Pular navegação

Quem pode ter uma conta PJ do Nubank? Confira as regras e o passo a passo para você abrir a sua

Os critérios para aceitar novas empresas na conta PJ do Nubank mudaram: a partir de agora, se você tem um negócio com dois ou mais sócios, também pode fazer parte do nosso universo roxo. Confira as regras.

Desde 2019, a conta PJ do Nubank tem a missão de descomplicar a rotina de microempreendedores individuais (MEIs), autônomos e donos de pequenos negócios. A novidade é que, a partir de agora, mais pessoas poderão ter acesso a essas vantagens: empresas com dois ou mais sócios também podem solicitar uma conta PJ. 

Isso significa que se você não é o único dono ou dona do seu negócio e divide com outras pessoas, estará apto a ter uma conta PJ do Nubank, desde que todos os sócios administradores também tenham Conta no Nubank.

Se a sua empresa ainda não se encaixa nos nossos requisitos, fique tranquilo! A ideia é que os nossos critérios para atender novos clientes sejam aperfeiçoados cada  vez mais para atender as necessidades de todos os tipos de empreendedores. Acompanhe as nossas novidades aqui

Ao apresentar uma conta sem tarifas, mais transparente e livre de burocracias, nós cuidamos de tudo para que você possa focar exclusivamente no crescimento da sua empresa. Além da conta, cada vez mais clientes também têm acesso a um cartão de crédito PJ, uma ferramenta que ajuda a comprometer menos o fluxo de caixa do empreendimento e também dá mais controle sobre as saídas de dinheiro. 

A seguir, você descobre mais sobre os benefícios de abrir uma conta PJ do Nubank. 

Quais tipos de empresas podem ter uma conta PJ do Nubank?

A conta PJ pode ser adquirida por pequenos empresários com diferentes tipos societários (sejam eles MEI, EI e LTDA, SLU, Empresa Individual Imobiliária ou Sociedade Unipessoal de Advocacia). 

Desde Outubro de 2022 não é mais necessário ser cliente pessoa física do Nubank antes de se tornar cliente PJ. Mas a regra só vale para empresas de um único sócio.

Existem alguns critérios que podem fazer com que a sua conta não seja aceita. São eles:

  • Ter um outro CNPJ como sócio;
  • Não ter a conta PF do Nubank no caso de empresas com mais de um sócio;
  • Ter algum pedaço da empresa em espólio, isto é, quando uma parte da empresa foi deixada em razão do falecimento de um dos sócios.

As validações desses critérios são feitas no momento em que você pede a conta. Caso o perfil do seu negócio não seja elegível, você receberá uma notificação no app ou no e-mail explicando o motivo. A justificativa também ficará disponível para consulta no próprio aplicativo.  

Se a sua empresa for aceita, é só criar a conta confirmando as informações dela e da sociedade descritas no app.

Mas o que significa ser uma empresa com mais de um sócio?

Abrir um negócio do zero não é fácil. Ser um empreendedor ou uma empreendedora que cuida sozinho da própria empresa, também não. Por isso, muitos empresários escolhem se associar com outros para terem o fôlego que precisam tanto para começar, quanto para fazer o negócio girar.

Existem diferentes tipos de sociedade, mas as duas principais categorias são as de sócio-administrador e a de sócio (também conhecido como sócio cotista). 

Em geral, o sócio-administrador é o grande responsável por todos os processos. É ele que cuida e gerencia o dia a dia da empresa, estando envolvido em todas as decisões importantes que são feitas em nome do negócio. Ele tem o poder de assinar documentos, responder legalmente pela empresa e também realiza tudo o que é ligado à gestão do negócio. 

Já o sócio, ou sócio cotista, não se envolve com a gestão da empresa, nem possui poderes para representar o negócio. O poder do sócio não está atrelado a sua porcentagem de participação na empresa, mas sim ao tipo de sociedade que é estabelecida.

Não existe um número limitado de sócios que uma empresa pode ter. Empresas com mais de um único sócio-administrador podem abrir a conta PJ do Nubank, desde que todos os sócios também sejam clientes PF

Como faço para saber se a minha sociedade se encaixa nos critérios do Nubank?

O tipo de sociedade definido pela empresa pode ser encontrado no contrato social.

Quando você abre uma sociedade, ou seja, uma empresa com mais de uma pessoa, precisa desse contrato social para que o negócio passe a funcionar. 

Ele é uma espécie de certidão de nascimento entre os sócios e concentra todas as informações fundamentais como: quem são os sócios; qual o endereço da sede da empresa; quais são os deveres de cada sócio com o empreendimento; qual porcentagem do negócio é delegada a cada um; o ramo de atuação, entre outras coisas. 

É importante ressaltar que empreendedores individuais como MEIs não precisam deste documento.

Como abrir uma conta PJ do Nubank?

Se você ainda não é cliente Nubank PF, é só acessar o site nubank.com.br/conta-pj, digitar o seu CNPJ e selecionar a opção "Pedir conta PJ".

Outros dados simples serão solicitados no fluxo do site, como nome, CPF, e e-mail. Depois de preencher tudo, é necessário aguardar o nosso retorno sobre a aprovação ou não da solicitação.

Para quem já é cliente PF, é só solicitar a conta diretamente pelo app do Nu. Assim:

  1. Faça login no app do Nubank;
  2. Na tela inicial, clique no ícone de perfil no topo esquerdo do app;
  3. Selecione a opção “Pedir conta PJ”;
  4. Insira o CNPJ de seu negócio;
  5. Pronto! Siga o fluxo indicado no aplicativo.

Outra opção é fazer todo o pedido na página Conta PJ do nosso site.

Este texto faz parte da missão do Nubank de lutar contra a complexidade do sistema financeiro para empoderar as pessoas – físicas e jurídicas. Com a conta PJ queremos ajudar donos de pequenos negócios, empreendedores e autônomos a focarem no que realmente importa. Saiba mais e peça sua conta PJ do Nubank.

Navegue
    Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.