Na hora de traçar metas para a sua empresa é importante ter um planejamento. Dessa forma, você sabe onde focar os esforços para aumentar as vendas e atrair mais clientes a cada momento do ano. Estamos em 2024 mas, para garantir um plano estratégico e executável, a antecedência é essencial. Além de identificar oportunidades ainda para o segundo semestre, para quem tem um negócio já é hora de começar a olhar para o próximo ano. É por isso que ter um calendário do empreendedor pode ajudar. Ao considerar as datas relevantes para o seu negócio, é possível se organizar melhor.
O calendário do empreendedor conta com feriados nacionais, datas comemorativas (e algumas divertidas) e outros dias que valem a atenção. Para uma marca ou negócio, existem diferentes formas de se associar à essas ocasiões: promoções, coleções temáticas, comunicações contextualizadas, entre outros
Confira, abaixo, como se preparar o ano inteiro para aproveitar as oportunidades para vender mais.
Janeiro
Material escolar
A lista de material escolar costuma ser enviada nessa época. Por isso, esteja preparado para receber pais, mães e responsáveis em busca de itens de papelaria e uma série de outros produtos pedidos pelas escolas. Algumas pessoas costumam se juntar para comprar em maior volume. Por isso, mantenha o estoque organizado para atender à demanda e, se for necessário, considere contratar funcionários temporários para dar conta.
7 – Dia do Leitor
Se você tem uma livraria, por exemplo, é o seu momento. Desconto em livros e bom atendimento têm a chance de fidelizar o consumidor. Se o seu negócio é do setor alimentício, ações criativas como "traga um livro e ganhe uma sobremesa" pode ser divertido e te render boas vendas.
Donos de papelarias também podem aproveitar a data para ações, como por exemplo disponibilizar combos com post its, marca texto e marca página. Quem tem um cafeteira, pode pensar em proporcionar um ambiente propício à leitura, enquanto toma um café acompanhando de uma fatia de bolo.
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30 – Dia da saudade
No dia da saudade, encoraje seus clientes a encurtar distâncias e demonstrar afeto para aquela pessoa que eles não veem faz tempo ou que mora longe. Floriculturas e seus arranjos, padarias e suas cestas de café da manhã ou da tarde, empórios e seus kits de frios e vinhos, lojas de roupas e acessórios. Nessa data há espaço para todo mundo.
Lembre-se que você pode facilitar para o consumidor. Com o link de pagamento, seu cliente tem mais segurança e liberdade para pagar da maneira que preferir.
Outras datas de janeiro para você considerar no seu negócio
06/01 – Dia da Gratidão
08/01 – Dia do Fotógrafo
12/01 – Dia do Empresário Contábil
18/01 – Dia do Cabeleireiro, Manicure, Maquiador, Esteticista e Depilador
21/01 – Dia Internacional do Moletom
24/01 – Dia Internacional da Educação
26/01 – Dia da Gula
Fevereiro
Carnaval
No Carnaval, tem gente que viaja e existem aqueles que preferem ficar na cidade onde moram para curtir os bloquinhos de rua ou até outros programas locais. Se você pensa em abrir seu comércio (de fantasias, bebidas, comidas e afins), lembre-se de ter produtos suficientes no estoque e oferecer preços competitivos.
Além disso, dependendo do negócio, é possível criar estratégias direcionadas para quem prefere descansar durante a folia. Entenda bem o público que quer atingir e atrele o seu portfólio de produto à narrativa que faça sentido para ele durante o período. Comunicar benefícios para quem quer fugir da folia, pode ser uma estratégia certeira.
10 – Dia Mundial das Leguminosas
Essa data pode ser interessante se o seu estabelecimento disponibiliza esse tipo de produto (feijão, lentilha, grão-de-bico, etc). Crie promoções, se possível, ou agregue valor às suas mercadorias ao criar ações criativas, como cestas de produtos, pratos frescos ou até mimos divertidos relacionados ao tema.
19 – Dia do Esportista
Empreendedores podem usar esse dia como "desculpa" para atrair clientes entusiastas do esporte e dispostos a adquirir roupas e materiais do ramo. E, mesmo que o seu negócio não seja dessa área específica, é possível ser criativo para trabalhar a data, se ela fizer sentido para o portfólio de produtos ou serviços que a sua empresa vende.
Tenha em mente que, também em fevereiro, no dia 10, é comemorado o Dia do Atleta Profissional. Quem sabe não é hora de uma promoção do tipo "prove que você pratica algum esporte e ganhe um brinde". Essa pode ser uma oportunidade de atrair novos clientes e encantar ainda mais os antigos.
