Pular navegação

Qual o valor fixado para o BDR do Nubank no IPO?

BDRs, assim como ações, podem oscilar de preço constantemente. Entenda essa dinâmica e o valor de estreia do BDR do Nubank na Bolsa de Valores, em dezembro de 2021, o chamado IPO do Nubank.

Mulher branca com o cabelo preso, sentada e sorrindo enquanto olha para o celular em uma de suas mãos e com a outra leva uma uva a sua boca, a sua frente uma mesa com alguns pratos, xícaras, tigelas com frutas e uma jarra de suco ao lado. Ao fundo uma parede de tijolos brancos com um quadro abstrato iluminados pela luz do dia de parte e uma janela.

Este conteúdo é um material publicitário. No dia 9 de dezembro de 2021, a Nu Holdings, empresa líder do grupo Nu, entrou oficialmente na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE) e na do Brasil (B3).

O IPO, sigla para Initial Public Offering (ou oferta pública inicial, em português), significa que o Nubank passou a ser uma companhia de capital aberto, com ações que podem ser compradas e vendidas por investidores. Quem compra ações (ou seja, investe) se torna sócio da empresa, ou seu acionista.

Na NYSE, são negociadas ações do Nubank; já na B3, são negociados BDRs – sigla para Brazilian Depositary Receipts, um tipo de investimento que representa uma fração de uma ação negociada em outro país.Tanto ações quanto BDRs são investimentos de renda variável que oscilam o tempo todo. Ou seja, o valor deles pode mudar a todo instante. Por isso, não é possível dizer exatamente o valor do BDR do Nubank – afinal, a cada minuto essa resposta pode ser diferente.

O programa de BDRs do Nubank mudou. Você encontra aqui informações relevantes caso tenha aceitado o pedacinho do Nu ou comprado BDRs.

E o preço do BDR no momento do IPO do Nubank?

O primeiro preço do BDR foi de R$ 8,36. Ou seja, no momento do IPO, a cada BDR foi atribuído esse valor. Em outras palavras, esse foi o preço que os investidores pagaram pelo BDR no momento do IPO do Nubank.

Este valor foi determinado no dia 8 de dezembro de 2021, por meio de um processo chamado de precificação.

Basicamente, a Nu Holdings e os assessores financeiros decidem o valor do BDR com base em diversos fatores do mercado, como a demanda apresentada por grandes investidores.

No dia 9 de dezembro de 2021, portanto, o preço de estreia do BDR na B3 foi de R$ 8,36.

E as negociações na B3?

No início das negociações na B3 aconteceu um período chamado "leilão": esse é um processo comum e que acontece diariamente na Bolsa, quando investidores podem colocar ordens de compra e venda no mercado.

De forma simplificada, é como se o mercado estivesse declarando suas intenções, mas nenhuma compra e venda acontece nesse momento efetivamente. Assim, a B3 compila as ordens e, conforme a oferta e a demanda, forma o preço do BDR para o momento em que as compras e vendas começarem a ser realizadas de fato, diariamente.

Por isso, é possível que o valor do BDR no momento das negociações tenha sido diferente do que foi estabelecido na precificação.

Lembrando: BDRs são investimentos de renda variável e, por isso, podem oscilar de preço constantemente. Esse é um investimento considerado de risco, e é muito importante se informar bem antes de aplicar seu dinheiro.

Veja tudo sobre a oferta do Nubank no nosso prospecto

Avisos legais importantes

Isto é um material publicitário. Nós precisamos te dar algumas informações sempre que falamos da Oferta Pública Inicial do Nubank.

Recomendamos que você leia o prospecto e o formulário de referência, especialmente  a seção fatores de risco antes de investir. O prospecto é um documento jurídico que explica todas as condições da oferta.

A NuInvest Corretora de Valores S.A, inscrita no CNPJ/ME sob nº 62.169.875/0001-79 (“NuInvest”), é a coordenadora líder da oferta pública inicial de BDRs do Nubank.

A NuInvest informa que os recursos de clientes são mantidos em suas contas de registro, que não se confundem com contas de pagamento e são utilizadas exclusivamente pela NuInvest para registro das operações de cada cliente. Esses recursos não estão sujeitos às mesmas regras dos recursos mantidos em contas de pagamento. Toda transmissão de ordem por meio digital está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. 

O BDR é considerado investimento de renda variável e, portanto, está exposto a diversos riscos, inclusive o risco de oscilações do mercado. O investimento em BDRs está condicionado a: (i) atualização cadastral; e (ii) adequação do produto ao perfil do Investidor; ou (iii) declaração expressa do cliente de que está ciente da inadequação de seu perfil ao produto e dos riscos do investimento.

Central do Investidor: caso não tenha encontrado respostas para sua dúvida através da nossa FAQ, você pode conversar com um de nossos especialistas, das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira, através de telefone (11) 3841-4515.

Ouvidoria: se você não se satisfez com a solução do nosso time de atendimento, ligue para 0800 887 0463 em dias úteis, das 9h às 18h, horário de São Paulo.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.