Expediente bancário no final do ano

22 de dezembro de 2020

Agências estarão fechadas nos dias 25 de dezembro e 1 de janeiro – e o pagamento de contas pela internet também pode ser afetado. Veja como se organizar.

Mesmo em um ano atípico, dezembro segue sendo um mês com muitas despesas. Para não ter surpresas com seus boletos no início de 2021, vale ficar atento à como os feriados afetam o pagamento de contas no período.

Como fica o funcionamento dos bancos no final do ano?

De acordo com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos):Na véspera de Natal, 24 de dezembro, as agências poderão se organizar em horários especiais, dependendo de cada estado e município. Já no dia 25 de dezembro os bancos estarão fechados.

Nos dias 26, 27 e 30 de dezembro as atividades seguem em horário normal. Já no último dia útil do ano, 31 de dezembro, não haverá atendimento ao público em nenhuma agência bancária.

Ou seja: se você tem contas a vencer entre os dias 24 de dezembro e 4 de janeiro, o melhor a fazer é agendá-las para que possam ser pagas antesdisso. Afinal, os boletos podem levar até 3 dias úteis para serem compensados.

Verifique com o banco no qual você possui a conta até quando é possível efetuar pagamentos e transferências.A Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP), responsável por realizar a compensação e liquidação de operações como TED, funciona em horário especial no fim do ano.

Como ficam os pagamentos digitais?

No Nubank, pagamentos e TEDs não estarão disponíveis na conta no dia 25/12.No dia 24/12 TEDs funcionarão apenas até às 11h30.Já no Ano Novo, pagamentos e TEDs não estarão disponíveis na conta no dia 01/01No dia 31/12 TEDs também irão funcionar apenas até às 11h30.