Outras datas de fevereiro para você considerar no seu negócio
01/02 – Dia do Publicitário
04/02 – Dia Mundial Contra o Câncer
05/02 – Dia do Dermatologista
13/02 – Dia Mundial do Rádio
14/02 – Dia Internacional da Doação de Livros
17/02 – Dia Mundial do Gato
26/02 – Dia do Comediante
28/02 – Dia da Ressaca
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Março
14 – Dia dos Animais
O Brasil é o terceiro maior país do mundo quando o assunto é a população pet, segundo dados da Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação). Ao abraçar o tema, você pode se aproximar de um público engajado e apaixonado. Que tal oferecer um tratamento especial para os bichinhos? Combos promocionais e novos serviços podem funcionar para um pet shop, por exemplo. Ou então descontos para quem indicar um amigo que tem um animal de estimação. Um restaurante ou café que seja pet friendly pode atrair tutores com seus bichinhos para curtir uma refeição em boa companhia.
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15 – Dia do Consumidor
A semana do dia 15 de março costuma movimentar o comércio. Não fique de fora. Use as redes sociais para divulgar seus produtos e alavancar as vendas. Disponibilize canais de rápido atendimento para facilitar a compra e não se esqueça de oferecer formas fáceis de pagamentos, como por exemplo, o NuPay e o Link de Pagamento do Nubank, disponíveis para clientes da conta PJ.
Outras datas de março para você considerar no seu negócio
08/03 – Dia Internacional da Mulher
10/03 – Dia do Sogro e Dia do Telefone
19/03 – Dia Nacional do Artesão
20/03 – Dia Internacional da Felicidade
22/03 – Dia Mundial da Água
26/03 – Dia do Cacau
27/03 – Dia do Circo
31/03 – Dia da Saúde e Nutrição
Abril
Páscoa
Além de chocolates, também há muitos nichos de mercado para serem explorados: lembrancinhas, decoração, cestas de café, almoço, etc. Ou seja, a época oferece um grande potencial de ganho. Não perca a oportunidade pois essa é uma das datas que mais movimentam o comércio.
1 – Dia da Mentira
O dia pode até ser da mentira, mas uma ideia é fazer promoções, oferecendo descontos tão bons que parecem mentira, mas são, de fato, verdade.
2 – Dia Internacional do Livro Infantil
Aqui, há outra oportunidade de aumentar as vendas de livros infantis e itens variados para a criançada. Ao oferecer descontos em livros infantis, seu negócio pode também atrair vendas complementares de produtos para os pais e responsáveis.
21 – Tiradentes
A data é um feriado nacional. Independentemente da cidade em que seu comércio esteja instalado, prepare-se para receber turistas e moradores locais que vão folgar. Tanto para quem escolhe viajar quanto para aqueles que preferem aproveitar o descanso nos arredores de casa, garanta preços justos, ofertas atrativas e diferenciais, como "compre um item e leve dois". Isso também serve para o setor de turismo, que pode planejar pacotes para casais ou famílias.
Outras datas de abril para você considerar no seu negócio
08/04 Dia da Natação
13/04 – Dia do Beijo
22/04 – Descobrimento do Brasil
28/04 – Dia da Sogra
Maio
Dia das Mães
No segundo domingo do mês é comemorado o Dia das Mães. Na data, muitas famílias saem para almoçar, outras pedem comida em casa, e presenteiam com flores, cartões, lembrancinhas ou algo mais customizado – são várias as maneiras de homenagear a mãe.
Vale pensar em ações para esse público e estar preparado para quem se planeja e garante o mimo com antecedência – e também para os atrasados de plantão, que deixam para a última hora.
28 – Dia do Hambúrguer
Um dia para os donos de hamburguerias e lanchonetes aproveitarem para ganhar as pessoas pelo estômago. Se o seu estabelecimento bombar, você está preparado para atender a todos com excelência, seja no preparo, no atendimento ou na entrega final? Não deixe esse planejamento para a última hora, e pense em formas de atrair mais clientes para o seu negócio com promoções, novos combos, novos sabores.
24/05 – Dia Nacional do Café
O Brasil é o maior produtor mundial do grão e o segundo maior consumidor de café no mundo, atrás somente dos Estados Unidos. Por isso, a data deve ser considerada no planejamento. Restaurantes e docerias podem fazer receitas utilizando café como o ingrediente principal, livrarias podem estimular publicações da história do café e gastronomia, e lojas de artigos variados podem oferecer descontos para objetos relacionados ao café, como filtro, garrafa térmica, itens de preparo, louças, etc.
Outras datas de maio para você considerar no seu negócio
01/05 – Dia do Trabalho e Dia da Literatura Brasileira
05/05 – Dia do Pintor
11/05 – Dia do Barbeiro
15/05 – Dia Internacional da Família
22/05 – Dia do Abraço
Junho
Festas Juninas
Junho é a época de algumas das festas mais gostosas do Brasil. Dependendo de onde você estiver, o alvoroço maior pode ser em torno da festa junina, da de São João ou de outras figuras. Quem gosta de organizar a celebração costuma se planejar para garantir as guloseimas e decoração para a festança. E o lugar escolhido para comprar os itens pode ser a sua loja. Muitos brasileiros também viajam para curtir as festividades, então é uma boa época para o turismo aproveitar e planejar produtos específicos para as comemorações.
