Pedir Conta e
Cartão de Crédito

em menos de 1 minuto
e grátis

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Segurança Digital Bug do Pix em dobro? Cui...

Bug do Pix em dobro? Cuidado com esse golpe

Viu uma mensagem falando que basta transferir via chave aleatória Pix para receber o valor em dobro na sua conta? É golpe. Entenda.

Imagem de um cadeado roxo preso por uma corrente

Assuntos em alta na mídia costumam ser usados como isca para golpes online – e, com o Pix, não é diferente. A mais recente tentativa dos criminosos é espalhar vídeos e mensagens sobre um suposto Bug do Pix que permitiria receber dinheiro em dobro na conta usando transferências com chave aleatória. 

Não caia nessa armadilha! A mensagem é apenas uma forma de fazer as pessoas transferirem dinheiro para a conta dos golpistas.  

Falso bug do pix: como funciona o golpe

  • Criminosos compartilham vídeos e mensagens nas redes sociais dizendo que é possível fazer uma transferência via Pix e ganhar o dinheiro em dobro na conta
  • Isso seria possível devido a falhas de instituições financeiras e do sistema Pix. 
  • Na mensagem, os criminosos explicam que, para o bug funcionar, é preciso enviar dinheiro para chaves específicas – e, em seguida, compartilham supostos números que funcionam. 
  • Essas chaves são das contas dos próprios golpistas. 
  • Quem transfere o dinheiro para as chaves para “testar” se o bug funciona está, na verdade, mandando dinheiro para os golpistas. 

Em resumo: não existe o tal bug do Pix ou das chaves aleatórias. Os criminosos usam a chamada “engenharia social”, o fato de que a mensagem é chamativa e altamente compartilhável, para enganar as pessoas e receber transferências. 

“Mas eu vi em um vídeo que funciona… E agora?”

Os vídeos que costumam acompanhar esse tipo de mensagem são editados ou contém truques. Para mostrar a transferência “em dobro” funcionando, por exemplo, basta que os próprios golpistas realizem duas transferências – mas mostrem apenas uma na hora de filmar. 

Desconfie sempre de mensagens que prometem ganho de dinheiro fácil – e, em caso de problemas ou dúvidas, entre sempre em contato com a sua instituição financeira. 

Veja mais sobre Segurança Digital: 

4.12

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Você já votou neste post