Pular navegação

Como o Nubank usa inteligência artificial para proteger os clientes?

Usando modelos de inteligência artificial, o Nubank é capaz de coibir comportamentos suspeitos e aumentar o nível de segurança das transações e serviços sem afetar a rotina dos clientes.

Mão esquerda de uma mulher com uma pulseira de pérolas segurando um cartão do Nubank em primeiro plano, ao fundo em um plano desfocado várias bicicletas enfileiradas no chão e uma bicicleta pendurada na parede.

Desde a sua fundação, em 2013, o Nubank é uma empresa 100% digital. Essa característica nos colocou na vanguarda das instituições financeiras que usam a tecnologia para ajudar os clientes. Nós sempre buscamos soluções inovadoras para problemas complexos – e é por isso que as ferramentas que o Nubank oferece sempre usaram modelos de inteligência artificial (IA) para proteger e facilitar o dia a dia de quem usa os nossos produtos e serviços.  

No momento em que uma pessoa abre a conta do Nubank e ao longo de todo o nosso relacionamento, nós usamos IA como um facilitador para entender qual é o padrão de comportamento do usuário e coibir ações que fogem do habitual, para aumentar sua proteção e evitar fraudes.

Nossos algoritmos são constantemente alimentados com informações que nos ajudam a te proteger. No Nubank, os modelos de IA são utilizados em benefício dos clientes e em conformidade com as normas de privacidade e proteção de dados e também em linha com regulamentos expedidos pelos órgãos do Sistema Financeiro Nacional. Tudo isso para garantir que nossos modelos atuem de maneira segura e confiável.

Entenda, a seguir, como o Nubank usa IA para proteger o seu dinheiro.

Nubank e inteligência artificial: como a tecnologia é usada na prevenção de golpes?

Tanto as transações no app quanto as compras com o cartão do Nubank são protegidas por uma série de defesas que usam inteligência artificial. Elas atuam de forma silenciosa, sem afetar a rotina dos clientes, mas garantindo que eles estão seguros a todo momento.

Quando alguém abre uma solicitação de conta com a gente, nós usamos a inteligência artificial para garantir que se trata de um usuário real e não de uma conta laranja (aberta com dados de outra pessoa para cometer fraudes), por exemplo. 

O mesmo vale para atividades que fogem do perfil de compra do usuário. Os sistemas de IA são capazes de identificar padrões de atividades incomuns e também tentativas de acesso a conta que não foram autorizadas.

Esse monitoramento constante, feito em tempo real, permite que os nossos sistemas ajam de forma rápida para proteger o dinheiro e os dados dos clientes. Quer outros exemplos? Quando você vê uma compra de cartão de crédito riscada na fatura, ou quando recebe uma mensagem no app dizendo para confirmar uma transação, pode ser a inteligência artificial que emite esses alertas para te proteger de transações não autorizadas. 

Além disso, a IA estará sempre te protegendo, mesmo quando você não percebe. Fazemos isso justamente para que você  tenha uma experiência cada vez mais segura, prática e sem atritos na sua rotina. 

Pack de Proteção do Nubank: um conjunto de defesas com inteligência artificial

O Pack de Proteção é um conjunto de ferramentas que protege as transações do app e o cartão do Nu. Em geral, todos os nossos produtos de segurança usam inteligência artificial para garantir a proteção das transações. 

No caso do Pack de Proteção, isso se dá com as Defesas Inteligentes, que usa modelos preditivos de IA (ou seja, capazes de prever padrões) para reconhecer os hábitos de comportamento do usuário. As Defesas Inteligentes já fazem parte do app do Nu desde a sua instalação. 

Isso significa que, desde o primeiro momento, nossos clientes têm a garantia de que há um sistema de segurança no app moldado para protegê-los. 

Unindo o cuidado que nós temos com medidas práticas que você mesmo pode tomar para se proteger, sua conta, seu dinheiro e seus dados ficam muito mais seguros.

Leia também:

Segurança digital no Nubank: como ajudamos a te proteger

Como se proteger de golpes: tudo que você precisa saber

Inteligência artificial: 5 exemplos de como ela já existe na sua vida financeira

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.