Pular navegação

Vai baixar um app? Confira 5 cuidados para evitar golpes e problemas de privacidade

Algumas precauções podem evitar que o simples ato de baixar um app bacana de editar fotos vire uma dor de cabeça para a sua segurança online.

Baixar app: imagem de um celular com a tela preta no centro de uma superfície de cores verde claro e lilás.

Em um mundo altamente digitalizado, o seu celular é quase uma extensão de você. É nele que estão armazenadas as informações mais importantes da sua vida, como seus dados pessoais, suas fotos e vídeos em família, seu e-mail, contratos e até o seu dinheiro. Por isso, ao baixar um app, é importante que você siga algumas medidas de segurança para garantir a proteção de tudo isso. 

É que, em alguns casos, mesmo aplicativos supostamente inofensivos, como um editor de fotos ou um novo jogo, podem esconder problemas capazes de deixar o seu celular vulnerável. Baixar um app pode ser a porta de entrada para malwares e vírus que comprometem o funcionamento do aparelho e te deixam mais suscetíveis a crimes digitais.

Se você não sabe como manter seus apps seguros, aqui vão algumas dicas sobre o que considerar antes de baixar um app novo.

https://www.youtube.com/shorts/p-yrFlIRzLc

1. Baixe apps somente de lojas oficiais

As lojas oficiais dos sistemas operacionais (como Google Play e Apple Store) são muito mais seguras para baixar um app do que as plataformas não oficiais. O motivo? Elas exigem que os desenvolvedores sigam normas e parâmetros de qualidade e segurança.

Apesar de suas políticas não prevenirem 100% de problemas, essas lojas possuem sistemas de denúncia que ajudam a controlar o conteúdo do que está disponível por lá. 

Além disso, a fiscalização dessas plataformas é mais forte: portanto, apps falsos, que imitam aplicativos originais de empresas ou organizações, costumam ser barrados.

O sistema de comentários e votação do público também é mais transparente do que em plataformas desconhecidas, algo que ajuda quem baixa o app a ler avaliações mais honestas.

2. Ao baixar um app, confira as permissões que você precisa dar

Sabe quando você baixa um app e ele te pede para permitir o acesso a certas áreas do seu celular? Acesso à sua localização, à sua lista de contatos, à câmera do telefone, às suas imagens salvas, ao seu histórico de ligações… Tudo isso pode aparecer.

Antes de aceitar, vale se perguntar se algumas das permissões solicitadas pelos aplicativos que você pretende baixar fazem sentido.

Existem, de fato, certas funcionalidades que são essenciais para o funcionamento de um app. Por exemplo: geralmente, aplicativos de bancos ou cartões de crédito precisam de acesso à localização para ajudar os sistemas de segurança e detecção de fraudes, por exemplo.

Mas por que um simples app de alarme, ou calculadora, estaria te pedindo acesso ao seu histórico de ligações? Normalmente, é possível conferir ou até mesmo ter que aceitar, na hora de baixar, quais as funcionalidades que o app quer acessar. No caso de aplicativos já baixados, quando for usar, o seu telefone muitas vezes mostra um aviso na primeira vez que ele tentar acessar algo. Preste atenção e repense.

3. Mantenha seu telefone atualizado

As versões mais recentes dos sistemas operacionais dos aparelhos, seja Android ou iOS, costumam trazer não apenas melhorias de experiência, mas também atualizações de segurança importantes. Brechas descobertas, falhas ou até mesmo novas barreiras que previnem ataques costumam estar nesses updates.

Caso seu telefone não suporte a versão mais recente, vale instalar um antivírus ou scanner de malware. Existem vários gratuitos, confiáveis e com boas avaliações nas lojas oficiais de apps.

Por que tenho que ficar atualizando meu telefone o tempo inteiro?

4. Não repita senhas

Essa dica vale para toda a sua vida online e se aplica também aos apps. Repetir senhas enfraquece a sua segurança porque, no caso de ter uma plataforma exposta, você automaticamente está vulnerável nas demais. 

https://www.youtube.com/watch?v=kWGLqCExBKU

“Ah, mas eu uso a mesma senha segura para tudo”. Sim, mas se por acaso o e-commerce no qual você usou essa senha for hackeado, ou sofrer uma brecha de segurança, essa sua senha se torna de certa forma “pública” para os criminosos.

Os fraudadores usam máquinas para testar milhares de senhas já vazadas de forma automática, em milhares de contas (redes sociais, e-commerces, e-mails). Ou, se for um ataque mais direcionado, podem pegar seus dados e tentar acessar suas demais contas. 

Saiba como criar uma senha forte (e não esquecê-la)

5. Seja consciente do que compartilha nas redes sociais

Você precisa mesmo botar seu endereço no perfil? Colocar o nome completo dos seus filhos? Marcar a localização exata da casa dos seus pais? Além de questões de segurança no mundo “real”, esse excesso de informações pode também ser um problema para a privacidade no mundo virtual.

Quando você baixa um app, muitos deles funcionam com um login integrado a redes sociais. Isso significa que, ao criar uma conta neles, você muitas vezes dá acesso automático ao que está no seu perfil – incluindo suas informações, seus likes, lugares em que deu check-in, amigos que possui, fotos etc.

Além disso, caso esteja usando um app não seguro, desenvolvedores mal intencionados podem compartilhar ou vender esses dados. 

É importante ressaltar que anúncios voltados a determinados grupos de pessoas são comuns na internet e não infringem a privacidade se conduzidos dentro de certos parâmetros estabelecidos pela legislação de cada país. Por exemplo, de forma simplificada, se você acessa conteúdos de moda nas redes sociais, os algoritmos irão te entregar anúncios que tenham a ver com esse comportamento. 

Enviar anúncios para grupos de pessoas que se encaixam em um determinado perfil, sem quebrar as políticas de privacidade, é diferente de pegar informações pessoais e usar esses dados de forma não anônima – e sem consentimento.

Leia também:

App Nubank é seguro? Sim! A gente explica

Nubank APK: conheça os riscos de baixar o aplicativo fora das lojas oficiais

Instalar antivírus realmente funciona?

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.