Investir em companhias que pagam dividendos faz parte de planos para longo prazo de muita gente que pensa em garantir uma aposentadoria com sombra e água fresca. Basicamente, dividendos são um tipo de provento pago por algumas empresas da Bolsa de Valores aos seus acionistas. Os dividendos caem direto na sua conta na NuInvest, e podem ser consultados pelo app ou plataforma da corretora.
Confira, abaixo, mais detalhes sobre isso.
Ganhe controle sobre suas finanças: assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo.Dividendos: o que são? Dá para viver disso?
O que são dividendos?
Dividendos são pedacinhos do lucro que a companhia distribui como uma forma de remuneração para as pessoas que investem nela e que, afinal, são suas sócias. Já no caso dos fundos imobiliários (FIIs), você se torna cotista, ou seja, “dono” do FII na proporção de seu investimento.
Nem todas as empresas pagam dividendos – como as que registram prejuízo em vez de lucro ou as que preferem reinvestir em melhorias próprias, por exemplo.
A maioria costuma distribuir, pelo menos, 25% do lucro líquido ajustado para seus acionistas. Esse percentual tornou-se meio que um padrão entre as empresas, mas não é uma obrigatoriedade legal que o dividendo mínimo seja de 25%. Pode ser maior ou menor, é a empresa que decide e publica no seu estatuto social.
Como saber se recebi dividendos na NuInvest?
Como notícia boa a gente quer logo espalhar, assim que o pagamento de dividendos cai na sua conta, a NuInvest te avisa por notificação no celular.
Para consultar seus dividendos, rendimentos e outros proventos (como o JCP – juros sobre capital próprio), basta seguir o passo a passo:
- Entre no portal ou app NuInvest e vá em “Acompanhar”;
- Selecione “Ver meus investimentos”;
- Clique nos nomes dos ativos da sua lista (ações, BDRs ou FIIs);
- No fim da página estarão as informações sobre dividendos e outros proventos.
Essas informações aparecerão apenas nos ativos com proventos – caso você não tenha recebido nada em algum investimento, não haverá informação.
Importante: por enquanto, a área de informações detalhadas de proventos só está disponível na web e no aplicativo NuInvest para clientes Android. Portanto, lembre-se sempre de atualizar seu app para ficar por dentro de todas as novidades e melhorias.
Informações sobre proventos: o que são?
Pensando em deixar sua experiência de investimentos ainda mais completa e descomplicada, entenda o que são as informações que você vai encontrar na sua conta sobre eventos de proventos.
- Proventos recebidos: é o valor total que você recebeu daquele ativo desde a data do primeiro recebimento de proventos, que aparece abaixo do valor recebido.
- Últimos recebimentos: é o valor recebido de proventos nos últimos 12 meses. Os meses com pagamentos ficam visíveis.
- Próximos pagamentos: essa área mostra o próximo pagamento previsto. Além disso, aqui são exibidas informações como tipo de provento, a quantidade, a data-com, a data-ex (veja o que é isso logo abaixo) e o valor líquido, já com a data prevista para pagamento. A empresa considera a quantidade de ativos na sua carteira na data de liquidação da data-com para fazer o cálculo do pagamento dos dividendos.
Para entender: Data-com (recebe dividendos) é a data que você precisa estar com as ações ou FIIs em carteira até o fim do pregão para ter direito aos dividendos que serão distribuídos pelas empresas.
Data-ex (não recebe dividendos): é a data subsequente à data-com. Se você comprar uma ação ou FIIs neste dia, significa que você não tem mais direito de receber os dividendos.
Como encontrar o valor creditado de dividendos na NuInvest?
Os dividendos e demais proventos são creditados automaticamente na conta NuInvest, no mesmo dia do pagamento. Para ver o valor creditado, basta entrar no portal ou app NuInvest e clicar na opção Mais > Relatórios > Extrato.
Selecione o período que deseja consultar do recebimento de dividendos ou qualquer outro provento e clique no botão “Buscar”.
Na parte do histórico, você conseguirá visualizar a descrição e o valor do lançamento do provento recebido.
Quando os dividendos são pagos?
Não existe uma data certa para o pagamento de dividendos. Cada empresa decide quando quer pagar seus acionistas: todo mês, a cada três meses, a cada seis meses ou uma vez por ano.
{{#comments}}-
{{comment_author}}
{{comment_date}}
{{comment_content}}
{{/comments}}
{{#children}}-
{{child_comment_author}}
{{child_comment_date}}
{{child_comment_content}}
{{/children}}