento dos Juros sobre Capital Próprio é parecido com o dos dividendos: cada investidor recebe um valor proporcional à quantidade de ações que tem. 

Rendimentos de fundos imobiliários

Gestores de fundos imobiliários investem, essencialmente, em empreendimentos imobiliários, como prédios comerciais, residenciais e shoppings, por exemplo. Quando você compra cotas de fundos imobiliários (FIIs), você se torna dono de um pedacinho desse fundo. 

Assim, se esses imóveis são alugados, você também recebe um pedacinho do aluguel cobrado. Esse aluguel é o rendimento do FII.

O fundo imobiliário, assim como qualquer fundo, é dos cotistas  ou seja, de quem investe. Por isso, no caso dos FIIs, a gestora deve distribuir, no mínimo, 95% de todo o aluguel recebido durante o semestre aos cotistas (investidores). 

Esse rendimento é creditado automaticamente em sua conta da corretora.

Bonificação  

Quando a empresa quer aumentar seu capital e está passando por uma boa fase, em vez de distribuir dinheiro aos seus acionistas, ela pode optar por recompensá-los com a bonificação de ações. 

Ou seja, na prática, você vai receber determinado número de novas ações proporcional à quantidade original, sem custo nenhum.

Por exemplo: você tem 100 ações de uma determinada empresa. Como forma de bonificação, receberá 5% de novas ações, ou seja, 5 ativos a mais, sem alterar o valor da custódia –ou seja, sem mudança no valor total que você tem de ações.

Proventos: o que mudou no app do Nubank? 

A solução atual permite que o cliente monitore o quanto determinada ação, BDR ou fundo imobiliário se valorizou (ou se desvalorizou), desde o primeiro dia do investimento, sem considerar o recebimento dos proventos.  

Agora, é possível não apenas saber a valorização (ou desvalorização) do ativo, como também quanto de proventos ele está pagando. O aplicativo já apresenta as ações brasileiras, globais (BDRs) e os fundos imobiliários em ordem, dos que mais renderam no último ano aos que menos renderam. 

A novidade é que agora também é possível checar quanto um fundo imobiliário pagou de rendimento (ou aluguel) por cota, e também quanto uma empresa pagou de dividendos por ação. 

É possível verificar o histórico de pagamentos, a frequência e a data do último e do próximo depósito. Além disso, também é possível checar impostos sobre os rendimentos, frequência de pagamentos e o potencial retorno de cada investimento durante toda a experiência em renda variável. 

O cliente também poderá verificar os seus últimos pagamentos em reais e acompanhar todo o seu histórico de recebimentos. Assim, o investidor consegue entender se vale a pena continuar com aquele ativo, considerando sua estratégia individual e também consegue se planejar. 

Passo a passo para verificar os proventos de fundos imobiliários e ações no app do Nubank

Para conseguir acessar a nova experiência, basta seguir os seguintes passos: 

  • Abra o aplicativo do Nubank; 
  • Selecione a aba planejamento, que é identificada com o símbolo do cifrão ($); 
  • Clique em "Investimentos", depois selecione "Investir";
  • Selecione "Bolsa de Valores";
  • Na tela, você escolhe o que quer acompanhar: fundos imobiliários (FIIs), ações globais (BDRs), ações brasileiras ou ETFs. Apenas FIIs e ações pagam algum tipo de provento;
  • Ao escolher a opção FIIs, ações globais ou ações brasileiras, já é possível acessar a lista de todos os ativos que estão na Bolsa de Valores. A novidade é que, nessa mesma tela, você acompanha o quanto esse fundo ou ação pagou de proventos no último mês; 
  • Selecione um fundo ou ação que você tenha interesse. Além de informações como setor, tipo do ativo e o preço atual dele, você também tem a opção "Proventos";
  • Ao entrar em "Proventos", o investidor acessa as seguintes informações: 

Tipo de proventos: se é rendimento (no caso de FIIs), dividendos, juros sobre capital próprio ou bonificação (no caso de ações); 

Histórico de proventos pagos: quanto o ativo pagou de proventos nos últimos 12 meses; 

Rendimento por cota, se você escolheu um fundo imobiliário; ou dividendo por ação, se o ativo for uma ação global ou brasileira; 

Frequência do pagamento: se é mensal, trimestral, semestral ou anual; 

Último pagamento: quando aquele ativo pagou proventos pela última vez; 

Próximo pagamento estimado;

Retorno por cota: se você escolheu um FII. Também conhecido como Dividend Yield (DY), esse percentual é resultado da divisão entre o valor que esse fundo pagou de rendimento e o valor atual da cota;    

JCP por ação: em ações, você consegue monitorar também o quanto de juros sobre capital próprio determinado ativo pagou ao investidor, a frequência e o próximo pagamento estimado.  

Com essas informações, o investidor consegue tomar uma melhor decisão de investimentos. Agora, veja como acompanhar os proventos dos ativos que já estão na sua carteira.

Como acompanhar os seus proventos no app do Nubank?

Para conseguir acessar os seus proventos, é só seguir este caminho no aplicativo: 

  • Selecione a aba planejamento, que é identificada com o símbolo do cifrão ($); 
  • Clique em "Bolsa de Valores";
  • Nessa tela, é possível checar todos os ativos que o investidor tem na carteira, o valor aplicado e o rendimento. Agora, com a nova experiência, também dá para consultar o valor total de proventos recebidos; 
  • Selecione um fundo imobiliário ou uma ação que quer acompanhar; 
  • Clique em "Meus proventos"; 
  • Nessa tela, você vai acessar as seguintes informações: 

Quantidade de cotas, se o ativo for um fundo imobiliário, ou quantidade de ações, se você selecionar ações; 

Taxa de retorno anual (ou Dividend Yield): no caso dos FIIs, é o resultado da divisão entre o valor pago de rendimento em um ano e o valor atual da cota. No caso de ações, é a divisão entre o valor total de dividendos pagos em um ano e o preço atual do papel;

Histórico: mostra os valores de proventos pagos mês a mês.  

Por que consultar os proventos é importante para investir? 

Ao saber quanto uma ação ou fundo imobiliário está pagando de proventos, você consegue entender melhor o peso do ativo na sua carteira e na sua estratégia de investimentos. 

Por exemplo: se o seu objetivo é investir para receber renda passiva, saber quais são os ativos que pagam mais proventos facilita a sua tomada de decisão.

Veja outros benefícios da nova experiência do aplicativo do Nubank: 

  • É possível criar uma estratégia de investimentos com foco em renda passiva com mais clareza;
  • Dá para analisar quais ativos da sua carteira estão pagando mais proventos e, com isso, você consegue decidir se vende ou compra mais;
  • Acompanhar quanto um ativo está rendendo para você, em reais, e não em porcentagem, te ajuda a entender quanto de fato está entrando no seu bolso;
  • Com a nova experiência, você consegue controlar melhor os rendimentos dos seus investimentos.

Quer entender como a Bolsa de Valores funciona? Assista ao vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=TmylgeB7sNE

Leia também

App do Nu agora tem área de favoritos para investimentos de renda variável

Bolsa de Valores: guia completo para começar a investir

Como funciona o rendimento das Caixinhas do Nubank?

Navegue
    Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.