Nos próximos dias, pode ser que você veja diversos anúncios por aí oferecendo descontos de até 70% em eletrônicos, roupas, brinquedos... Não estranhe - é que entre os dias 3 e 13 de setembro acontece a Black Friday brasileira.
Black Friday? Em setembro? Como assim?
Pois é: desde 2019 existe uma iniciativa criada para promover mais uma semana de descontos no varejo. Chamada de Semana Brasil (ou Black Friday Brasileira), ela é uma parceria entre a Secretaria de Comunicação do governo federal (Secom) e o Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV).
A iniciativa ocorre dois meses antes da tradicional Black Friday, que é sempre em novembro.
Como funciona a Back Friday Brasileira?
A lógica é a mesma da Black Friday tradicional: durante um período de tempo, os consumidores podem encontrar produtos em promoção nas lojas participantes.
Não existe uma regra ou lista fica de quais lojas podem ou não oferecer descontos: a ideia é criar uma data para incentivar o consumo e movimentar o comércio. Ou seja: qualquer comerciante pode usar a data como forma de oferecer descontos. Mas você pode conferir as empresas associadas ao IDV aqui.
Segundo a Ebit/Nielsen, empresa de análise de dados, no ano passado as vendas online cresceram 41% durante o período da Black Friday brasileira em comparação ao mesmo período de 2018.
Por conta da pandemia do novo coronavírus, a expectativa é que o número de vendas pela internet aumente ainda mais este ano.
Veja alguns cuidados para não cair em cilada na hora das compras:
Black Friday: saiba quais são os direitos do consumidor
6 dicas para aproveitar a Black Friday com segurança
Black Friday: 4 golpes e ciladas para não cair
Black Friday - o que é mesmo?
A Black Friday é um evento criado pelos comerciantes americanos há quase 50 anos. Nos Estados Unidos, a sexta-feira (Friday, em inglês) seguinte ao Dia de Ação de Graças virou sinônimo de descontos absurdos e até corridas às lojas para garantir boas ofertas. O dia de Ação de Graças, ou Thanksgiving, acontece sempre na quarta quinta-feira do mês de Novembro.
No Brasil, o evento surgiu primeiro online e só depois ganhou espaço em lojas físicas. Este ano a Black Friday deve acontecer no dia 27 de novembro.
Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.