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Não me perturbe dos bancos: o que é e como se inscrever

O serviço, conhecido por bloquear ligações indesejadas de empresas de telemarketing, agora vale também para instituições financeiras que tentam oferecer crédito consignado.
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Já teve seu dia interrompido por uma ligação oferecendo um serviço ou produto que você não quer? A resposta é provavelmente "sim": segundo a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça, 92,5% dos brasileiros recebem esse tipo de contato indesejado.

Foi com o intuito de melhorar esse problema que surgiu o Não me Perturbe, uma plataforma para regular o telemarketing – e que, agora, também inclui bancos e instituições financeiras.

O que é o Não me Perturbe?

O Não me Perturbe foi criado como uma iniciativa de autorregulação das empresas de telecomunicações, conhecidas como principais utilizadoras do recurso de telemarketing – no fim de 2019, quatro delas estavam no top 5 do ranking do Procon-SP, que listou as empresas que mais incomodavam os clientes com esse tipo de prática.

Basicamente, o Não me Perturbe é um cadastro no qual qualquer pessoa pode se inscrever para bloquear ligações indesejadas das empresas participantes.

No início de 2020, ele passou a integrar também instituições financeiras que entram em contato para oferecer crédito e empréstimo consignado.

A iniciativa pretende diminuir a insistência típica dessa tática de marketing – o mesmo levantamento da Senacon identificou que 65% dos entrevistados dizem receber até 10 ligações por semana. 

No Não me Perturbe dos bancos estão 31 instituições financeiras, que podem ser verificadas no site da plataforma. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), uma das responsáveis pela inclusão, elas representam 98% do volume da carteira de crédito consignado no Brasil.

Vale lembrar: o Nubank não faz telemarketing para oferecer seus produtos. Desconfie sempre de ligações pedindo dados confidenciais ou senhas. A gente conta aqui algumas maneiras de se prevenir contra golpes.

O que é crédito consignado?

O consignado é um tipo de empréstimo cujas parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento ou do benefício da previdência.

Esta é considerada uma modalidade menos arriscada para quem empresta o dinheiro, já que há uma fonte fixa de renda e o pagamento é automático.

Por esse motivo, ele costuma ter juros mais baixos e está cada vez mais popular – de acordo com o Serasa Experian, de janeiro a setembro de 2019 as concessões de crédito consignado foram de mais de R$ 190 bilhões, 36% a mais do que no mesmo período em 2018.

Veja mais: Cuidados para tomar antes de contratar um empréstimo consignado

Como se cadastrar no Não me Perturbe dos bancos

A partir de agora, quem quiser bloquear ligações dos bancos e instituições cadastrados para não receber ofertas de crédito consignado pode se inscrever no site do Não me Perturbe.

O processo é simples:

  1. Na primeira página do site, clique em "solicitar bloqueio";
  2. Crie um cadastro e faça o login;
  3. Escolha o número de telefone;
  4. Selecione as empresas que deseja bloquear;
  5. Insira o código de segurança enviado por SMS para confirmar.

A partir disso, o prazo é de até 30 dias e o bloqueio vale por um ano.

Quer saber mais sobre empréstimos? A gente conta aqui:

Quando vale a pena pedir um empréstimo?

Tipos de empréstimo: quais existem e como escolher o melhor?

Como se planejar para pagar um empréstimo pessoal

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

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