12 – Dia dos Namorados
Uma das datas que mais movimentam o comércio no ano. E o seu negócio pode fazer parte da comemoração – seja um jantar, uma cesta ou outro presente. Aqui a concorrência é grande, mas a oportunidade também. Por isso, seja criativo. Pesquise tendências no Brasil e fora, preveja variedades de ofertas do seu produto ou serviço e ajude os casais a surpreender seus parceiros ou parceiras com algo diferente.
Outras datas de junho para você considerar no seu negócio
03/06 – Dia Mundial da Bicicleta
20/06 – Dia Internacional do Surf
20/06 – Dia do Revendedor
24/06 – Dia das Empresas Gráficas
27/06 – Dia das Micro, Pequenas e Médias Empresas
Julho
Férias escolares
Esse é o período em que a criançada está em casa ou curtindo algum programa em família. Por isso, pense nos pais como público-alvo. Promover novidades no cardápio e ofertas imperdíveis pode valer a pena. Ou mesmo criar uma programação que ajude os pais a ter opções para passar o tempo com os filhos, como atividades de pintura, contação de histórias – entenda quais atividades fazem mais sentido para o seu tipo de negócio. Nesta época do ano, você também pode atrair um público complementar para seu estabelecimento oferecendo descontos ou horários especiais para crianças em idade escolar.
26 – Dia dos Avós
Além de palavras bonitas e momentos compartilhados, alguns netos gostam de demonstrar carinho com presentes. Por esse motivo, considere essa data no seu comércio. Vale atenção na hora de montar vitrines ou oferecer produtos específicos para o público idoso. Por exemplo: um spa pode vender uma massagem com hidratação para cuidar da pele na terceira idade, uma agência de passeios pode planejar caminhadas leves com paradas para hidratação, etc.
Outras datas de julho para você considerar no seu negócio
07/07 – Dia Mundial do Chocolate
08/07 – Dia do Panificador
10/07 – Dia da Pizza
20/07 – Dia do Amigo
27/07 – Dia do Motociclista
Agosto
Dia dos Pais
A data é comemorada sempre no segundo domingo do mês de agosto. Prepare-se para atender à alta demanda e ofereça promoções exclusivas. Um ponto importante é pesquisar hábitos de compras dos pais e destacar produtos que costumam ser do interesse masculino. Vale separar uma área (física ou de ecommerce) com ideias de presentes.
11 – Dia do Estudante
A depender do seu negócio, oferecer livros didáticos voltados a diferentes temáticas, kits contendo mochilas, pastas, itens de papelaria e escritório, e um ambiente propício para se concentrar, pode ser uma boa alternativa para atrair o público que deseja focar nos estudos.
E, para focar em ações específicas sem deixar a organização da sua empresa de lado, você pode contar com o Assistente de pagamentos do Nubank, uma ferramenta criada para ajudar a administrar as suas contas e manter os pagamentos em dia. Com ele, seus principais compromissos financeiros ficam organizados e automatizados em uma área do aplicativo.
15 – Dia dos Solteiros
Uma ótima oportunidade para quem não tem um par aproveitar as ofertas – e para os donos de pequenos negócios alavancarem as vendas. Para essa data, como para as demais, seja criativo na hora de comunicar a ação que está planejando. Tente imaginar o que pode movimentar a vida de uma pessoa solteira e como você pode ajudá-la a encontrar um par, ou curtir a solteirice. O importante é sempre entender as necessidades do seu público no momento.
Outras datas de agosto para você considerar no seu negócio
11/08 – Dia da Televisão
15/08 – Dia da Informática
17/08 – Dia Nacional da Mulher Empresária
19/08 – Dia da Fotografia
Setembro
Semana Brasil
Desde 2019 existe uma iniciativa criada para promover mais uma semana de descontos no varejo. Chamada de Semana Brasil (ou Black Friday Brasileira), ela é uma parceria entre a Secretaria de Comunicação do governo federal (Secom) e o Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV). A iniciativa ocorre dois meses antes da tradicional Black Friday, que é sempre em novembro.
Não existe uma regra ou lista de quais lojas podem ou não oferecer descontos, mas a ideia é incentivar o consumo e movimentar o comércio. Então, você pode usar a data como forma de oferecer boas ofertas.
15 – Dia do Cliente
A data, embora menor do que a Black Friday ou Semana Brasil, acaba sendo mais uma oportunidade para o comércio vender produtos e serviços com descontos. Essa pode ser a sua chance de fidelizar o consumidor.
