Pular navegação

FGC lança aplicativo para facilitar o resgate de pagamentos

Quem investiu em instituições que quebraram não precisa mais ir até uma agência bancária para dar entrada no procedimento ou ter acesso aos pagamentos do Fundo Garantidor de Crédito. Tudo pode ser feito pelo app.

App FGC: notas de real de um fundo verde claro

Se você depositou ou investiu em algum banco ou instituição que foi a falência, não precisa se preocupar em se deslocar até uma agência bancária para ter acesso ao pagamento do FGC (Fundo Garantidor de Crédito) ou mesmo dar entrada no processo - a partir de agora, é possível fazer isso pelo aplicativo, disponível para celulares Android e iOS.

Nesta primeira versão, o app está liberado exclusivamente para pessoas físicas e depósitos ou investimentos em instituições liquidadas ou sob intervenção do Banco Central (BC).

Como era antes

Antes, a pessoa física cliente de um banco coberto pelo FGC precisava ir até uma agência bancária indicada pelos gestores do fundo para assinar o termo de recebimento dos valores. 

Como fica agora

Com o aplicativo, essa assinatura - que serve para que o FGC busque nas instituições em liquidação o ressarcimento dos valores pagos como garantia aos investidores - passa a ser digital.

O objetivo do app do FGC é aumentar a agilidade e a comodidade no pagamento de garantias. Vale lembrar que as as mesmas estão limitadas R$ 1 milhão a cada quatro anos, no caso de uma mesma pessoa ter valores cobertos pelo Fundo em mais de uma instituição financeira que quebre no período.

De acordo com o Fundo Garantidor de Crédito, o ressarcimento dos investidores e dos depositantes leva cerca de um mês. A expectativa é de que, com o aplicativo, esse prazo diminua. 

Nos próximos meses, o app deve oferecer novas funcionalidades.

O que é FGC mesmo?

O Fundo Garantidor de Créditos (FGC) é uma entidade privada e sem fins lucrativos que protege os investidores que colocam seu dinheiro em instituições financeiras associadas a ele.

Além dos bancos e financeiras, também são associadas ao FGC:

  • Associações de poupança e empréstimo;
  • Bancos de desenvolvimento;
  • Companhias hipotecárias;
  • Sociedades de crédito, financiamento e investimento;
  • Sociedades de crédito imobiliário.

Essa proteção acontece em casos de “intervenção e liquidação extrajudicial” e quando o Banco Central reconhece o estado de “insolvência” da instituição.

Isso significa que, se um banco quebrar, os clientes que investem em produtos financeiros dele não perdem todo o seu dinheiro: o FGC garante a devolução de até R$250 mil dos valores investidos. 

Em outras palavras, o que o FGC faz é proteger o patrimônio dos investidores do patrimônio das instituições.

Veja aqui a lista completa das instituições associadas ao FGC. 

Leia mais em: O que é FGC e como ele funciona?

Quer saber mais sobre investimentos:

O que é Renda Fixa e quais são os tipos de investimento?

O que você precisa saber para investir em dólar?

BDR: o que é e como funciona esse tipo de investimento?

O que é investimento – e como começar a investir

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história. 

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.