Pedir Conta e
Cartão de Crédito

em menos de 1 minuto
e grátis

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Produtos Nu invest Como conferir meus divid...

Como conferir meus dividendos na NuInvest?

Dividendos são bons e todo mundo que investe em ações, BDRs e fundos imobiliários (FIIs) gosta. Encontrar seus dividendos na NuInvest é simples, e pode ser feito tanto pelo site quanto pelo aplicativo.



Investir em companhias que pagam dividendos faz parte de planos para longo prazo de muita gente que pensa em garantir uma aposentadoria com sombra e água fresca. Basicamente, dividendos são um tipo de provento pago por algumas empresas da Bolsa de Valores aos seus acionistas. Os dividendos caem direto na sua conta na NuInvest, e podem ser consultados pelo app ou plataforma da corretora.

Confira, abaixo, mais detalhes sobre isso.

Dividendos: o que são? Dá para viver disso?

O que são dividendos?

Dividendos são pedacinhos do lucro que a companhia distribui como uma forma de remuneração para as pessoas que investem nela e que, afinal, são suas sócias. Já no caso dos fundos imobiliários (FIIs), você se torna cotista, ou seja, “dono” do FII na proporção de seu investimento.

Nem todas as empresas pagam dividendos – como as que registram prejuízo em vez de lucro ou as que preferem reinvestir em melhorias próprias, por exemplo.

A maioria costuma distribuir, pelo menos, 25% do lucro líquido ajustado para seus acionistas. Esse percentual tornou-se meio que um padrão entre as empresas, mas não é uma obrigatoriedade legal que o dividendo mínimo seja de 25%. Pode ser maior ou menor, é a empresa que decide e publica no seu estatuto social.

Como saber se recebi dividendos na NuInvest?

Como notícia boa a gente quer logo espalhar, assim que o pagamento de dividendos cai na sua conta, a NuInvest te avisa por notificação no celular.

Para consultar seus dividendos, rendimentos e outros proventos (como o JCP – juros sobre capital próprio), basta seguir o passo a passo:

  1. Entre no portal ou app NuInvest e vá em “Acompanhar”;
  2. Selecione “Ver meus investimentos”;
  3. Clique nos nomes dos ativos da sua lista (ações, BDRs ou FIIs); 
  4. No fim da página estarão as informações sobre dividendos e outros proventos.

Essas informações aparecerão apenas nos ativos com proventos – caso você não tenha recebido nada em algum investimento, não haverá informação.

Importante: por enquanto, a área de informações detalhadas de proventos só está disponível na web e no aplicativo NuInvest para clientes Android. Portanto, lembre-se sempre de atualizar seu app para ficar por dentro de todas as novidades e melhorias.

Informações sobre proventos: o que são?

Pensando em deixar sua experiência de investimentos ainda mais completa e descomplicada, entenda o que são as informações que você vai encontrar na sua conta sobre eventos de proventos.

  • Proventos recebidos:  é o valor total que você recebeu daquele ativo desde a data do primeiro recebimento de proventos, que aparece abaixo do valor recebido.
  • Últimos recebimentos: é o valor recebido de proventos nos últimos 12 meses. Os meses com pagamentos ficam visíveis.
  • Próximos pagamentos: essa área mostra o próximo pagamento previsto. Além disso, aqui são exibidas informações como tipo de provento, a quantidade, a data-com, a data-ex (veja o que é isso logo abaixo) e o valor líquido, já com a data prevista para pagamento. A empresa considera a quantidade de ativos na sua carteira na data de liquidação da data-com para fazer o cálculo do pagamento dos dividendos.

Para entender: Data-com (recebe dividendos) é a data que você precisa estar com as ações ou FIIs em carteira até o fim do pregão para ter direito aos dividendos que serão distribuídos pelas empresas.

Data-ex (não recebe dividendos):  é a data subsequente à data-com. Se você comprar uma ação ou FIIs neste dia, significa que você não tem mais direito de receber os dividendos.

Como encontrar o valor creditado de dividendos na NuInvest?

Os dividendos e demais proventos são creditados automaticamente na conta NuInvest, no mesmo dia do pagamento. Para ver o valor creditado, basta entrar no portal ou app NuInvest e clicar na opção Mais > Relatórios > Extrato.

Selecione o período que deseja consultar do recebimento de dividendos ou qualquer outro provento e clique no botão “Buscar”.

Na parte do histórico, você conseguirá visualizar a descrição e o valor do lançamento do provento recebido.

Quando os dividendos são pagos?

Não existe uma data certa para o pagamento de dividendos. Cada empresa decide quando quer pagar seus acionistas: todo mês, a cada três meses, a cada seis meses ou uma vez por ano.

Pagamento de dividendos: quando ele acontece?

3.94

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Você já votou neste post