Pular navegação

Tesouro Direto: agora dá pra resgatar no mesmo dia!

A mudança permite que pedidos de retirada por investidores até as 13h sejam atendidos no mesmo dia. Entenda.

resgate tesouro deireto: imagem de um relógio rosa em fundo neutro. Foto: Unsplash/ @mpho_mojapelo

Desde a segunda-feira, 13 de setembro, a Bolsa de Valores (B3) passou a permitir que a liquidação de resgates do Tesouro Direto sejam feitas no mesmo dia útil de solicitação. Isso quer dizer que os títulos do Tesouro Direto podem ser retirados pelo investidor no mesmo dia (ou D+0), caso a solicitação de resgate seja feita até 13h.

Com a novidade, o valor investido pode ser resgatado em menos tempo do que antes, já que era necessário um dia útil corrido para fazer a transação (D+1). Entenda os detalhes da mudança a seguir.

Como funciona o Tesouro Direto?

O Tesouro Direto é um programa do Tesouro Nacional do Brasil que consiste na venda de títulos federais para pessoas físicas. Esses títulos são um produto financeiro, ou seja, um investimento que as pessoas compram.

O Tesouro Nacional emite títulos públicos – ou ativos de renda fixa. Isso quer dizer que se você compra um destes títulos, você empresta dinheiro ao governo brasileiro em troca de um lucro sobre esse empréstimo. Essa rentabilidade é recebida quando você vende o seu título.

Ou seja: se você comprou um título de um certo valor e o resgatou, você recebe o dinheiro que você pagou pelo título mais os juros na data de vencimento dele. Esses juros são o rendimento que você teve com o título.

Entenda tudo sobre Tesouro Direto aqui

Por que a mudança no tempo de resgate foi feita?

Antes da mudança, os pedidos de resgate aconteciam no D + 1, o que quer dizer que o recurso só poderia ser resgatado no dia útil seguinte ao da solicitação.

De acordo com  B3, o objetivo da mudança é dar mais agilidade e eficiência a esses títulos: "Conseguimos fazer a redução do prazo de liquidação do Tesouro Direto, abrindo novos horizontes para as estratégias de alocação de recursos dos investidores de forma alinhada às expectativas do mercado como um todo”, explica a B3 em um trecho do comunicado sobre a alteração.

Leia mais: O que é Tesouro Selic?

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.