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Vida Nu Corre: como alavancar as vendas do seu negócio na Black Friday

Como criar uma boa campanha de Black Friday capaz de gerar uma renda extra e atrair novos clientes neste fim de ano? Veja as dicas da empreendedora Monique Evelle no novo episódio de Vida Nu Corre.

Imagem em preto e branco da empreendedora Monique Evelle. Ela tem dreads e usa um brinco redondo. Acima dela, está escrito "Vida Nu Corre" em branco e roxo. Ao lado direito, lê-se "Uma coluna de Monique Evelle". Abaixo, lê-se "EP 04".

Chega mais que o assunto de hoje é Black Friday. A data mais quente do varejo nacional está chegando: neste ano, ela acontece no dia 25 de novembro. Segundo a Associação Brasileira do Comércio Eletrônico (ABComm), a expectativa é que o e-commerce brasileiro movimente mais de R$ 6 bilhões neste ano.

Pensa comigo: quantas vezes você já quis fazer uma promoção, mas o plano não saiu do papel? Ou pior: fez e foi um fiasco? Hoje, eu vou te dar dicas concretas de como capitalizar essa data para fazer seu negócio vender mais. Bora nessa?

https://www.youtube.com/watch?v=5ckrHbNWSTs

Quero aproveitar a Black Friday. Por onde começo?

1. Faça um planejamento

A Black Friday é a data que os clientes mais esperam – e assim como eles se organizam para fazer uma boa compra, você deve se organizar para alcançar os melhores resultados para o seu negócio.

De acordo com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), é fundamental se preparar para o aumento da demanda. Liste todos os pontos de atenção, como: atendimento, preço, promoção, divulgação, entrega, estoque e desenhe uma estratégia que contemple tudo isso.

2. Divulgue antes da concorrência

O seu cliente não vai saber que você tem uma ação de Black Friday se você não contar. Por isso, você deve começar agora: aproveite antes que ele seja bombardeado de promoções em todos os cantos.

3. Seja estratégico na hora de criar a promoção

Se você tem um produto preso no estoque, coloque ele em promoção. Faça algo que vai beneficiar o seu caixa e o seu cliente ao mesmo tempo.

4. Ofereça um benefício real

Os clientes são espertos e conseguem perceber quando uma promoção não é beeem uma vantagem. Nada de black fraude, hein!

5. Não comprometa a qualidade das suas entregas

Por último, mas não menos importante: não comprometa a qualidade das suas entregas ou dos seus serviços. Se você não tiver estrutura para o aumento de demanda, uma promoção pode prejudicar a sua logística.

Como trazer mais clientes para minha loja virtual?

Quem enviou essa pergunta foi o Fabio Aubin, dono da loja Made in Natural, um e-commerce de snacks saudáveis. Ao mesmo tempo em que deseja alavancar suas vendas, Fabio também quer atrair um novo público para o negócio. 

A Black Friday pode ser o momento ideal para isso: trazer novos clientes que descobrem o seu negócio pela promoção. Mas para funcionar, você precisa criar uma ação focada nisso. 

Como o negócio dele é online, a campanha pode usar patrocínio de posts nas redes sociais, segmentadas para um público específico que pode ter interesse nos produtos de acordo com a região onde a loja atende. 

Além disso, também é possível criar uma campanha de MGM (ou Member Get Member), um termo em inglês que quer dizer cliente que trás cliente. Ou seja, o cliente que indicar o seu negócio a partir de um link rastreável ganha um brinde exclusivo de Black Friday. 

Outra ideia é oferecer dois tipos de descontos: um menos agressivo, para quem já é cliente, e um desconto especial de primeira compra. Mas claro que esse desconto precisa ser estudado – você ganha em volume de vendas, mas perde na margem. Então, precisa de estratégia para o seu caixa crescer, mesmo que de forma menos agressiva, mas nunca criar uma campanha que traga prejuízo.

Como fazer ofertas se os meus preços são todos personalizados?

Agora é a vez da Ludmila Guarçoni, personal organizer e proprietária da empresa Onde Eu Guardei. A pergunta dela é pertinente pois cada cliente recebe um orçamento específico que varia de acordo com a necessidade e serviço prestado.

Nestes casos, é possível criar uma promoção para um tipo de serviço específico e gerar no seu cliente a necessidade.

Pensa comigo: seus clientes te procuram porque já têm em mente algo que precisam organizar. Mas você poderia, por exemplo, criar um pacote promocional de "bota fora 2022". Assim, você pode estabelecer, nas regras da promoção, o tamanho do pacote, descrevendo bem a prestação de serviço.

Desse modo, quem quer começar 2023 com o pé direito, se desfazendo do que não precisa e organizando tudo para o novo ano, pode sentir a necessidade de já aproveitar a oportunidade para fechar o serviço promocional.

Ou seja, você cria um pacote fechado, menos personalizado, para vender outros serviços aos seus clientes ou atrair novos. 

Dica de ouro: como não se dar mal na Black Friday?

Antes de encerrar essa coluna, quero te convidar a fazer uma reflexão: sorte é estar pronto quando a oportunidade vem.

Essa frase é de Oprah Winfrey, uma mulher que admiro muito. Ela quis dizer que sorte é um conceito abstrato e que oportunidade a gente não desperdiça. 

Então, se você empreende e tem um sonho, minha dica é: estude, se dedique, faça sempre o melhor que você pode e além do que precisa hoje. Quando a oportunidade vier, você estará pronto, e é só abrir a porta para mudar a sua história para melhor. Combinado?

Vamos crescer em comunidade?

Fim de papo, minha gente. Se você é novo por aqui e ainda não viu os episódios anteriores, é só procurar por Vida Nu Corre aqui no blog do Nubank, no Youtube, no Spotify, ou em qualquer outro aplicativo de podcast. 

Se você quiser participar do próximo episódio, é só enviar sua pergunta e história para vidanucorre@nubank.com.br. Quem sabe você não aparece por aqui também?

Boa Black Friday e até a próxima!

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