Pular navegação

Como investir em fundos imobiliários pelo Nubank?

Já pensou em entrar no mercado imobiliário sem precisar comprar um imóvel e receber aluguéis mensais? Essas são algumas características dos fundos imobiliários. Conheça.

Vista de cima a parte de trás do topo da cabeça de uma mulher que segura na sua mão esquerda seu celular visualizando sua conta no aplicativo do Nubank, enquanto com a outra mão despeja suco de uva de uma jarra transparente em um copo, do lado uma tigela de castanhas e ao fundo uma porção de frutas dentro de uma pia.

O Nubank nasceu para acabar com a complexidade do sistema financeiro. Uma das maneiras de fazer isso é oferecendo uma experiência de investimentos completa, com opções simples e acessíveis. É o caso dos fundos imobiliários, que agora estão disponíveis no aplicativo do Nubank.

Os fundos imobiliários, também conhecidos pela sigla FIIs, são uma opção para quem quer investir no mercado imobiliário sem precisar comprar um imóvel físico. 

Eles também geram renda passiva, ou seja, as pessoas que compram as cotas de um FII recebem uma parte do lucro. Em outras palavras, é como se locatários pagassem "aluguéis" para o investidor. Para completar, dá para começar a investir com pouco dinheiro.

Por enquanto, a nova opção de investimento está em fase de testes e disponível para um grupo de clientes. Mas, aos poucos, vamos liberar essa opção para cada vez mais pessoas.

Veja abaixo como investir nos fundos imobiliários pelo app do Nubank.

O que são fundos imobiliários?

Os fundos imobiliários, também chamados de FIIs, funcionam de forma parecida com outros fundos de investimento. A diferença é que eles são focados exclusivamente no setor de imóveis.

Investir em fundos imobiliários significa comprar pedacinhos de um FII. Esses pedacinhos são chamados de cotas. Ao comprar cotas de FIIs, você se torna “dona” ou “dono” de parte de todos os imóveis que fazem parte do fundo, recebendo os aluguéis como lucro.

É por isso que os fundos imobiliários costumam ser uma boa opção para quem quer viver de renda sem ter as preocupações de um imóvel físico. 

Os FIIs têm um gestor e é ele quem decide onde o dinheiro dos investidores será aplicado. O gestor ou gestora analisa diariamente o mercado financeiro, o setor imobiliário, as regiões e os imóveis em que pretende aplicar para decidir onde o patrimônio do fundo será alocado.

O mais comum é que o gestor use o dinheiro do investimento no fundo imobiliário para construir ou comprar imóveis, que depois são locados ou arrendados, e também para aplicar em títulos ligados ao setor imobiliário, como a Letra de Crédito Imobiliário (LCI) e o Certificado de Recebíveis Imobiliário (CRI).

Os ganhos dessas operações são divididos entre os investidores, também chamados de cotistas, de maneira proporcional. Ou seja, quanto mais dinheiro você tem investido em um FII, maior tende a ser o seu lucro. A maioria dos fundos distribui essa renda mensalmente, ela cai direto na conta da corretora e em quase todos os casos é isenta de Imposto de Renda.

Fundos imobiliários no Nubank: entenda como funciona

Como investir em fundos imobiliários pelo Nubank?

Todas as etapas para investir em fundos imobiliários pelo app do Nubank trazem informações claras e descomplicadas. Além disso, o processo é simples e seguro. Confira o passo a passo.

  • Entre no seu aplicativo e role a tela até a categoria “Investimentos”;
  • Você será direcionado ao teste de perfil de investidor (caso ainda não tenha preenchido o questionário). Clique em “continuar” e responda às perguntas das próximas telas;
  • Ao chegar no resultado, clique em “Começar a investir”;
  • Na próxima tela, clique em “Bolsa de Valores”;
  • O botão “Fundos Imobiliários” será o primeiro da aba “Bolsa de Valores”. Escolha o ativo em que vai investir e clique;
  • A tela seguinte apresenta o FII que foi selecionado já com as informações importantes, como o preço da cota, o tipo de fundo e o setor em que ele atua;
  • Clique em “Comprar” e, em seguida, digite o valor que pretende investir;
  • Confira todas as informações e clique em “Comprar” para finalizar o investimento;
  • Coloque sua Assinatura Eletrônica.
Como investir em fundos imobiliários pelo Nubank?

Sua ordem de compra será enviada para a B3, a Bolsa de Valores brasileira. Em poucos segundos você será informado se o investimento foi concluído ou se algum imprevisto aconteceu. 

Importante: Os fundos imobiliários são investimentos de renda variável, portanto de alto risco. Essa categoria, como o próprio nome diz, não tem retorno previsível e nem rentabilidade garantida, pois o preço dos investimentos e o rendimento podem mudar em questões de horas. Por isso, os FIIs têm riscos.

Não deixe de se informar sobre as políticas do fundo, seu tipo e os riscos para se assegurar de que ele está dentro do seu perfil de investidor, e que você tomou uma decisão fundamentada. Além disso, lembre-se que rentabilidade passada não significa garantia de desempenho futuro do fundo, por ter uma natureza de renda variável. 

Quer saber mais sobre os fundos imobiliários disponíveis no Nubank? Entre aqui para entender, entre outras informações, como são cobradas as taxas e impostos.

Investimentos no Nubank: tudo que você precisa saber

Leia também

Como investir nos fundos Nu Seleção do Nubank?

CDB no Nubank: como funciona?

Ações, BDRs e ETFs no Nubank: como funcionam?

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.