Resolver questões bancárias sem precisar sair de casa é uma facilidade oferecida por diversas instituições financeiras. Por meio do aplicativo do seu banco, baixado em seu aparelho de celular, é possível efetuar pagamentos, acompanhar o saldo e realizar outras transações em segundos, com apenas alguns cliques.
A seguir, saiba como funciona um app de banco.
Internet banking: como funciona?
O internet banking é um serviço disponível em sites e aplicativos de banco e instituições financeiras, que permite aos clientes realizar transações de forma online.
Para usar o internet banking, é necessário:
- Acessar o site ou aplicativo do banco;
- Realizar o login;
- Seguir as instruções do banco para confirmar a identidade;
- Efetuar a operação financeira.
As credenciais de acesso normalmente incluem: número da conta, CPF e senha pessoal.
Para aumentar a segurança, muitos bancos utilizam camadas de proteção. Isso significa que, além da senha, o usuário pode receber um código por SMS, e-mail ou até o uso de biometria para conseguir acessar a área restrita.
O internet banking é uma forma prática e segura de gerenciar as finanças, economizando tempo e evitando filas. Com ele é possível:
- Consultar saldos e extratos;
- Pagar contas;
- Fazer transferências;
- Gerenciar cartões de crédito;
- Contratar seguros;
- Realizar investimentos;
- Solicitar empréstimos e financiamentos;
- Usar outros serviços como recarga de celular;
- Falar com o gerente ou com a área de atendimento ao cliente.
Como funciona um aplicativo de banco?
O aplicativo de um banco funciona basicamente com uma programação por trás. Os desenvolvedores de software criam os códigos que serão a base do aplicativo, mais ou menos como o alicerce de uma casa.
Os comandos que você dá para o aplicativo (como “transferir R$ 100”) são efetivados pela API bancária, que conecta o app com os servidores, transmitindo comandos, executando ações e gerando respostas.
Imagine um usuário que usa o app para fazer um Pix (p͏edido ao servidor do ͏ban͏co). O app age como um garçom en͏tre o pedi͏do do usuário e a cozinha, que é o servidor, o banco em si. Uma vez que o servidor processa o pedido, o app leva͏ uma resposta ao usuário, que seria o prato pronto.
Tudo isso é conectado ao sistema do Banco Central do Brasil, que é o órgão regulador das atividades financeiras do país, garantindo que os padrões e obrigações legais sejam cumpridos.
4 cuidados ao usar o app do seu banco
Confira algumas dicas para proteger seus dados ao utilizar o app do seu banco e saiba como agir em caso de furto ou perda do celular:
1. Use o app do seu banco em uma rede de wi-fi segura
Redes públicas de Wi-Fi, como as disponíveis em transporte coletivo, praças e shoppings, são mais vulneráveis a ataques de hackers. Para acessar o app do banco, prefira redes seguras de Wi-Fi, que exigem senha para entrar.
2. Atente-se aos alertas que seu banco envia por mensagens
Fique atento às mensagens recebidas no seu celular para não deixar passar nenhum alerta emitido por bancos quando uma transação é realizada. Outra dica é habilitar notificações do aplicativo para transações e compras via cartão de crédito ou débito.
No aplicativo do Nubank, por exemplo, é possível escolher quais mensagens você quer receber e por qual canal.
3. O que fazer em caso de furto do celular?
Além dos ataques hackers, outro meio criminoso de acessar dados é por meio do roubo de smartphones. Se o seu celular foi roubado ou furtado, é importante seguir algumas orientações:
- Apague os dados do seu dispositivo de maneira remota, por meio de outro aparelho celular ou do computador. Se a plataforma usada for Android, é preciso acessar android.com/find, inserir login e senha e clicar em “apagar dispositivo”. Caso seja IOS, é necessário acessar icloud.com, inserir login e senha, ativar a função “localizar iPhone” e clicar em “apagar dispositivo”.
- Entre em contato com o canal de atendimento do seu banco para reportar o roubo e solicitar o bloqueio de todas as contas e cartões – o site da Febraban disponibiliza para consulta os telefones das centrais de atendimentos dos principais bancos do país, entre outras instituições financeiras.
Algumas instituições financeiras disponibilizam camadas de segurança, como é o caso do Nubank, que conta com o Modo Rua, que permite uma camada de proteção extra ao aplicativo do Nubank quando o usuário está fora de casa. Quando ativado, o recurso limita as transações realizadas via Pix e TED, e também estipula um valor máximo para o pagamento de boletos. Para usar o recurso, é preciso cadastrar uma rede Wi-Fi como uma conexão segura. Assim, quando o usuário estiver desconectado deste Wi-Fi de confiança, o Modo Rua é ativado automaticamente.
4. Não armazene seus dados em qualquer site
Se você tem o costume de fazer compras pela internet, nunca deixe seus dados salvos em páginas de e-commerce. O ideal é preencher as informações do cartão de crédito a cada compra. Muitas pessoas têm o hábito de anotar dados de cartões no bloco de notas do celular, ou mesmo armazenar fotos de documentos e cartões – tais práticas não são recomendadas em nenhuma situação.
Aplicativo do Nubank: o que é possível fazer?
Por ser uma instituição financeira digital, os produtos e serviços do Nubank são exclusivamente digitais e entregar uma experiência fácil de usar é muito importante. Por isso, o aplicativo do Nubank foi pensado para ser o mais simples e completo possível, com tudo o que os clientes precisam em um só lugar.
No app, é possível explorar tudo o que o Nubank oferece, como a conta, cartões de crédito, ferramentas de transferências, pagamentos, compras e soluções de segurança que ajudam no controle das suas finanças e das despesas da sua família. Pelo aplicativo do Nubank, você também pode investir, acompanhar metas, tirar dúvidas sobre os serviços, receber o suporte necessário em casos de emergência e muito mais.
Como baixar o aplicativo do Nubank?
Basta baixá-lo na loja oficial de apps do seu celular:
- Se for usuário de Android, acesse a Google Play Store;
- Se for usuário de iOS (iPhone), acesse a App Store;
- Busque por Nubank e, depois, clique no botão de instalar o aplicativo do Nubank e pronto.
Atenção: antes de baixar, cheque o desenvolvedor do app. Na Google Play Store, é Nu. Na App Store, deve ser Nu Pagamentos S.A.
Nubank APK: conheça os riscos de baixar o aplicativo fora das lojas oficiais
Caso você encontre o aplicativo do Nubank disponível em outros locais fora das lojas oficiais, ou até mesmo desenvolvido por terceiros, não baixe no seu dispositivo. Apps identificados como Nubank APK são apps falsos, criados por qualquer pessoa, e podem deixar em risco o seu aparelho, suas informações e o seu dinheiro.
Leia também:
O que é economia doméstica e como ela pode te ajudar no dia a dia?
Guia do planejamento financeiro: como fazer uma virada nas suas contas?
Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.