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Chargeback no Tap to Pay do Nubank: como funciona a contestação de venda e como evitar?

Fez uma venda com o Tap to Pay do Nubank e ainda não recebeu o pagamento? Pode ser que a transação tenha sido contestada. Entenda o processo e saiba o que fazer.

Sobre uma mesa com um capacete e um óculos de bicicleta, a mão de uma pessoa branca aproxima o Cartão Ultravioleta ao celular, que está na mão de uma pessoa negra, com o App NuTap do Nubank aberto, aguardando o pagamento.

A conta PJ do Nubank nasceu com a missão de livrar empreendedores, autônomos e donos de pequenos negócios de burocracias financeiras e tornar a rotina da empresa mais prática –  e o Tap to Pay do Nubank contribui nessa jornada. O valor das vendas caem direito na sua conta PJ do Nubank em um dia útil. 

Mas, se nesse período você não receber o valor, pode ser que a transação tenha sido contestada, e um pedido de chargeback tenha sido feito. A seguir, entenda como funciona a contestação de vendas e saiba como resolver o pagamento. 

O que é chargeback?

Chargeback é, em tradução livre do inglês, "estorno", e se refere ao cancelamento de uma compra feita por um cartão, seja de crédito ou débito. Isso acontece quando o consumidor não concorda ou não reconhece uma compra que está na sua fatura e abre um processo junto a operadora do cartão para pedir a devolução do valor. 

Esse recurso é comum e costuma ser acionado em diferentes situações, como nos casos de fraudes ou quando o valor da compra é cobrado mais de uma vez, mas também pode ocorrer caso algum termo da venda seja descumprido. 

Quando isso acontece, o vendedor é notificado para apresentar contraprovas sobre essa  contestação. Neste momento, ele deve entregar os documentos e comprovantes necessários que ajudem a identificar que o trabalho foi mesmo realizado ou o produto entregue em boas condições. 

Essa análise é importante pois, a partir dela, fica decidido quem deve pagar pelo produto ou serviço. Durante o processo, o valor é descontado do vendedor, que pode recebê-lo de volta caso ganhe a disputa.

Como é o processo de chargeback do Tap to Pay do Nubank?

Se uma venda realizada usando o Tap to Pay do Nubank for contestada, a primeira coisa a fazer é organizar todos os comprovantes que te ajudem a defender que o seu produto ou serviço foi entregue dentro dos critérios estabelecidos antes da venda. 

Informações como o nome do comprador, o item ou serviço comprado, a estimativa de entrega e a confirmação de entrega são alguns exemplos de informações comprobatórias. O ideal é manter um arquivo dessas informações por, em média, 120 dias. Esse costuma ser o prazo máximo para que um consumidor realize uma contestação. 

Também vale ressaltar que, após ser notificado sobre a contestação, você terá até quatro dias corridos para organizar os documentos que sustentam a sua defesa. Eles devem ser enviados no formato PDF ou jpeg, pelo próprio aplicativo do Nubank, logado na sua conta PJ, na área de cobranças. 

Após a entrega dos documentos, nós encaminharemos tudo ao emissor do cartão (Mastercard), que irá analisar e definir quem ganhou a disputa. Essa definição pode levar cerca de 100 dias. Se o seu negócio ganhar, o valor retorna ao saldo da sua conta. Caso contrário, o dinheiro voltará ao bolso do consumidor. 

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Como evitar um chargeback?

Apesar de ser um processo comum, que auxilia no combate a fraudes, o chargeback deve ser evitado. Alguns cuidados importantes podem ser tomados para evitar contestações e perdas financeiras. 

O primeiro deles é deixar o seu e-mail na conta PJ do Nubank sempre atualizado. É por meio dele que nós entraremos em contato caso um pedido de contestação seja aberto ou se alguma movimentação atípica for identificada. 

Também é importante cuidar das informações do seu negócio e dos seus clientes. Armazenar e catalogar os comprovantes de venda pode agilizar sua resposta à contestação. Com essas informações organizadas, fica mais fácil comprovar que a venda ou prestação de serviço foi legítima e que não houve um problema que justifique a devolução do dinheiro. 

Outro modo de garantir um pós vendas tranquilo é fazendo um acompanhamento da entrega do produto ou serviço. Você pode enviar um pedido de avaliação do seu produto ou serviço, questionando o cliente sobre a experiência de compra. Desse modo, é mais fácil identificar se algo saiu do padrão, além de reforçar a relação de confiança com os consumidores.  

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