Pular navegação

"Te vi pelado na web". Saiba como se proteger desse golpe

Criminosos entram em contato e dizem que têm imagens suas gravadas pela câmera do seu computador ou aplicativo de videoconferência. Mas tudo não passa de um golpe.

ilustração mostra homem com uma vara de pescar em frente a um computador. Na tela, imagens de chaves

“Eu tenho más notícias para te dar. Consegui acesso à câmera do seu computador e tenho imagens de você pelado.” Parece enredo de pesadelo? Pois esse é um golpe que vem sendo aplicado e chegou a atingir cerca de 250 mil pessoas, principalmente americanas.

Quem identificou a extorsão foi o Bitdefender Antispam Lab, braço da empresa de cybersegurança Bitdefender.

Entenda o golpe.

Por que golpes assim funcionam?

Os fraudadores atacam o medo da exposição. Eles costumam dar um prazo curto para que o pagamento seja realizado (neste caso, três dias) e inibem que se busque a polícia, dizendo que o vídeo será vazado caso você desobedeça.

Além disso, o autor do e-mail usa várias informações que aumentam a credibilidade da mensagem. Fala de plataformas de videoconferência que tiveram crescimento gigante na pandemia. Comenta que houve uma vulnerabilidade no aplicativo – e basta uma rápida pesquisa no Google para o usuário se deparar com episódios de falha de segurança.

Esses pedaços de verdade acabam servindo como elementos para convencer a vítima.

E se acontecer comigo?

Não há relatos de que estes fraudadores tenham agido no Brasil – o que não significa que não haja golpes similares por aqui.

Mensagens alegando que viram o usuário pelado ou conseguiram fotos comprometedoras vira e mexe são usadas como isca para golpes. 

Se uma mensagem desse tipo algum dia chegar em você, é essencial manter a calma. Não caia nessa de não buscar a polícia: extorsão é crime independentemente de o criminoso ter ou não algo comprometedor seu. Registre um boletim de ocorrência, se possível em uma delegacia de crimes cibernéticos.

E, tão importante quanto: não responda a mensagem. Não faça nenhuma interação, não revele nenhuma informação sobre si mesmo.

Nossos dados pessoais estão entre os nossos bens mais valiosos e devem sempre ser mantidos seguros.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.