Pular navegação

Como denunciar um Pix fraudulento? 

Percebeu que foi vítima de um golpe? Saiba as características de um Pix fraudulento e como denunciá-lo em três passos.

Como denunciar um Pix fraudulento? Ilustração de um golpista em frente ao computador e outros signos que remetem à segurança.

A pessoa confirmou a transferência, enviou o comprovante mas o valor não chegou na sua conta. Este pode ser um dos sinais de um Pix fraudulento e que você acabou de cair em um golpe. Nessa hora, é importante agir rápido e comunicar as instituições financeiras envolvidas e as autoridades policiais, seja pela internet ou presencialmente. 

Abaixo, saiba como denunciar um Pix fraudulento e como ter uma vida digital mais segura. 

Quais são as características de um Pix fraudulento?

Sabe aquela oferta que parecia boa demais para ser verdade? Pois é, talvez fosse mesmo. Muitas pessoas acabam caindo em golpes e transferindo valores para receber produtos, serviços ou investimentos que não são reais. Nesses casos, o mais comum é que depois de concluir a transferência, a pessoa desapareça e não entregue o que combinou com você.

Ou, ainda, para aqueles que estão vendendo alguma coisa, por meio de táticas de engenharia social o golpista te induz a acreditar que realizou o pagamento, mas não é verdade. O comprovante de um Pix falso, por exemplo, costuma ter marcas de edição, alterando valores e outras informações como fontes e cores. Essas mudanças podem ser sutis, então fique atento. Além disso, é importante verificar se a data e o horário da transação que constam no comprovante coincidem com a realidade. 

Também existe a possibilidade do fraudador enviar um comprovante de agendamento de uma transferência Pix em vez do comprovante de confirmação da transação. Nesses casos, é recomendado avisar a instituição financeira o que consta no comprovante de agendamento sobre o fraudador. 

Todos esses casos são exemplos de Pix fraudulentos e devem ser denunciados. Entenda melhor abaixo sobre o que fazer caso aconteça com você.

Golpes usando o Pix: veja como funcionam e como evitar cair nessa

Como denunciar um Pix fraudulento? 

Se você perceber que foi vítima de um golpe, seja transferindo dinheiro via Pix para o fraudador ou recebendo um comprovante de Pix falso após uma venda, siga os três passos abaixo: 

1 - Avise a sua instituição financeira

Caso tenha realizado um Pix para a conta de um golpista, entre em contato com a sua instituição financeira o mais rápido possível e relate o ocorrido. Pode acontecer de a própria instituição identificar a transação como suspeita e bloqueá-la preventivamente, caso a transferência não esteja de acordo com o seu comportamento financeiro e outras defesas de cibersegurança.

Saiba como funcionam as defesas inteligentes que protegem os produtos do Nubank 

Além disso, é possível solicitar a devolução do valor transferido por meio do Mecanismo Especial de Devolução do Pix. Esta é uma medida do Banco Central que tem como objetivo tornar o sistema mais seguro e eficiente para todos os usuários. 

Funciona assim: após você entrar em contato com a sua instituição financeira e comunicar a fraude, ela entra com o pedido de devolução para a instituição que recebeu a transação. O mecanismo funciona tanto para transações fraudulentas quanto para erros operacionais da instituição que enviou o dinheiro (em casos de transações duplicadas, por exemplo).

Como funciona o Mecanismo de Devolução Especial do Pix no Nubank? 

2 - Avise a instituição financeira da qual o golpista é cliente

Identifique no comprovante de transferência à qual instituição financeira pertence a conta do golpista e a comunique sobre o ocorrido. Isso ajuda a área de fraude a acompanhar o caso e a impedir que o criminoso siga usando aquela conta de forma fraudulenta. 

3 - Faça um boletim de ocorrência

É importante que casos de golpe envolvendo o seu dinheiro sejam registrados com as autoridades policiais por meio de um boletim de ocorrência (B.O.). Assim, a Polícia Civil consegue acompanhar o caso, investigar as informações e possivelmente identificar o fraudador. 

Saiba como fazer um boletim de ocorrência online ou presencialmente

Segurança Digital

Saiba como agir de forma rápida caso passe por uma situação de emergência, como um roubo de celular, de cartão ou fraudes bancárias. A central de informações SOS Nu oferece dicas práticas sobre segurança digital e como proteger seus dados e contas. Conheça o SOS Nu

No vídeo abaixo, saiba como fazer compras online de forma segura.

https://www.youtube.com/watch?v=hmzOQa9TV2I

Leia mais sobre segurança digital: 

4 golpes e fraudes para ficar de olho em 2023 

Bug do Pix em dobro? Cuidado com esse golpe 

Como funcionam as defesas invisíveis que protegem os produtos do Nubank? 

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.