Pular navegação

Como proteger o celular: conheça 3 ferramentas que podem te ajudar

Existem ferramentas que aumentam o nível de segurança do seu aparelho – e entre eles até app de proteção de pastas. Saiba mais.

Imagem de um celular, uma calculadora roxa e um fone de ouvido roxo organizados aleatoriamente sobre um balcão verde. Há também uma caixa de clips brancos e um globo terrestre.

Engana-se quem pensa que a senha é a única ferramenta capaz de defender o celular: além dela, existem outras camadas de proteção que também são importantes para garantir que ninguém além de você tenha acesso às informações guardadas no dispositivo. 

Além de reconhecer  uma situação de risco, é fundamental criar uma boa linha de defesa para deixar seu celular seguro. Confira, abaixo, três ferramentas que podem te ajudar.

https://www.youtube.com/watch?v=LP0eVAHq8n8

1. Antivírus

O antivírus, como o próprio nome já diz, é uma ferramenta que barra a ação de malwares (um tipo de vírus) e golpes criados a partir de links maliciosos, por exemplo. Ele funciona em tempo real e consegue escanear o aparelho para identificar e remover malwares que podem comprometer o funcionamento do sistema operacional. 

Seu celular pode se infectar de várias formas – uma delas é quando você baixa um programa ou aplicativo fora da loja oficial, por exemplo. Na hora você até acha que ele é legítimo, mas, na verdade, ele instala um vírus ou outro programa malicioso no dispositivo. 

Dependendo da gravidade, esse programa pode ser uma porta de acesso às suas contas de banco. O mesmo vale para links maliciosos criados por golpistas para roubar dados sensíveis dos usuários. Por isso, quem tem um antivírus instalado no celular ou computador, tem menos chances de ser exposto por essa tática. 

2. Película de privacidade

Sabe quando você usa o seu celular em um local público e percebe uns olhares intrusos do seu lado? Essa dica é boa para acabar de vez com a espionagem alheia – as películas de privacidade possuem uma tecnologia que bloqueia a visão lateral do aparelho. 

Ou seja: só é possível enxergar o que está na tela se você posicionar o celular exatamente à sua frente. Existem vários modelos desse tipo de película e um deles com certeza vai dar match com o seu celular. 

3. App de proteção de pastas

Com um aplicativo ou ferramenta de proteção de pastas, dá para organizar tudo que é mais importante em um lugar só e travar esse lugar com uma senha que só você sabe.

Por exemplo: você pode abrir uma pasta protegida no seu celular e jogar os apps de banco, e-mail e mensagens lá dentro. Se o seu celular cair em mãos erradas, vai ser muito mais difícil burlar esse sistema e acessar os seus dados sensíveis.

Existem alguns dispositivos que já vêm com essa ferramenta instalada de fábrica – é só procurar por ela nas configurações de segurança do seu celular e ativar.

Dica bônus: Pack de Proteção do Nubank

O Pack de Proteção do Nubank é um conjunto de defesas do aplicativo do Nu que protege o dinheiro, as transações e a conta dos clientes. Ele é formado por três ferramentas principais: o Modo Rua, o Alerta de Golpe e as Defesas Inteligentes. Todo cliente Nu já tem essas defesas trabalhando o tempo todo a seu favor – a única que precisa ser ativada voluntariamente é o Modo Rua

Sabe quando você vai fazer um Pix e recebe uma mensagem te avisando que aquela transação parece suspeita? Ou, ainda, quando você está fora de casa e precisa confirmar sua identidade antes de fazer transferências em um valor alto demais? Estas são algumas situações em que o Pack de Proteção oferece mais segurança e menos preocupação. 

Leia mais sobre o Pack de Proteção aqui.

Como posso proteger meu celular?

Existem algumas recomendações extras que você pode seguir para evitar que o seu celular seja invadido:

  • Sempre baixe apps das lojas oficiais do dispositivo. Lojas oficiais como Apple Store e Play Store são o lugar mais seguro e confiável para instalar novos apps no seu telefone. Evite baixar aplicativos via links que você não conhece;
  • Se alguém te pedir para baixar um app, desconfie: é muito comum que golpistas se passem por grandes marcas e empresas para aplicar o golpe da falsa central de atendimento. Nessas ligações, eles podem te pedir para baixar um app que permitirá que eles controlem seu dispositivo mesmo à distância. Na dúvida, nunca instale nada;
  • Mantenha seus apps sempre atualizados – principalmente os de bancos. Em geral, aplicativos desatualizados não possuem as barreiras necessárias para proteger seu aparelho e suas informações contra novos tipos de malware e vírus.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.