Pular navegação

Empréstimo e portabilidade: entenda os principais modelos e diferenças

Portabilidade de salário, portabilidade de crédito, empréstimo com portabilidade de salário e empréstimo pessoal: nomes parecidos para coisas diferentes. Entenda cada um.

cofrinho de porquinho rosa com fundo rosa

Se você está pensando em fazer um empréstimo, além de encontrar informações sobre financiamento, cheque especial e consignado, por exemplo, você provavelmente vai se deparar com termos como portabilidade de salário, portabilidade de crédito, empréstimo pessoal e empréstimo com portabilidade de salário.

Apesar de terem nomes parecidos, não confunda: eles têm características diferentes. Abaixo, entenda melhor o que é cada um.

O que é portabilidade de salário?

A portabilidade de salário permite que funcionários de empresas públicas ou privadas escolham o banco em que querem receber sua remuneração mensal. Dessa forma, os salários, proventos e recursos são automaticamente transferidos da instituição onde a pessoa tem conta-salário para a conta-destino desejada.

Com a portabilidade, os trabalhadores não ficam “presos” ao banco que a empresa empregadora tem convênio. Eles ainda precisam abrir a conta-salário onde seu empregador exigir, mas podem escolher enviar o dinheiro automaticamente para a conta que preferirem.

O pedido de portabilidade pode ser feito por qualquer meio eletrônico disponibilizado pelas instituições - como e-mail, aplicativo ou internet banking.

No caso do Nubank, a portabilidade de salário para nossa conta pode ser solicitada no nosso próprio aplicativo. A aprovação do pedido leva até dez dias.

Portabilidade de salário: tudo que você precisa saber

O que é portabilidade de crédito?

Portabilidade de crédito é a possibilidade de transferir uma dívida de empréstimo de um banco para outro. Ela pode ser feita a qualquer momento por quem contratou o empréstimo e os motivos podem variar - qualidade do atendimento ou taxas de juros da dívida, por exemplo.

Ou seja: quem faz a portabilidade de crédito passa a ter sua dívida cobrada pela nova instituição. Normalmente, o principal motivo para fazer isso é conseguir condições melhores de pagamento, como juros menores ou prazo mais vantajoso.

Qualquer tipo de empréstimo ou financiamento entra no leque da portabilidade de crédito: cheque especial, crédito consignado, crédito pessoal, financiamento de veículo ou imóvel, entre outros.

O que é portabilidade de crédito – veja como migrar dívidas

O que é empréstimo pessoal?

Seja para arcar com algum imprevisto ou realizar um sonho, o empréstimo pessoal acaba sendo uma alternativa para muitas pessoas. Ele é um valor que o banco ou instituição financeira disponibiliza para o cliente por um determinado período. A pessoa assina um contrato, em que são especificados os juros, quantidade e valor das parcelas.

Na maioria dos casos, os pagamentos das parcelas do empréstimo pessoal são feitos de maneira automática - a quantia de cada parcela sai, mensalmente, direto da conta que o cliente tem na instituição ou banco, na data combinada.

Alguns lugares disponibilizam a opção de pagar por boleto. Mas é importante sempre confirmar essa informação na hora de contratar. 

Cuidados na hora de pedir empréstimo pessoal

O que é empréstimo com portabilidade de salário?

O empréstimo com portabilidade de salário funciona como um empréstimo pessoal, mas costuma ter juros menores - isso porque, ao trazer seu salário para a conta, o banco ou instituição financeira tem mais informações sobre aquele cliente e consegue oferecer condições de pagamento melhores.

Neste caso, o valor das parcelas não é descontado automaticamente do salário, como acontece com o empréstimo consignado. Normalmente, o pagamento segue o mesmo formato que o empréstimo pessoal: o valor é abatido do saldo da conta na qual a pessoa tem a portabilidade, na data de vencimento de cada parcela. Ou seja, é como um débito automático.

Se a pessoa não tiver saldo suficiente na conta para cobrir a parcela, ela fica em atraso e deverá ser paga manualmente - geralmente pelo aplicativo da instituição escolhida.

Vale dizer que, independentemente da opção que você escolher, sempre é importante ler o contrato com atenção e tirar todas as dúvidas antes de solicitar um empréstimo. Manter a organização financeira faz diferença e te ajuda a evitar dores de cabeça no futuro.

Veja algumas dicas que podem te auxiliar na hora de se organizar financeiramente:

4 dicas para você montar um modelo de orçamento

Orçamento familiar simples: como montar o seu

Comer está mais caro: como organizar seu orçamento

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.