Car na val

Car na val

Afinal, como fica o trabalho? O que abre ou fecha? Vai ser feriado? Veja detalhes.

Afinal, como fica o trabalho? O que abre ou fecha? Vai ser feriado? Veja detalhes.

Em 2022, os tradicionais quatro dias de Carnaval caem entre os dias 26 de fevereiro (sábado) e 1º de março (terça-feira). Por causa da pandemia, assim como em 2021 as celebrações foram canceladas para evitar aglomerações.

Mas como ficam os dias de feriado? Eles vão acontecer? 

A resposta é: depende.

A resposta é: depende.

O Carnaval já é ponto facultativo normalmente – ou seja, mesmo que os órgãos públicos fechem, as empresas não são tecnicamente obrigadas a dar folgas a seus funcionários.

Vale observar que o feriado só é oficial em alguns estados e municípios por leis locais – como no Rio de Janeiro, onde a terça-feira é feriado estadual.

Ou seja, o Carnaval não é um feriado nacional. Fica a cargo de cada estado e/ou município decidir se vai manter ou não o ponto facultativo.

Sim, mas ela não é obrigada. Na maior parte dos casos, dar folga nos dias 28 de fevereiro e 1º de março (segunda e terça-feira de Carnaval) e na manhã do dia 2 (quarta-feira de Cinzas) é uma decisão da empresa onde cada pessoa trabalha. Ou seja, a empresa pode ou não dar folga.

A empresa pode dar folga?

Mas vale ficar de olho: a empresa também pode oferecer a folga e solicitar que o tempo seja compensado em outro momento, ou por meio do banco de horas.

Importante: se o Carnaval for decretado feriado em uma cidade, a pessoa que trabalhar neste(s) dia(s) terá direito a receber o salário em dobro – essa é uma regra da CLT. Caso a empresa resolva dar a folga em outro dia para compensar o feriado, não há o pagamento dobrado.

O que abre ou fecha no carnaval?

O que abre ou fecha no carnaval?

- Repartições públicas (a depender do estado ou município); - Hospitais; -Shoppings; -Comércio de rua (a depender do município); -Mercados (parcialmente); -Transporte público.

O que abre:

Quer entender melhor as finanças e burocracias do dia a dia?

👆🏽