Na hora de facilitar os pagamentos (para quem empreende e para quem compra), o Tap to Pay do Nubank pode ser seu aliado, pois seus clientes podem fazer pagamentos no cartão de crédito e débito (das bandeiras Mastercard, Visa e Elo) de um jeito rápido e prático: direto pelo seu celular, sem a necessidade de uma maquininha física.
Outras datas de setembro para você considerar no seu negócio
05/09 – Dia do irmão
06/09 – Dia do Sexo
09/09 – Dia o Veterinário e Dia do Cachorro Quente
21/09 – dia da Árvore
22/09 – Dia do Contador e Dia da Banana
23/09 – Dia do Sorvete e Dia dos Filhos
30/09 – Dia da Secretária
Outubro
12 – Dia das Crianças
Brinquedos, livros, um sorvete no parque ou uma programação diferente. O importante é não deixar passar em branco o dia dos pequenos. Mesmo que o seu negócio não converse diretamente com esse público, lembre-se de ser criativo para tentar criar uma conexão que faça sentido para o seu portfólio de produtos ou serviços.
31 – Halloween
Gostosuras ou travessuras? O que importa mesmo é o seu estabelecimento se preparar para vendas de doces, fantasias e itens de decoração, ou para criar uma narrativa criativa que conecte o seu negócio com a data de maneira atrativa para o seu cliente.
Outras datas de outubro para você considerar no seu negócio
01/10 – Dia do Vendedor e Dia Nacional do Idoso
04/10 – Dia do Barman
05/10 – Dia do Empreendedor e Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa
09/10 – Dia do Açougueiro e Dia do Atletismo
15/10 – Dia do Professor
16/10 – Dia do Pão
22/10 – Dia do Enólogo
25/10 – Dia do Macarrão
26/10 – Dia do Músico
30/10 – Dia da Decoração
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Novembro
2 – Dia de Finados
Neste dia, várias pessoas costumam ir ao cemitério visitar os túmulos de quem já se foi e prestar homenagens. É um dia de emoção e vale aproveitar a data sem perder a ternura do momento. Flores, fotografias e pequenos mimos podem trazer à memória o que foi vivido com quem já se foi.
20 – Consciência Negra
Que tal incentivar seus clientes a consumirem produtos e serviços de empreendedores negros locais, estabelecimentos fundados por pessoas pretas e obras produzidas por negros?
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Black Friday
A Black Friday, com seus descontos atraentes, tem sempre um lugar no calendário de compras dos brasileiros e é considerada uma das datas mais importantes para o comércio no país. A última sexta-feira do mês de novembro chega com grandes promoções e descontos atraentes.
E não é só o consumidor que deve se planejar financeiramente para adquirir produtos em oferta. Empreendedores precisam se preparar para a alta demanda. As Caixinhas PJ do Nubank podem te ajudar a se organizar. Com elas, fica mais fácil poupar dinheiro para a empresa, melhorar o planejamento financeiro e ainda criar e alcançar metas financeiras.
As Caixinhas PJ – que rendem 100% do CDI – são uma opção de investimento para guardar o dinheiro do seu negócio na Conta PJ do Nubank. O processo é fácil e rápido, para que você crie o hábito frequente de separar um pouco do dinheiro para atingir as metas da sua empresa.
Você pode criar e personalizar várias Caixinhas direto no aplicativo, dando nomes para os seus planos e até selecionando uma imagem que tenha mais a ver com o seu objetivo. Por exemplo, é possível criar uma caixinha para "Black Friday".
Outras datas de novembro para você considerar no seu negócio
01/11 – Dia Mundial do Veganismo
12/11 – Dia do Supermercado
15/11 – Dia do Joalheiro e Proclamação da República
19/11 – Dia do Empreendedorismo Feminino
Como cobrar um cliente via Pix pela conta PJ do Nubank?
Dezembro
Prepare seu estoque, decore sua empresa e planeje conteúdo que gere engajamento nas redes sociais da sua empresa.
25 e 31 – Natal e Ano Novo
De presentes a happy hours, festas e viagens, o período de celebrações de fim de ano mexe com uma variedade de estabelecimentos. Tem quem gaste muito e tem os que são mais contidos. Prepare os seus funcionários e a sua vitrine pois, com certeza, o movimento será maior.
Outras datas de dezembro para você considerar no seu negócio
02/12 – Dia Nacional do Samba
15/12 – Dia do Arquiteto
20/12 – Dia do Mecânico
26/12 – Dia da Lembrança e Dia do Pedreiro
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Este texto faz parte da missão do Nubank de lutar contra a complexidade do sistema financeiro para empoderar as pessoas – físicas e jurídicas. Com a conta PJ, queremos ajudar donos de pequenos negócios, empreendedores e autônomos a focarem no que realmente importa. Saiba mais.