Pular navegação

Golpe do presente falso: o que é e como acontece?

Você foi surpreendido com um presente inesperado na sua casa? Cuidado antes de aceitar: criminosos estão se passando por entregadores para enganar vítimas e roubar dados bancários.

Golpe do Presente: imagem de caixas de presente nas cores rosa e roxo. Sobre uma delas há uma taça com bebida e, em outra, um potinho de pipoca.

Imagine a situação: é seu aniversário e um presente chegou na sua casa. Ao receber a surpresa, o entregador diz que só pode liberar o produto caso você pague uma taxa de entrega usando o seu cartão. É assim que o golpe do presente falso acontece. 

Ele também pode ser aplicado pela internet. Neste caso, os golpistas entram em contato por mensagens, nas redes sociais ou no WhatsApp, dizendo que a vítima tem um presente a receber, mas que é necessário pagar pela taxa de entrega. 

Durante a conversa, eles confirmam suas informações e te orientam a fazer a transação via Pix ou link de pagamento. Depois do envio do dinheiro, o contato te bloqueia e some com o valor transferido.  

Os criminosos usam táticas de convencimento e engenharia social para fazer com que a vítima ache que está recebendo uma surpresa, mas tudo não passa do golpe do presente. 

Além do aniversário, esse golpe também pode acontecer em outras datas comemorativas como o Dia das Mães, com o envio de flores, bolos e outros tipos de presentes. Mas a história é sempre a mesma: os golpistas vão tentar te cobrar por uma taxa de entrega do presente para que, na hora do pagamento, eles possam sequestrar os dados do seu cartão ou fazer uma cobrança indevida, em um valor bem alto.

Assista ao vídeo abaixo e saiba mais sobre o que todo golpe tem em comum: 

https://www.youtube.com/watch?v=4vw2VLMLn_g

Como se proteger do golpe do presente falso?

Existem algumas dicas que você pode seguir para não cair no golpe do presente falso. Confira abaixo.

Desconfie de taxas de entrega de presente

Ganhar algo é super legal, mas cair no golpe do presente não. Se alguém está te fazendo uma surpresa, por que você deveria pagar por ela? Caso alguém te ofereça um presente mas exija qualquer tipo de pagamento, não faça nada até descobrir quem é o remetente e confirmar se aquele presente é mesmo para você.

Se a loja não te informar o remetente, desconfie

O jeito mais fácil de descobrir se é um golpe do presente é entrando em contato com a pessoa que te enviou para confirmar a surpresa. Caso a loja não queira ou te impeça de saber quem é o remetente, desconfie. Se não te informarem, melhor não pagar nada.

Confirme as informações de pagamento na maquininha

Sendo golpe do presente ou não, isso vale para qualquer situação: antes de fazer um pagamento, confirme as informações na maquininha. Se, por acaso, o visor com o número da cobrança estiver quebrado ou não te permitir a leitura clara das informações, não complete a transação. 

Confirme as informações do lojista antes de fazer um Pix

Pensa só: você recebeu o contato de uma pessoa jurídica mas, na hora do Pix, as informações de pagamento são de uma pessoa física. Estranho, não? Antes de fazer um Pix, confirme se as informações que aparecem na tela de pagamento são as mesmas da loja onde você está fazendo a compra. 

Recebeu uma mensagem pelo celular? Confirme as informações do contato

O golpe do presente pode vir de diversos lugares. Por isso, antes de responder a um suposto telefonema ou mensagem de uma loja de presentes, procure pelo contato dela em algum canal de atendimento oficial. Se as informações não baterem, bloqueie o número. Você também pode buscar pelo selo de verificação da empresa nas redes sociais ou no WhatsApp, caso o contato tenha sido feito por um desses canais.

Desconfie de entregas com taxas que não foram informadas na hora da compra

Caso você tenha comprado um presente para si mesmo e já estava esperando por uma entrega, não pague nada que já não tenha sido combinado ou informado na hora da compra.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Leia também:

Golpe da conta bloqueada: como se proteger da falsa central de atendimento

Como denunciar um Pix fraudulento?

Como fazer um boletim de ocorrência?

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.